Porto Alegre Rio de Janeiro São Paulo

Atendimento

Entrar em Contato
SP (11) 4063-3338
SP (11) 2367-4816
RJ (21) 2492-0053
RS (51) 3012-4070
RS (51) 4063-8333
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Redes Sociais

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Leger

Bioplastia

Cirurgia Plástica

Ginecologia

Dermatologia

Odontologia Estética

Fisioterapia

Massoterapia

Day Spa

Nutrição

Psicologia

  • Laser co2 fracionado
  • Lighr Sheer
  • Laser Q-Yag
  • Aluma Laser
  • Velashape
  • Ultrashape

Melasma

Conheça os diferentes tratamentos para as manchas na pele conhecidas por melasma


esquema a formação de manchas na peleMelasma é um distúrbio adquirido da pigmentação, caracterizado por hipercromia da pele em áreas fotoexpostas, principalmente na face.

O melasma é um distúrbio pigmentar da pele caracterizado por manchas escuras que surgem, de modo geral, na face. Sua formação está relacionada, principalmente, às características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez ou uso de anticoncepcionais, e exposição excessiva ao sol.

As manchas nascem predominantemente em mulheres e, no período de gravidez recebem a denominação de cloasma gravídico. Nesse caso, as manchas desaparecem após o período de gestação.

O aumento na pigmentação ocorre devido à hiperfunção do melanócito, célula responsável pela produção do pigmento cutâneo (melanina), originando manchas simétricas que variam a tonalidade, indo do marrom claro ao mais escuro ou acinzentado. Existem três tipos de melasma: superficial, profundo e misto; sendo os dois últimos os mais difíceis de tratar.

O laser CO2 fracionado atua no combate do melasma por meio de uma tecnologia que possui alta afinidade com água, com isso, vaporiza as moléculas de H2O presentes no organismo do paciente quando atingem a temperatura de 100ºC.

O procedimento é realizado no próprio consultório, com anestesia local, e a recuperação é rápida, levando entre três e sete dias. Neste tratamento a laser, o paciente não precisa se afastar das atividades rotineiras, porém, é indicado evitar a exposição ao sol e o utilizar frequentemente protetor solar.

Os resultados do tratamento para melasma com laser começam a ser perceptíveis logo nas primeiras sessões, pois o laser atinge as camadas mais profundas da pele. Em cada passada de laser, são removidos entre 25 e 50 micrômeros de tecido, com cerca de três (3) a seis (6) sessões, cada uma com tempo de 20 a 45 minutos.

É importante salientar que a avaliação de um dermatologista é fundamental, uma vez que somente ele poderá diagnosticar o número exato de sessões, ao analisar o tipo e a sensibilidade da pele de cada paciente.

Quadro Clínico

O melasma é característico de máculas simétricas acastanhadas, que variam de tonalidade, indo do marrom claro ao mais escuro ou acinzentado. Apresentam bordas irregulares, porém, bem definidas, policíclicas ou aciformes. Localizam-se na face acometendo as regiões malares, o lábio superior, o mento e a região frontal, mas podem ocorrer também no V do decote e na face extensora de membros superiores.

Epidemiologia

É uma condição bastante comum em altas altitudes e em países ensolarados, onde é alta a incidência da radiação ultravioleta. No Brasil, constitui a terceira causa de consultas dermatológicas. Geralmente, em 90%dos casos o melasma se manifesta em mulheres de idade fértil.

Etiologia

A radiação ultravioleta é considerada um fator muito relevante para a formação de melasma. A participação da radiação solar no desenvolvimento é evidenciada em dados da literatura e, também, em observações clínicas. Existe uma relação entre o tempo de exposição ao sol e o aparecimento - ou piora - da pigmentação do melasma. Outra possível influência inclui a genética, a gravidez e o uso de anticoncepcionais hormonais. Há observações de aparecimento de melasma durante a gestação, porque os níveis de estrógeno e progesterona ficam elevados e isso pode causar a hiperpigmentação.

Diagnóstico

Seu diagnóstico é realizado com base em suas manifestações e histórias clínicas, bastante características. De acordo com a histopatologia, o melasma pode ser classificado em epidérmico, dérmico e misto, dependendo de onde ocorra o predomínio do depósito de melanina.

Tratamento

O melasma é uma dermatose inestética de grande repercussão na qualidade de vida das pessoas afetadas, o que torna seu tratamento amplamente indicado. O tratamento divide-se em duas (2) fases, o clareamento das manchas e a manutenção da pele livre das manchas. Para tanto, há necessidade de um ótimo esquema de fotoproteção e um adequado uso de clareadores.

Fotoproteção

É fundamental na terapêutica do melasma. Nenhum tratamento funciona bem sem uma fotoproteção adequada. O fotoprotetor deve ser de amplo espectro (UVA, UVB, luz visível), usado em quantidade adequada e de maneira uniforme. É necessária a aplicação várias vezes ao dia.

Agentes clareadores

Hidroquinona: a hidroquinona continua sendo uma boa terapia para o tratamento do melasma. Devem ser usadas em concentrações baixas, pois quanto maior a concentração, maior o poder clareador e a possibilidade de eventos adversos, sendo mais comum a dermatite de contato irritativa. A hidroquinona pode ser usada como monoterapia, porém, os melhores resultados são obtidos quando empregada em associação a outros princípios ativos, como a tretinoína ou o acido glicólico. O ácido retinóico foi usado em combinação com a hidroquinona para melhorar a sua penetração, porém, posteriormente, foi observado o próprio efeito clareador.

Medidas Complementares

Os métodos mais empregados são microdermabrasão e os peelings químicos superficiais, utilizados como coadjuvantes no tratamento do melasma. Todo o cuidado deve ser revisto no sentido de prevenir qualquer complicação mais comum, como a hipercromia pós-inflamatória. Quanto aos peelings químicos, devem ser usados sempre os superficiais e com cautela, devido ao menor risco de complicação. Portanto, melasma não apresenta cura, mas com esses tratamentos, têm-se um controle, o que leva a um grande ganho na qualidade de vida.





clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife