Tratamento de Estrias

Tratamento de Estrias com Tecnologia a Laser

tratamento de estrias a laser

Tratamento de estrias: As estrias são lesões frequentes em adolescentes devido ao crescimento e mudanças nos níveis hormonais, bem como em mulheres e homens que tiveram aumento brusco de peso. O tratamento de estrias também é frequente em gestantes, síndrome de Cushing, tratamentos sistêmicos com corticosteroides e ACTH e tratamentos tópicos com corticoides fluorados.

As estrias surgem principalmente na puberdade e atingem predominantemente o sexo feminino. Na maioria das vezes o estiramento é fruto de condições que causam a hiperextensibilidade da pele, comum em processos de ganho de peso. Contudo, podem haver outras causas, como aumento de massa muscular, gravidez e uso de corticoides, tanto endógenos como exógenos, a predisposição genética também facilita o aparecimento do problema.

Na gravidez e em pacientes com síndrome de Cushing, o desenvolvimento de estrias é relacionado à atividade adrenocortical e, no jovem adulto obeso, com um ligeiro aumento do cortisol.

AS ESTRIAS ATRÓFICAS (TARDIAS E BRANCAS)

Estrias

Estas estrias se caracterizam por faixas de enrrugamento e atrofia da pele. Inicialmente, são eritemato-purpúricas (vermelhas) e, posteriormente, despigmentadas (brancas). As estrias atróficas que ocorrem na síndrome de Cushing, ou aquelas induzidas por terapia sistêmica por esteroides, são mais largas e mais amplamente distribuídas, podendo envolver várias regiões, inclusive a face.

A localização das estrias é muito característica. Nos jovens, ocorrem predominantemente nas regiões lombossacral e nas coxas.

Na gravidez, as estrias são mais observadas nas faces laterais e anterior do abdome, coxas e mamas. Nas doenças endócrinas, acompanhadas de obesidade, surgem no abdome, nádegas, coxas e pregas axilares.

A epiderme (primeira camada da pele) mostra-se atrófica e, na derme (segunda camada), o colágeno apresenta-se homogeneizado e as fibras de elásticas extremamente diminuídas. Para atingir essas camadas mais profundas, uma opção eficaz é o laser CO2 Fracionado, que produz a descamação da pele antiga e atrófica com estria, trocando por uma nova e revitalizada. São indicadas entre uma (1) a quatro (4) sessões.

Estrias Inflamatórias (recentes e avermelhadas)

Esta é a fase de início das estrias, que se caracteriza por um processo inflamatório devido ao estiramento excessivo da pele, causando um processo cicatricial. Quando o paciente estiver nesta fase, deve ser feito imediatamente o tratamento de estrias, fazendo com que este processo de estiramento estacione e, muitas vezes, se consiga combater a inflamação. Estrias inflamatórias desaparecem com mais facilidade e menor risco de dano à pele.

O Laser CO2 Fracionado também pode ser utilizado para o tratamento de estrias recentes, promovendo a redução do vaso sanguíneo e a produção de colágeno.

Veja mais sobre como tratar estrias com laser CO2 fracionado.

As estrias causam um profundo desconforto aos pacientes, interferindo muitas vezes no emocional do indivíduo, causando constrangimento em ambientes públicos, como praias e piscinas.

Uma avaliação médica sempre é necessária para definir qual a melhor opção de tratamento e poder informar até onde cada tratamento de estrias pode chegar quanto aos resultados.

As clínicas Leger possuem tratamento de estrias em Porto Alegre, tratamento de estrias em São Paulo e tratamento para estrias no Rio de Janeiro.

Veja Tratamento para Estrias em Porto Alegre.

Veja Tratamento para Estrias no Rio de Janeiro.