Ginecologia

Prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças femininas com ginecologia

Ginecologia é a prática medicinal voltada à saúde do sistema reprodutivo feminino, como vagina, útero e ovários, e também da região dos seios. A contraparte de Andrologia, fora da medicina significa literalmente "a ciência da mulher" e pode ser amplamente entendida como um conjunto de estudos referente ao sexo feminino. Atualmente, ginecologia e obstetrícia são áreas que se sobrepõe e são intercambiáveis entre si. No Brasil, o profissional se forma em ambas para receber o título do conjunto da especialização.

A saúde da região íntima é muito delicada, por isso é recomendado que a paciente desenvolva um relacionamento duradouro de confiança com a(o) seu(sua) ginecologista de escolha. Uma boa comunicação é essencial para facilitação de diagnósticos e tratamentos. Solucionar dúvidas sobre quaisquer assuntos relacionados é uma das principais tarefas do médico para com seus pacientes, assim como o agendamento de consultas anuais e exames de rotina, como colposcopias e vulvoscopias, que ajudam a prevenir e acompanhar possíveis doenças.

São de responsabilidade da ginecologia problemas como câncer dos órgãos reprodutivos, incontinência urinária, amenorréia (ausência dos períodos menstruais), dismenorréia (períodos menstruais dolorosos e/ou com cólicas), fertilidade, menorragia, prolapso dos órgãos pélvicos, cervicite, corrimento, infecção vaginal, doença inflamatória pélvica, cisto ovariano, mioma, entre outros. Outra função importante é o auxílio a mulheres em períodos delicados de mudanças biológicas como puberdade, gravidez e menopausa.

Tratamento para Rejuvenescimento Vaginal