Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificações

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

entenda como a DRENAGEM LINFÁTICA pode ajudar na modelação corporal

A drenagem linfática é hoje uma das abordagens fisioterapêuticas mais utilizadas tanto nos tratamentos estéticos como em doenças vasculares, oncológicas e ortopédicas. A população vem tomando conhecimento das indicações da drenagem linfática e há cada vez mais busca por profissionais habilitados para a realização deste procedimento.

Conhecida também como massagem de linfodrenagem, a drenagem linfática tem como finalidade primordial a melhora da circulação, embora também seja muito importante para regeneração do sistema linfático, melhora do sistema imunológico pelo aumento da filtragem da linfa pelos linfonodos, eliminação do ácido lático da musculatura esquelética e desintoxicação dos tecidos intersticiais.

Os efeitos diretos da drenagem linfática são a redução de edemas, aumento da imunidade, melhora da oxigenação e nutrição tecidual, melhora da motricidade intestinal, eliminação do ácido lático da musculatura esquelética e desintoxicação dos tecidos intersticiais.

A drenagem linfática é indicada tanto para fins estéticos como terapia adjuvante em diversas doenças e condições clínicas. Como tratamento estético ela está indicada nos casos de:

Celulite e gordura localizada; Tratamento de telangectasias na face e membros inferiores; Rejuvenescimento facial; Pré e pós operatório de cirurgias plásticas; Rinoplastia; Blefaroplastia; Lifting facial; Lipoaspiração; Abdominoplastia; Mamoplastia redutora; Implante de silicone.

Drenagem linfática para tratamentos terapêuticos:

Linfedema; Estases venosas e varizes; Hematomas; Retenção hídrica; Contratura muscular; Edema gestacional; Estresse.

Assim como praticamente todos os procedimentos, a drenagem linfática também tem suas contra indicações. É absolutamente contra indicada em casos de tumores malignos, tuberculose, infecções agudas e edemas sistêmicos de origem cardíaca ou renal.

As contraindicações relativas dizem respeito a: hipertireoidismo, insuficiência cardíaca descompensada, insuficiência renal, menstruação abundante, asma, flebite, trombose, hipotensão e afecções da pele na região a ser tratada.

Drenagem Linfática e a Gestação

A gestante comumente queixa-se de edema, principalmente nos membros inferiores, que pode aparecer de modo súbito. No terceiro trimestre da gestação há uma maior retenção hídrica que pode resultar em graus elevados de edema nos tornozelos e pés na grande maioria das gestantes, dificultando a extensão da articulação e favorecendo pressão nos nervos, que pode provocar parestesias e fraqueza muscular no local.

Benefícios da Drenagem Linfática

Melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos; Estimula a circulação venosa e linfática; Reduz a retenção de líquido, diminuindo os inchaços típicos da gravidez; Estimula a lactação e o edema das mamas, preparando-as para a amamentação; Previne e alivia varizes e a sensação de pernas cansadas; Auxilia no tratamento de celulites; Alivia tensões e dores musculares.

É fundamental que a gestante passe por uma avaliação médica antes de iniciar o tratamento. As sessões podem ser iniciadas a partir do terceiro mês, cerca de duas vezes por semana. Em casos de edemas exacerbados, a gestante poderá fazer até três sessões semanais, desde que tenha autorização do médico responsável.

Grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas no local a ser massageado não são aconselhadas a realizar este procedimento. Porém, deve-se sempre seguir as recomendações e orientações médicas. Dessa forma, é possível realizar um tratamento seguro e eficaz.

No período pós-parto, a drenagem linfática trabalha como um auxiliar no retorno da forma física anterior, atuando na diminuição da retenção de líquidos, prevenção e melhora de celulite e na estimulação do metabolismo.

É importante entender que a drenagem não deve ser utilizada como elemento único para processos de emagrecimento e tratamentos estéticos, sendo necessário também o acompanhamento de um nutricionista especializado, atividade física regular e, se possível, combinação das demais possibilidades terapêuticas disponíveis.

Saiba mais sobre o tratamento de drenagem linfática.



clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo
  • Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL
  • Fone/Fax: 55 (11) 4063-3338/2367-4816
  • E-mail: [email protected]
  • Google Maps


 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife