Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificações

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Sal em excesso pode causar pressão alta

O sódio é consumido em boa parte dos alimentos, principalmente o sal de cozinha (cloreto de sódio), e tem papel importante no funcionamento do organismo. Auxiliar na contração muscular, no equilíbrio de água no orgasmo e nos ritmos cardíacos são algumas dessas funções.

Contudo, o consumo do sódio em excesso é extremamente perigoso para a saúde. O risco de hipertensão (pressão alta) pode desencadear o aparecimento de outras doenças crônicas, como AVC, aneurisma, insuficiência renal e cardíaca e até mesmo doenças respirátórias, como a asma.

Além disso, o sódio causa retenção de líquido, o que ajuda a causar a sensação de inchaço. É em função desses riscos que muitos médicos e nutricionistas recomendam a diminuição de sódio na comida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), recomenda-se que o consumo de sal seja de, no máximo, 6g por dia. Indivíduos hipertensos devem ingerir ainda menos, o que pode variar de caso para caso.

Alimentos ricos em sódio e que devem ser evitados

Para reduzir o consumo de sal, é indicado substituí-lo por outros temperos na cozinha, como manjericão, curry, alho, cebola e orégano. Ler os rótulos do produtos processados ou industrializados ajuda a ter uma estimativa de quanto sódio há em cada alimento.

Porém, a quantidade de sódio de alguns alimentos, principalmente os industrializados, já é conhecida e, por isso devem ser evitados ou não consumidos. Dentre esses alimentos estão: macarrão instantâneo, lasanhas congeladas, temperos prontos, caldo de carne e de galinha, misturas para sopas, dentre outros.

clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo
  • Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL
  • Fone/Fax: 55 (11) 4063-3338/2367-4816
  • E-mail: [email protected]
  • Google Maps


 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife