Porto Alegre Rio de Janeiro São Paulo
Zoom + Zoom -
IN ES BR
Atendimento AGENDAR CONSULTA
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Certificações Certificação CNPQ
Certificação ISO
Redes Sociais
Vídeos Instagram Publicações
Receber Notícias
E-mail:
Nome:
Leger Bioplastia Cirurgia Plástica Ginecologia Dermatologia Odontologia Fisioterapia Massoterapia Day Spa Nutrição Psicologia

Exame de Bioimpedância

Informações sobre o funcionamento e benefícios do exame de bioimpedância.


O exame de bioimpedância é considerado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade, um método capaz de realizar a avaliação da composição corporal, diagnosticando a quantidade de água, músculo ou gordura no corpo. A partir desse exame é possível combater o que está em excesso, atuando pontualmente onde for necessário na busca pelo equilíbrio corporal.

O procedimento para exame de bioimpedância se baseia na passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência, que incide pelo corpo com a ajuda de um aparelho enquanto o paciente segura duas alças presas a uma base por um fio. O corpo humano possui resistência natural à passagem de corrente elétrica pelos tecidos vivos, chamada de bioimpedância ou bioresistência. Os músculos e a água corporal possuem baixa resistência elétrica, enquanto que a gordura possui alta resistência. Assim, podem ser determinados os índices de massa magra e de gordura.

exame de bioimpedancia rio de janeiro

Além de proporcionar o cálculo da gordura corporal, o exame de bioimpedância mede outros fatores como a taxa metabólica basal, que é a quantidade calórica mínima necessária para o corpo manter-se com funcionamento e temperatura normais e também a relação cintura/quadril, que indica o possível acúmulo de gordura na região.

O exame não é invasivo, tem curta duração e não provoca dores. Antes da realização do procedimento é necessário cumprir com algumas recomendações, tais como ingerir no mínimo dois litros de água no dia anterior ao exame; não fazer exercícios físicos ou sauna nas oito horas que antecedam o exame; não tomar café ou ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e evitar o uso de medicamentos diuréticos no dia anterior ao exame. Para mulheres no período menstrual, pré-menstrual, gestante e pessoas com marca-passo, o exame não é recomendado.

Os valores da composição corporal serão calculados ao determinar a quantidade certa de cada fator. Com isso, o nutricionista poderá elaborar um cardápio adequado ao paciente. Indicando alterações que devam ser feitas e quais atividades físicas ajudarão na busca pelo equilíbrio e qualidade de vida.

O que faz o exame de bioimpedância:

Análise da Composição Corporal
Mostra os 4 componentes principais da composição corporal.

Análise Músculo-Gordura
A proporção entre o peso, a massa de músculo esquelético e a massa de gordura permite visualizar facilmente o equilíbrio entre esses valores.

Diagnóstico de Obesidade
O exame revela a obesidade oculta.
O índice de Massa Corporal (IMC) não reflete corretamente a obesidade.
O mais importante é conhecer o percentual de gordura corporal e a relação cintura-quadril que indica o possível acúmulo de gordura na cintura.

Massa magra
Mostra a massa magra de cada segmento do corpo de maneira fácil de identificar o correto desenvolvimento muscular de cada membro e do tronco, além de possíveis desequilíbrios entre eles.

Gráfico da forma do corpo
Como está distribuída a massa magra de seu corpo.

Avaliação Geral
Quanto mais itens azuis, mais saudável você está. As seleções em vermelho merecem seu cuidado.

Controle de Peso
Saiba o peso ideal para a sua altura e o que está faltando ou sobrando em seu corpo.

Histórico
Acompanhe sua evolução.

Dados adicionais
Medidas antropométricas e seu metabolismo basal são dados importantes para avaliação e prescrição nutricional.

exame de bioimpedancia rio de janeiro

Confira mais detalhes do exame de bioimpedância.






clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife