Carregando...
Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 7h às 23h | Sábado das 9h às 17h
Dermatologia e Nutrologia Dermatologia

Clínica de Dermatologia

Dermatologia é a área de atuação do médico que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas relacionados à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. Além de orientar sobre a saúde da pele a consulta com dermatologista também deve ter como finalidade a preocupação quanto aos aspectos estéticos, que refletem diretamente as boas condições físicas do tecido.

Preenchimento e laser podem ajudar na dermatologia pois contribuem para saúde da pele, além de influenciarem diretamente na qualidade da pele em fatores como hidratação, maciez, textura, brilho e sustentação do tecido.

Áreas da dermatologia

Dermatologia

A Dermatologia realiza a prevenção e tratamento da saúde da pele. Os tratamentos são destinados a promoção do aspecto da pele e do bem-estar do paciente. Podem ser indicados tratamentos clínicos para flacidez, manchas e rugas, como laser CO2 fracionado, peeling químico, fios de sustentação, ultrassom microfocado, toxina botulínica e preenchimento. Além disso, a dermatologia também busca o desenvolvimento do bem-estar dos pacientes, encontrando soluções para problemas que não necessariamente ameaçam a vida ou a integridade da pele, mas que causam considerável desconforto social, como hiperidrose, remoção de tatuagem e queda de cabelo.

A especialidade também tem como objetivo a manutenção e tratamento da saúde dos cabelos e do couro cabeludo, atuando na reconstrução capilar e controle da queda de cabelo. A saúde capilar depende de diversos fatores, desde aspectos emocionais, hormonais e nutricionais até doenças da pele como psoríase e seborreia, que podem interferir no desenvolvimento dos fios. Entre os protocolos adotados estão tratamentos tópicos, medicamentosos, injetáveis e até mesmo implante capilar.

Doenças de pele tratadas pelo dermatologista

A pele é o maior e mais exposto órgão do corpo humano, sendo responsável pelo controle do fluxo sanguíneo, regulação térmica e proteção contra ameaças externas. Dessa maneira, doenças dermatológicas podem afetar não apenas a aparência, mas especialmente a integridade e a saúde da pele, podendo prejudicar desde as relações sociais e a capacidade produtiva da pessoa ou até causar deformidade e dor.

Dermatite, acne, urticária, psoríase e transtornos inflamatórios são algumas das doenças que podem ser tratadas. O diagnóstico precoce aumenta as chances de obter respostas satisfatórias em qualquer tratamento, por isso a visita regular ao dermatologista é tão importante a partir de qualquer sinal novo que apareça na pele.

Confira algumas das doenças relacionadas à área de dermatologia:

Acne

A acne é uma doença de pele causada pelo excesso de oleosidade que favorece a formação de cravos e espinhas, especialmente na puberdade. O tratamento costuma ser realizado com limpeza de pele para esfoliação, extração de pústulas e controle da oleosidade. Nos casos mais graves, em que há grande quantidade de espinhas, especialmente quando associadas a tentativas de retiradas manual, é possível notar um aumento na tendência da formação de cicatrizes. Entre os tratamentos possíveis para cicatriz de acne o médico dermatologista pode indicar, conforme avaliação presencial, laser CO2, peeling químico, entre outros.

Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica e não contagiosa, que atinge tanto homens quanto mulheres. Surge normalmente em pessoas com menos de 30 ou mais de 50 anos. Caracteriza-se pelas manchas vermelhas, espessadas e descamativas que surgem geralmente em áreas como couro cabeludo, cotovelos e joelhos, podendo se espalhar por toda a pele e também atingir as articulações. Entre os tratamentos possíveis para psoríase o médico dermatologista pode indicar, conforme avaliação presencial, laser excimer, entre outros.

Melasma

Melasmas são manchas escuras na pele causadas pela exposição solar ao longo dos anos ou formados por fatores hormonais, predisposição genética ou substância fotossensibilizante, como a furocumarina presente no limão. O tratamento do melasma geralmente consiste em estimular a renovação celular causando pequenos danos na pele que ao serem reparados ocasionarão a formação de um novo tecido de aparência uniforme e rico em colágeno.

Dermatite Seborreica

É uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão devido ao excesso de oleosidade, favorecendo o surgimento de caspas e da acne. Cremes e shampoos específicos reduzem os sintomas, para controlar a oleosidade tratamentos como limpeza de pele e peeling de diamante podem ajudar. O tratamento adequado depende fundamentalmente da consulta presencial para um diagnóstico correto. Na consulta presencial o médico dermatologista irá ouvir as queixas e realizar uma avaliação das condições físicas e do histórico clínico do paciente para indicar o tratamento mais adequado. Exames complementares podem ser solicitados, mas normalmente o médico consegue fazer o diagnóstico ainda durante a consulta. O tratamento pode ser realizado em casa com cremes e cosméticos ou na clínica, podendo ser realizado no mesmo dia se houver disponibilidade de horário.

💬 Precisa de ajuda?