Porto Alegre

Rio de Janeiro

São Paulo


IN ES BR

Certificações

Certificação CNPQ
Certificação ISO
Certificação empresa ISO 9001:2008 e CNPq.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Tratamento da Celulite

Tratamento para Celulite com Equipamentos

Celulite: As Clínicas Leger realizam o tratamento para celulite sob diversas abordagens clínicas, como por exemplo, com radiofrequêcia associada ao infravermelho.

DEFINIÇÃO DA CELULITE:

A celulite, como é chamada popularmente, faz parte do universo feminino em quase 95% das mulheres. Ela apresenta outras nomenclaturas como Hidrolipodistrofia Ginóide, Lipodistrofia Edemato, Fibroesclerótica, Dermatopaniculopatia edemato-fibroesclerótica e Lipodistrofia Ginóide.

Atualmente, é observado que a celulite tem se apresentado cada vez mais precocemente. Jovens adolescentes já estão apresentando celulite de grau IV (presença de nódulos visíveis e dolorosos). A celulite tem ligação com herança genética e com a má alimentação, como dietas hipercalóricas, hiperlipídicas, insuficiente em proteínas, fibras, líquidos, sais minerais e oligoelementos.

Um fator que está intimamente relacionado à celulite é o sedentarismo, pois diminui o gasto calórico e a massa muscular, provocando o aumento de gordura corporal. Esse fator altera o fluxo sanguíneo dificultando a oxigenação e as trocas metabólicas no organismo.

Conheça os alimentos que podem ajudar a evitar o surgimento da celulite

celulite

FISIOPATOLOGIA:

O adipócito armazena toda a energia dos alimentos que nós não utilizamos, para ser usada quando precisarmos. O problema surge quando apenas estocamos e não usamos essa reserva.

Com o aumento dos adipócitos, os vasos sanguíneos e linfáticos que existem entre eles acabam comprimidos, levando a um edema local. Além dessa compressão dos vasos, existem as fibras que separam os adipócitos. Com o aumento dos adipócitos e o edema na região, as fibras acabam “puxando” o tecido para baixo, formando trabéculas fibrosas que darão origem aos furos característicos da celulite. 

Nos homens, a incidência da celulite é menor porque as fibras são mais grossas e se alinham de forma oblíqua. Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher, en razão do acúmulo de gordura, esse tecido se expande em direção à pele e, quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem à expansão em direção à pele e levam tecido gorduroso em direção à profundidade, não aparecendo, assim, as irregularidades da celulite.

GRAUS DA CELULITE:

graus da celulite

COMO TRATAR A CELULITE?

Existem diversos tipos de tratamento da celulite, o que precisamos é de uma boa avaliação para usar o equipamentos certo a nosso favor. Além disso, é preciso ter uma reeducação alimentar, prática regular de exercícios físicos e tratamento com equipe multidisciplinar. Os tratamentos hoje oferecidos são bons e eficientes, mas não são milagrosos e imediatos. Normalmente, as pacientes esperam chegar o mês de novembro — período de calor — para iniciar um tratamento, com a expectativa de chegar a dezembro livre dos “furinhos”. Mas o tratamento da celulite, depois de instalada, é longo.

Para que o tratamento da celulite seja satisfatório são necessários três (3) processos:

• Diminuir o tamanho do adipócito: com isso os vasos sanguíneos e linfáticos não são comprimidos, melhorando o fluxo sangue para região;

• Mobilizar as fibras existentes entre o tecido: quando essas fibras estão mais maleáveis acabam puxando menos o tecido e diminuindo o aspecto de casca de laranja;

• Melhorar o fluxo sanguíneo e linfático: com a melhora da circulação há diminuição do edema e por conseqüência diminuição de circunferência e dos furinhos da celulite.

TRATAMENTO PARA CELULITE

Todos os tratamentos citados abaixo são alternativas para amenizar o aspecto deixado na pele pela celulite. Nenhum dos métodos descritos neste site tem resultados garantidos e/ou imediatos. Os conteúdos aqui presentes tentam elucidar as propostas de cada tratamento, contudo, a opção definitiva por um procedimento só pode ser feita após consulta presencial com o médico.

SUBCISÃO

O que é:

A subcisão no tratamento da celulite consiste em um procedimento realizado com uma agulha bisturizada, onde é feito um descolamento da região afetada pela celulite. O procedimento de subcisão é bastante utilizado em associação aos preenchimentos, de modo que a área que possuia os "buraquinhos" recebe volume com o objetivo de deixar a superfície mais homogênea.

Como é:

Com essa técnica são cortados os septos fibrosos logo abaixo da pele, que são responsáveis pelos "furinhos" percebidos na celulite em estado avançado. A fase do pós-operatório pode durar até 30 dias e é recomendado que se utilize uma cinta compressiva, bem como, o constante acompanhamento médico. No local onde foi realizada a subcisão, haverá a formação de manchas em tonalidade roxa que deverão, com o tempo, serem reabsorvidas pelo organismo e um novo tecido será formado. Apesar de relativamente simples, trata-se de um procedimento cirúrgico, desta forma, deve somente ser realizado por profissional altamente qualificado.

Número de sessões:

Para obter resultados significativos no tratamento da celulite são recomendadas de uma (1) a três (3) sessões.

DRENAGEM LINFÁTICA:

O que é?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que auxilia no processo de e eliminação de impurezas acumuladas entre as células dos tecidos pela corrente sanguínea. Seu objetivo é eliminar o excesso de líquidos ou toxinas e melhorar a oxigenação e nutrição dos tecidos. Como a causa da celulite é o acúmulo de gordura subcutânea, que forçam a retração da pele causando a aparência de casca de laranja, a drenagem linfática permite amenizar ou diminuir medidas e a celulite eliminando os líquidos retidos em determinados pontos do corpo.

Como é:

Ela é executada por meio de movimentos circulares e suaves sobre os pontos onde existem os vasos linfáticos. Portanto, não procede a noção de pacientes ficarem roxas depois de fazer “drenagem”. A drenagem deve ser leve, pois os vasos linfáticos são muito superficiais. Se forem apertados de mais acabam se fechando.

Número de sessões:

Com esse tratamento para celulite, em média são prescritas 10 sessões, mas se a paciente apresenta retenção de líquido crônica o ideal é que sempre faça uma manutenção. A drenagem normalmente é indicada junto com outros procedimentos para se obter um ganho maior nos resultados.

Qual o resultado?

É possível em uma (1) sessão obter diminuição de medidas pela perda do excesso de líquido. O importante é manter as sessões para ver uma diminuição dos "furinhos". Claro que, vai depender muito do grau de celulite da paciente.

RADIOFREQUÊNCIA ASSOCIADA:

O que é?

Existem aparelhos que combinam infravermelho, radiofrequência e massagem mecânica. As duas primeiras agem na flacidez (uma de forma mais profunda e a outra superficialmente) estimulando a formação de colágeno. A massagem é feita por rolos de sucção que melhoram a circulação, diminuindo o inchaço e mobilizam as fibras do tecido adiposo. Com o aquecimento do tecido pela radiofrequência e infravermelho, há um maior fluxo sanguíneo para a região, melhorando a oxigenação do tecido.

Como é?

A paciente sente um aumento de temperatura na pele (normalmente em torno de 40°) e uma leve pressão causada pela massagem mecânica. A sensação chega a ser agradável e indolor. Algumas regiões podem ser mais sensíveis, como na parte interna da coxa.

Número de sessões:

São prescritas em média 12 sessões, sendo que os resultados começam a aparecer a partir da 4° sessão dependendo do metabolismo e do grau de celulite da paciente.

Qual o resultado?

Esse tratamento para celulite ameniza o aspecto de "casca de laranja" e a flacidez da pele. Melhora do contorno corporal.

ULTRASSOM:

O que é?

É um aparelho que apresenta ultrassom associado a correntes estereodinâmicas que aceleram o sistema linfático, removendo a gordura e as toxinas que foram expulsas com a realização do US. As correntes polarizadas permitem com que o aparelho, a introdução de princípios ativos (melanges) específicos para redução de gordura localizada e celulite. Há uma maior eficácia se for feita uma drenagem logo após a utilização do Manthus.

Como é?

A região a ser aplicado o ultrassom é demarcada e é colocado bastante gel (o gel é o meio de condução da onda do ultrassom). A paciente não sente dor e sim um leve formigamento em função da corrente.

Número de sessões:

Com esse tratamento para celulite, em 10 sessões é possível perceber a diminuição na celulite.

PLATAFORMA VIBRATÓRIA:

O que é:

Tratamento para celulite por meio de vibração, o que provoca uma aceleração em todas as direções, exigindo que se faça esforço para manter o corpo em equilíbrio. Essa vibração faz com haja um aumento da aceleração, havendo maior recrutamento muscular (cerca de 90% das fibras). Além disso, há uma série de hormônios que são liberados (serotonina, hormônio do crescimento, etc.) contribuindo para a diminuição da gordura corporal, celulite, melhora da circulação sanguínea e do bem-estar.

Como é:

A paciente realiza um treino com exercícios variados. É relizado um (1) minuto de repetição e um (1) minuto de descanso, totalizando 20 minutos de treino.

Número de sessões:

Em 10 sessões pode-se observa melhora no tônus muscular e contorno corporal.

ELETROESTIMULAÇÃO:

O que é:

Tratamento da celulite onde uma corrente alternada de média frequência que pode ser modulada e utilizada para induzir e coordenar a contração das fibras musculares.

Como é:

Na região a ser tratada são posicionados eletrodos com gel no sentido da fibra muscular. Em seguida, modula-se a intensidade adequada de frequência da estimula&cceccedil;ão e se observa a contração muscular, de modo a não causar dor no paciente.

Número de sessões:

Em média, após 10 sessões percebe-se uma melhora da tonificação muscular.

ENDERMOLOGIA OU ENDERMOTERAPIA

O que é:

A endermologia ou endermoterapia é um procedimento que atua nos sistemas circulatórios de forma mecânica. Também conhecido por vacuoterapia, o tratamento deve ser associado a outros tratamentos de modo a potencializar os resultados.

Como é:

O procedimento atua por meio da eletrossucção, que gera pressão negativa e é controlada pelo profissional por uma válvula de regulagem.

Número de sessões:

Para obter resultados visíveis é indicado cerca de 10 a 20 sessões, com duração de 35 minutos cada. É recomendado que sejam realizadas até duas (2) sessões por semana.

TESTE DO BELISCÃO:

O teste do beliscão é um método simples de localizar a celulite. Aperte com o seu dedo indicador e o polegar a região do corpo que pode apresentar celulite. Verifique se aparecem covinhas. Este teste pode ser feito em qualquer parte do corpo.

A escala Nurnberger-Muller:
A escala Nurnberger-Muller define a celulite como um processo de quatro (4) estágios, começando com a pele normal e terminando no estado mais avançado.

Estágio 0 da celulite:
Não existem covinhas quando se está de pé ou deitado e, quando se belisca a pele, as covinhas não aparecem.

Estágio 1 da celulite:
Não há covinhas quando se está de pé ou deitado, mas quando se belisca a pele, as covinhas aparecem.

Estágio 2 da celulite:
As covinhas estão presentes, naturalmente, quando se está de pé, mas não quando se está deitado.

Estágio 3 da celulite:
As covinhas estão presentes, naturalmente, quando se está de pé ou deitado.

Estágio 4 da celulite:
A celulite fica com uma consistência dura e deixa a pele "lustrosa", tomada de depressões, de aspecto acolchoado. Tabela para mostrar onde pode se encontrar a celulite no corpo humano.

Tabela para mostrar onde pode se encontrar a celulite no corpo humano.

celulite

Texto por Michelle Goulart CREFITO 134.576-F
Fisioterapeuta Dermato-Funcional das Clínicas Leger de Porto Alegre


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife