Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificações

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Tratamento da Depressão

Artigo sobre o tratamento da Depressão

Muitas vezes nos remetemos a palavra depressão para tentarmos descrever nossos sentimentos. É normal que nos sintamos para baixo em alguns momentos, mas o quadro de depressão é muito diferente disto. A depressão é uma doença como outra qualquer e que também exige tratamento profissional, podendo se agravar na falta deste.

Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, pensamentos negativos até as alterações corporais. Dentre os sintomas mais comuns encontramos a perda de energia ou interesse, humor deprimido, dificuldade de concentração, alterações do apetite e sono, lentificação das atividades físicas e mentais, sentimentos de pesar e fracasso. Dentre os sintomas corporais encontramos as sensações de desconforto nos batimentos cardíacos, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas, não necessariamente todos os sintomas simultâneamente.

Para afirmarmos que o paciente está deprimido, temos que afirmar que ele se sente triste a maior parte do dia, quase todos os dias, não demonstrando prazer ou interesse pelas atividades que apreciava anteriormente. Passa a ter sentimentos de desesperança, desprezando-se como pessoa, sentindo-se um peso para os familiares, surgindo em determinados casos pensamentos suicidas.

O indivíduo deprimido, em geral, se sente abatido, quieto e triste. Pode dormir muito, como uma fuga do convívio, reclamar de cansaço em tarefas simples como escovar os dentes, apresentar traços de baixa autoestima e de sentimentos de inferioridade. Demonstra pouco interesse pelos acontecimentos e coisas e pode se isolar da família e amigos.

O indivíduo pode se sentir, nesta fase, culpado por erros do passado, fracassos em sua vida e de seus familiares. Pode haver irritabilidade, lamentos, e autorrecriminação. Distúrbio do apetite, tanto para aumentá-lo, como para diminuí-lo.

A pessoa com depressão pode apresentar queda na sua imunidade, o que o deixa mais predisposto a contrair doenças. Em alguns casos, a depressão pode se manifestar de forma psicossomática e o indivíduo pode apresentar algumas doenças de causa psicológica, que normalmente se caracterizam por dores pelo corpo ou cabeça.

Há uma queda da libido e o indivíduo se afasta de seu companheiro, se o possuir.

É comum nesta fase pensamentos suicidas, uma vez que o indivíduo se sente mal em sua vida e sem energia para mudá-la. A consequência mais grave de uma depressão pode ser a concretização do suicídio.

Sintomas da Euforia (Mania) Na fase eufórica o indivíduo pode apresentar sentimentos de grandiosidade, poderes além dos que possui e grande entusiasmo. O indivíduo passa a dormir pouco, tornar-se agitado. Pode falar muito, ter muitas ideias ao mesmo tempo. Há uma alteração na libido e o indivíduo tem um aumento do desejo sexual. O indivíduo perde a inibição social, podendo passar por situações vexatórias por falta de senso crítico.

Nesta fase é comum os indivíduos se endividarem ou perderem muito dinheiro, comprometendo até bens de família. Durante os delírios de grandeza os gastos são muito acima do que sua realidade permitiria. Devido ao grande otimismo, é possível que o indivíduo empreste dinheiro a pessoas a quem mal conhece, e que podem estar aproveitando-se da situação.

São comuns manias como perseguição, realização de sonhos (reformas, viagens, compras) que a primeira vista podem até parecer normais. No tipo de THB, com surtos psicóticos, é comum que o paciente tenha alucinações e delírios de grandeza. A provável causa da depressão está associada ao desequilibrio bioquímico, dada a alta eficácia dos antidepressivos, além das possíveis causas psicossociais, existindo uma forte relação entre acontecimentos estressantes na vida dos indivídios e o desencadeamento do início de um episódio depressivo.

Veja também Tratamento de Depressão em Porto Alegre.

clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo
  • Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL
  • Fone/Fax: 55 (11) 4063-3338/2367-4816
  • E-mail: [email protected]
  • Google Maps


 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife