Acesse aqui o Núcleo de Dermatologia Clínica Leger.
O espaço Núcleo de Dermatologia foi criado para que as dúvidas mais frequentes sobre as doenças que atingem a pele possam ser minimizadas. São várias as razões para que nos preocupemos com a saúde da nossa pele. Ela representa nosso escudo de proteção em relação ao meio externo, porém, ainda assim, ela absorve substâncias que estão pelo mundo, como a luz solar, por exemplo. É importante manter-se informado no que se refere aos cuidados que devemos ter com a pele.
Ao se falar sobre tratamentos dermatológicos, temos no primeiro plano as a parte mais externa do nosso corpo, daí voltamos a falar dos cuidados da pele. Ao se submeter a qualquer tratamento com finalidades estéticas, é preciso estar certo de que o mesmo será realizado sob um conhecimento dermaológico adequado.
A DERMATOLOGIA
A dermatologia é a área médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o maior órgão do nosso corpo, a pele. A especialidade abrange, também, doenças que atingem os anexos cutâneos, como cabelos e unhas, bem como, a boca e genitais (mucosas). Além disso, como a dermatologia tem atuado constantemente no contexto das doenças sexualmente transmissíveis ou doenças venéreas, o exercício desta atividade recebe, ainda, a denominação de dermatovenerologia.
A PELE
A pele tem a função de nos proteger do meio externo, isso é, nos poupar das agressões causadas por fungos, produtos químicos, bactérias, contato físico e fatores ambientais, tal como o sol. Ela é capaz de criar essa importante barreira por meio das células que compõem a derme e epiderme, com a ajuda de secreção de sebo e suor, de modo a formar uma camada de proteção.
Existem três camadas fundamentais que formam este órgão, sendo elas a epiderme, derme e hipoderme, que ficam sobrepostas e unidas entre si. Cada uma delas tem fundamental importância.
A camada exterior, chamada de epiderme, é aquela que faz a primeira barreira de proteção para o corpo, com a capacidade de evitar a saída de água do corpo e a entrada de substâncias nocivas.
A derme, segunda camada da pele, é formada por fibras e uma quantidade enorme de vasos sanguíneos e terminações nervosas. São estas terminações que enviam ao nosso cérebro as informações sobre o que acontece "lá fora", através dos nervos. Os estímulos são traduzidos em sensações que identificamos como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer.
A hipoderme é camada mais interna da pele e é formada por células de gordura, de modo que sua espessura pode variar dependendo do índice de gordura no corpo da pessoa. A hipoderme é responsável por manter a temperatura do nosso corpo e acumular energia para as atividades biológicas.
Acesse aqui o Núcleo de Dermatologia Clínica Leger.
Leger São Paulo Centro Médico de Tratamento a Laser, Preenchimento Facial e Corporal
Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro