Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificações

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Tratamento da Celulite

Tratamento para Celulite com Equipamentos

Celulite: As Clínicas Leger realizam o tratamento para celulite sob diversas abordagens clínicas, como por exemplo, com radiofrequêcia associada ao infravermelho.

Definição da Celulite

A celulite, como é chamada popularmente, faz parte do universo feminino em quase 95% das mulheres. Ela apresenta outras nomenclaturas como Hidrolipodistrofia Ginóide, Lipodistrofia Edemato, Fibroesclerótica, Dermatopaniculopatia edemato-fibroesclerótica e Lipodistrofia Ginóide.

Atualmente, é observado que a celulite tem se apresentado cada vez mais precocemente. Jovens adolescentes já estão apresentando celulite de grau IV (presença de nódulos visíveis e dolorosos). A celulite tem ligação com herança genética e com a má alimentação, como dietas hipercalóricas, hiperlipídicas, insuficiente em proteínas, fibras, líquidos, sais minerais e oligoelementos.

Um fator que está intimamente relacionado à celulite é o sedentarismo, pois diminui o gasto calórico e a massa muscular, provocando o aumento de gordura corporal. Esse fator altera o fluxo sanguíneo dificultando a oxigenação e as trocas metabólicas no organismo.

Conheça os alimentos que podem ajudar a evitar o surgimento da celulite

celulite

Fisiopatologia

O adipócito armazena toda a energia dos alimentos que nós não utilizamos, para ser usada quando precisarmos. O problema surge quando apenas estocamos e não usamos essa reserva.

Com o aumento dos adipócitos, os vasos sanguíneos e linfáticos que existem entre eles acabam comprimidos, levando a um edema local. Além dessa compressão dos vasos, existem as fibras que separam os adipócitos. Com o aumento dos adipócitos e o edema na região, as fibras acabam “puxando” o tecido para baixo, formando trabéculas fibrosas que darão origem aos furos característicos da celulite. 

Nos homens, a incidência da celulite é menor porque as fibras são mais grossas e se alinham de forma oblíqua. Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher, em razão do acúmulo de gordura, esse tecido se expande em direção à pele e, quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem à expansão em direção à pele e levam tecido gorduroso em direção à profundidade, não aparecendo, assim, as irregularidades da celulite.

Graus da celulite

graus da celulite

Como tratar a celulite

Existem diversos tipos de tratamento da celulite, o que precisamos é de uma boa avaliação para usar o equipamentos certo a nosso favor. Além disso, é preciso ter uma reeducação alimentar, prática regular de exercícios físicos e tratamento com equipe multidisciplinar. Os tratamentos hoje oferecidos são bons e eficientes, mas não são milagrosos e imediatos. Normalmente, as pacientes esperam chegar o mês de novembro — período de calor — para iniciar um tratamento, com a expectativa de chegar a dezembro livre dos “furinhos”. Mas o tratamento da celulite, depois de instalada, é longo.

Para que o tratamento da celulite seja satisfatório são necessários três (3) processos:

• Diminuir o tamanho do adipócito: com isso os vasos sanguíneos e linfáticos não são comprimidos, melhorando o fluxo sangue para região;

• Mobilizar as fibras existentes entre o tecido: quando essas fibras estão mais maleáveis acabam puxando menos o tecido e diminuindo o aspecto de casca de laranja;

• Melhorar o fluxo sanguíneo e linfático: com a melhora da circulação há diminuição do edema e por conseqüência diminuição de circunferência e dos furinhos da celulite.

TRATAMENTO PARA CELULITE

Todos os tratamentos citados abaixo são alternativas para amenizar o aspecto deixado na pele pela celulite. Nenhum dos métodos descritos neste site tem resultados garantidos e/ou imediatos. Os conteúdos aqui presentes tentam elucidar as propostas de cada tratamento, contudo, a opção definitiva por um procedimento só pode ser feita após consulta presencial com o médico.

Subcisão

O que é:

A subcisão no tratamento da celulite consiste em um procedimento realizado com uma agulha bisturizada, onde é feito um descolamento da região afetada pela celulite. O procedimento de subcisão é bastante utilizado em associação aos preenchimentos, de modo que a área que possuia os "buraquinhos" recebe volume com o objetivo de deixar a superfície mais homogênea.

Como é:

Com essa técnica são cortados os septos fibrosos logo abaixo da pele, que são responsáveis pelos "furinhos" percebidos na celulite em estado avançado. A fase do pós-operatório pode durar até 30 dias e é recomendado que se utilize uma cinta compressiva, bem como, o constante acompanhamento médico. No local onde foi realizada a subcisão, haverá a formação de manchas em tonalidade roxa que deverão, com o tempo, serem reabsorvidas pelo organismo e um novo tecido será formado. Apesar de relativamente simples, trata-se de um procedimento cirúrgico, desta forma, deve somente ser realizado por profissional altamente qualificado.

Número de sessões:

Para obter resultados significativos no tratamento da celulite são recomendadas de uma (1) a três (3) sessões.

DRENAGEM LINFÁTICA:

O que é?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que auxilia no processo de eliminação de impurezas acumuladas entre as células dos tecidos pela corrente sanguínea. Seu objetivo é eliminar o excesso de líquidos ou toxinas e melhorar a oxigenação e nutrição dos tecidos. Como a causa da celulite é o acúmulo de gordura subcutânea, que forçam a retração da pele causando a aparência de casca de laranja, a drenagem linfática permite amenizar ou diminuir medidas e a celulite eliminando os líquidos retidos em determinados pontos do corpo.

Como é:

Ela é executada por meio de movimentos circulares e suaves sobre os pontos onde existem os vasos linfáticos. Portanto, não procede a noção de pacientes ficarem roxas depois de fazer “drenagem”. A drenagem deve ser leve, pois os vasos linfáticos são muito superficiais. Se forem apertados de mais acabam se fechando.

Número de sessões:

Com esse tratamento para celulite, em média são prescritas 10 sessões, mas se a paciente apresenta retenção de líquido crônica o ideal é que sempre faça uma manutenção. A drenagem normalmente é indicada junto com outros procedimentos para se obter um ganho maior nos resultados.

Qual o resultado?

É possível em uma (1) sessão obter diminuição de medidas pela perda do excesso de líquido. O importante é manter as sessões para ver uma diminuição dos "furinhos". Claro que, vai depender muito do grau de celulite da paciente.

RADIOFREQUÊNCIA ASSOCIADA:

O que é?

Existem aparelhos que combinam infravermelho, radiofrequência e massagem mecânica. As duas primeiras agem na flacidez (uma de forma mais profunda e a outra superficialmente) estimulando a formação de colágeno. A massagem é feita por rolos de sucção que melhoram a circulação, diminuindo o inchaço e mobilizam as fibras do tecido adiposo. Com o aquecimento do tecido pela radiofrequência e infravermelho, há um maior fluxo sanguíneo para a região, melhorando a oxigenação do tecido.

Como é?

A paciente sente um aumento de temperatura na pele (normalmente em torno de 40°) e uma leve pressão causada pela massagem mecânica. A sensação chega a ser agradável e indolor. Algumas regiões podem ser mais sensíveis, como na parte interna da coxa.

Número de sessões:

São prescritas em média 12 sessões, sendo que os resultados começam a aparecer a partir da 4° sessão dependendo do metabolismo e do grau de celulite da paciente.

Qual o resultado?

Esse tratamento para celulite ameniza o aspecto de "casca de laranja" e a flacidez da pele. Melhora do contorno corporal.

ULTRASSOM:

O que é?

É um aparelho que apresenta ultrassom associado a correntes estereodinâmicas que aceleram o sistema linfático, removendo a gordura e as toxinas que foram expulsas com a realização do US. As correntes polarizadas permitem com que o aparelho, a introdução de princípios ativos (melanges) específicos para redução de gordura localizada e celulite. Há uma maior eficácia se for feita uma drenagem logo após a utilização do Manthus.

Como é?

A região a ser aplicado o ultrassom é demarcada e é colocado bastante gel (o gel é o meio de condução da onda do ultrassom). A paciente não sente dor e sim um leve formigamento em função da corrente.

Número de sessões:

Com esse tratamento para celulite, em 10 sessões é possível perceber a diminuição na celulite.

PLATAFORMA VIBRATÓRIA:

O que é:

Tratamento para celulite por meio de vibração, o que provoca uma aceleração em todas as direções, exigindo que se faça esforço para manter o corpo em equilíbrio. Essa vibração faz com haja um aumento da aceleração, havendo maior recrutamento muscular (cerca de 90% das fibras). Além disso, há uma série de hormônios que são liberados (serotonina, hormônio do crescimento, etc.) contribuindo para a diminuição da gordura corporal, celulite, melhora da circulação sanguínea e do bem-estar.

Como é:

A paciente realiza um treino com exercícios variados. É relizado um (1) minuto de repetição e um (1) minuto de descanso, totalizando 20 minutos de treino.

Número de sessões:

Em 10 sessões pode-se observa melhora no tônus muscular e contorno corporal.

ELETROESTIMULAÇÃO:

O que é:

Tratamento da celulite onde uma corrente alternada de média frequência que pode ser modulada e utilizada para induzir e coordenar a contração das fibras musculares.

Como é:

Na região a ser tratada são posicionados eletrodos com gel no sentido da fibra muscular. Em seguida, modula-se a intensidade adequada de frequência da estimulação e se observa a contração muscular, de modo a não causar dor no paciente.

Número de sessões:

Em média, após 10 sessões percebe-se uma melhora da tonificação muscular.

ENDERMOLOGIA OU ENDERMOTERAPIA

O que é:

A endermologia ou endermoterapia é um procedimento que atua nos sistemas circulatórios de forma mecânica. Também conhecido por vacuoterapia, o tratamento deve ser associado a outros tratamentos de modo a potencializar os resultados.

Como é:

O procedimento atua por meio da eletrossucção, que gera pressão negativa e é controlada pelo profissional por uma válvula de regulagem.

Número de sessões:

Para obter resultados visíveis é indicado cerca de 10 a 20 sessões, com duração de 35 minutos cada. É recomendado que sejam realizadas até duas (2) sessões por semana.

TESTE DO BELISCÃO:

O teste do beliscão é um método simples de localizar a celulite. Aperte com o seu dedo indicador e o polegar a região do corpo que pode apresentar celulite. Verifique se aparecem covinhas. Este teste pode ser feito em qualquer parte do corpo.

A escala Nurnberger-Muller:
A escala Nurnberger-Muller define a celulite como um processo de quatro (4) estágios, começando com a pele normal e terminando no estado mais avançado.

Estágio 0 da celulite:
Não existem covinhas quando se está de pé ou deitado e, quando se belisca a pele, as covinhas não aparecem.

Estágio 1 da celulite:
Não há covinhas quando se está de pé ou deitado, mas quando se belisca a pele, as covinhas aparecem.

Estágio 2 da celulite:
As covinhas estão presentes, naturalmente, quando se está de pé, mas não quando se está deitado.

Estágio 3 da celulite:
As covinhas estão presentes, naturalmente, quando se está de pé ou deitado.

Estágio 4 da celulite:
A celulite fica com uma consistência dura e deixa a pele "lustrosa", tomada de depressões, de aspecto acolchoado. Tabela para mostrar onde pode se encontrar a celulite no corpo humano.

Tabela para mostrar onde pode se encontrar a celulite no corpo humano.

celulite

Texto por Michelle Goulart CREFITO 134.576-F
Fisioterapeuta Dermato-Funcional das Clínicas Leger de Porto Alegre

clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo
  • Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL
  • Fone/Fax: 55 (11) 4063-3338/2367-4816
  • E-mail: [email protected]
  • Google Maps


 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife