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Dicas de Nutrição

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Saúde e bem-estar são as palavras chaves do dia a dia de quem segue à risca os conceitos da alimentação saudável, mas não abre mão de saborear os melhores pratos. Por isso, para quem quer sempre estar atento ao que consome, existem alguns alimentos mais completos para acrescentar à rotina e tornar o corpo, ao mesmo tempo, forte, belo e nutrido.

Se alimentar bem é uma garantia de qualidade de vida, afinal, quando se ingere os nutrientes necessários para o bem-estar, todos os sistemas (imunológico, respiratório, circulatório, cardiovascular, digestivo) funcionam da maneira correta.

Alimentos essenciais para saúde

Alho: Um dos temperos mais presentes nas nossas preparações, o alho é benéfico e cheio de nutrientes: É um alimento riquíssimo e vitaminas do complexo B, A, C e E. Minerais como ferro, iodo e cromo, compostos ativos como alicina, por exemplo.

Limão: Seja no suco, como tempero e até na sobremesa, o limão é versátil e saboroso, encaixando em diversos momentos da nossa alimentação. É uma fruta riquíssima em vitamina C, importante para um bom funcionamento do sistema imunológico. Também é fonte de cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo que equilibram o nosso organismo.

Lentilha: Da mesma família do feijão, a lentilha é rica em proteínas e fibras alimentares, substâncias ideais para nosso bem-estar: "Por ser composta de fibras insolúveis ajuda na absorção de gordura ingeridas. Atua na tensão pré-menstrual, por conter uma substância chamada lignanas, que tem uma ação parecida ao hormônio feminino, como estrogênio que ajuda a diminuir os sintomas de TPM.

Quinoa: Chama de superalimento, por ser fonte de diversos nutrientes para o nosso corpo, as substâncias encontradas no "pseudo cereal" atuam no nosso organismo de uma forma geral. Rica em proteínas, ela atua em prol da saúde cardiovascular, prevenindo infarto, derrames, por exemplo.

Importância da nutrição

Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade.


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