Porto Alegre

Rio de Janeiro

São Paulo


IN ES BR

Certificações

Certificação CNPQ
Certificação ISO
Certificação empresa ISO 9001:2008 e CNPq.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Simpósio de Implantes Infiltrativos

Dr. Roberto Chacur participou do 1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos

medicos no primeiro simposio consenso brasileiro

No dia 20 de agosto de 2016, o Dr. Roberto Chacur esteve em Porto Alegre entre os palestrantes do 1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos. O evento discutiu as melhores condutas na utilização do Polimetilmetacrilato (PMMA) em procedimentos estéticos e de reparação.

O encontro iniciou com o debate para elaboração de um consenso nacional que possibilite padronizar a aplicação médica do PMMA. Para isso foi utilizado como base o estudo coordenado pelo Dr. Túlio Souza que reuniu a vivência clínica de 36 médicos de diferentes especialidades. Em mais de dez anos de experiência na aplicação de PMMA, os profissionais atenderam quase 90 mil casos de implantes infiltrativos, de onde é possível extrair conhecimento suficiente para nortear a técnica.

mesa de discussao simposio pmma porto alegre

Entre os presentes esteve o cirurgião plástico alemão Gottfried Lemperle, pioneiro na pesquisa e utilização do PMMA para aumento de tecidos. O produto é liberado pela FDA, a agência de saúde norte-americana e também pela Vigilância Sanitária Brasileira (ANVISA), mas ainda carece de parâmetros que estabeleçam o objetivo e frequência dos implantes, os critérios para escolha de materiais e equipamentos, os volumes aplicados, as opções anestésicas, as substituições e complicações.

O Dr. Roberto Chacur é médico cirurgião fundador das Clínicas Leger e um dos pesquisadores e difusores da utilização de PMMA no Brasil. Trabalhando há dez anos exclusivamente com bioplastia e preenchimentos corporais e faciais, o médico participou recentemente do XIII Congresso Mundial de Medicina Estética em São Paulo, onde teve a oportunidade de se encontrar com o Dr. Gottfried Lemperle e participará do 25° Congresso da Academia de Dermatologia e Venereologia em Viena, na Áustria com um e-poster que analisa a qualidade de três marcas de PMMA comercializadas no Brasil.

O 1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos foi dividido em quatro mesas temáticas, cada uma delas coordenada pelos principais especialistas na área.

Em um primeiro momento foram discutidas as aplicações do Polimetilmetacrilato para fins reparadores, incluindo sua aplicação em pacientes portadores do vírus HIV, em virtude da Portaria do Ministério da Saúde que prevê a utilização de implantes infiltrativos no tratamento da lipodistrofia pelo SUS. Na sequência serão abordados os detalhes na aplicação corporal e facial de PMMA para fins estéticos.

A segunda mesa de debates falou sobre as contraindicações de uso do produto, seja por concomitância de materiais ou pelas condições clínicas do paciente. O controle rigoroso na fabricação e comercialização dos produtos, bem como os critérios de escolha foram discutidos em um terceiro momento. No encerramento foram abordadas as complicações mais frequentes e maneiras de evitá-las.

Segurança dos implantes infiltrativos com PMMA é o foco dos debates no Simpósio

cirurgião plástico alemão Dr. Gottfried Lemperle durante palestra do primeiro simpósio brasileiro de implantes infiltrativos em porto alegre

O 1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos foi aberto pelo Dr. Gottfried Lemperle. Durante sua apresentação o médico defendeu a compra de PMMA apenas por profissionais certificados após treinamento oficial promovido por associações médicas, de cirurgia plástica ou pelas empresas que produzem o produto. O Dr. Lemperle também citou a importância do tamanho e regularidade das esferas, pureza do veículo, profundidade da aplicação e a importância do uso de microcânulas.

A primeira mesa de discussão do Simpósio teve a participação do Dr. Roberto Chacur, que falou sobre o seu trabalho na utilização de PMMA para fins estéticos e reparadores. O médico comentou sobre os tratamentos realizados na recuperação de pacientes com lipodistrofia, síndrome de poland, lábio leporino, pé torto congênito, síndrome de parry romberg, entre outros. Além disso, o Dr. Roberto também falou sobre as áreas de aplicação, planos, concentrações e volumes utilizados por ele na aplicação estética do PMMA.

participação do Dr. Honório Menezes no primeiro simpósio brasileiro de implantes infiltrativos em porto alegre

Durante o Simpósio, o Dr. Honório Menezes, informou que a Clínica Leger deve apresentar em breve um extenso estudo baseado na realização de mais de 2.000 bioplastias de glúteos. A iniciativa foi elogiada, visto que a utilização de PMMA na medicina é liberada para o tratamento de lipodistrofia, mas suas demais aplicações são vistas muitas vezes com cautela por pacientes e pela própria comunidade médica. De acordo com a pesquisa apresentada durante o evento, dos 87.371 casos analisados, apenas 0,82% tiveram alguma reação adversa. O dado reforça a necessidade de publicação de trabalhos sobre o tema, para que seja possível criar uma literatura médica que se sobreponha aos relatos de complicações.

simpósio de implantes infiltrativos com pmma tem participação da dra danuza dias

A Dra. Danuza Dias, responsável técnica da Leger Porto Alegre, ressaltou a importância do simpósio "para democratização do baixo percetual de complicações percebidas na utilização de implantes infiltrativos" e ressaltou a importância do procedimento "para finalidade estética e reparadora, na contribuição do bem-estar dos pacientes".

Todos os debates realizados no evento integrarão um livro de conteúdo técnico/científico marcado como o primeiro passo na padronização de implantes infiltrativos. Notificado sobre a realização do Simpósio, o Conselho de Medicina reconheceu em nota a importância da iniciativa.

Confira o programa e a galeria de fotos do 1º Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos:

Mesa 1
Indicações
Reparadora

  1. Lipodistrofia em pacientes com HIV+
  2. Outras patologias e lesões traumáticas

Estética

  1. Facial: áreas de aplicação, planos, concentrações e volumes
  2. Corporal: áreas de aplicação, planos, concentrações e volumes

Mesa 2
Contraindicações

  1. Quando não realizar?
  2. Contraindicações absolutas e relativas
  3. Concomitância de materiais

Mesa 3
Materiais

  1. Qualidade dos materiais
  2. Critérios de escolha
  3. Importância dos rigores na fabricação e na venda

Mesa 4
Complicações

  1. Estatística nacional
  2. Fisiopatologia das complicações mais frequentes
  3. Como evitá-las?




clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife