Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificações

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

HARMONIZAÇÃO FACIAL com PREENCHIMENTO FACIAL

Por Dr. Roberto Chacur CRM-RJ 953687 / CRM-SP 124125 e RQE-SP 33433
WhatsApp Central de Atendimento: (21) 990.039.072
E-mail: [email protected]

Harmonização Facial é o conjunto de processos que visa o equilíbrio das proporções faciais com objetivo de definir ou alterar o formato do rosto respeitando as linhas naturais da face para uma aparência mais harmônica. Assim como o visagismo, a harmonização facial pode incluir desde o desenho da sobrancelha até a bichectomia, conforme o objetivo do paciente e a avaliação do médico. Contudo, a harmonização facial está mais intimamente ligada ao equilíbrio do contorno do rosto com preenchimento.

Veja também: Como Afinar o Rosto com Bichectomia

Endereço RJ: Av. das Américas, 3301, bloco 4, sala 301 - Barra da Tijuca
Fone: 55 (21) 4063-8333 / 2492-0053
Endereço SP: Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207 - Moema
Fone: 55 (11) 4063-3338 / 2228-0531
Endereço Porto Alegre: Rua Dr. Guimarães Rosa, 155 - Boa Vista
Fone: 55 (51) 4063-8333 / 3012.4070

Preenchimento é uma técnica minimamente invasiva que permite modificar a aparência facial e corporal utilizando implantes líquidos injetáveis que podem moldar diferentes tipos de rosto sem cirurgia, internação e com reduzido tempo de recuperação. Também chamada de plástica reparadora, a utilização de preenchimento para harmonização facial oferece um grande número de opções como elevar as maçãs do rosto, sublinhar a linha da mandíbula, definir o contorno do queixo, projetar os lábios, reduzir assimetrias no nariz, entre uma dezena de outras possibilidades.

A harmonização facial com preenchimento pode incluir ainda outros procedimentos complementares como a aplicação de produto injetável para rugas que ajuda a arquear as sobrancelhas, ácido deoxicólico para redução da papada, fio russo para diminuição da flacidez e ainda a realização de bichectomia para um rosto triangular.

Conceitos básicos da Harmonização Facial

A harmonização facial consiste em um princípio macro; o equilíbrio entre as proporções dos terços superior, médio e inferior da face e um micro, o equilíbrio entre as regiões de cada terço entre si. Ambos os princípios são guiados pela proporção de ouro, regra que traduz as linhas harmônicas encontradas na natureza para um padrão matemático que busca respeitar as linhas naturais do rosto do paciente obtendo assim uma aparência mais natural.

desenho de rosto indica a divisão dos três terços da face do topo da cabeça até a sobrancelha, da linha dos olhos até a ponta do nariz e do lábio superior até o queixo

Como funciona harmonização facial

Sabe-se que a beleza é um conceito subjetivo que depende de uma centena de combinações entre variáveis culturais, geográficas e temporais. Portanto, o que buscamos não é a fórmula universal da beleza, mas parâmetros claros que nos possibilitem harmonizar o rosto respeitando as linhas naturais de cada paciente. A demanda por tratamentos eficazes e não invasivos estimulou os estudos sobre preenchimento, um procedimento médico sem cortes, sem internação, sem cirurgia e principalmente, de alta versatilidade, capaz de adaptar-se a todos os rostos e corpos sem deixar uma aparência artificial.

A harmonização facial funciona a partir do equilíbrio entre as proporções dos terços do rosto partindo do princípio da seção áurea. Um conceito matemático usado pela primeira vez pelo arquiteto Phideas na construção do Partenon de Atenas, na Grécia, por volta de 440 a.C. e definido pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci em 1202 como o número 1,618 ou seu inverso 0,618, também chamado de rácio dourado e simbolizado pela letra grega Phi, em homenagem ao arquiteto.

Foi a partir desse conceito que o cirurgião norte-americano Stephen R. Marquardt desenvolveu uma máscara que ajuda a equilibrar as proporções do rosto, através da qual é possível ter uma noção mais clara dos pontos a serem preenchidos. Essas são as principais teorias nas quais se baseia o médico no momento da avaliação presencial. Uma análise global da face baseada em princípios matemáticos fundamentados na arte e traduzidos para o rosto do paciente pelas mãos do médico.

Mas além de bom senso estético, o profissional deve possuir também conhecimento científico, pois apesar de minimamente invasivo e simples no seu conceito, o preenchimento requer uma técnica apurada. É durante a avaliação presencial que o médico irá definir a quantidade e o tipo de produto que será utilizado. Lembrando que cada produto, absorvível ou não, possui diferentes formulações desenvolvidas especialmente para atender as mais variadas necessidades de cada paciente.

Quais são os produtos utilizados na harmonização facial?

Harmonização facial dói?

A harmonização facial com preenchimento é realizada com anestesia local, portanto o paciente pode sentir algum desconforto maior no momento da anestesia, mas o resto do procedimento tende a ser tranquilo.

Quantas sessões são necessárias para harmonização facial completa?

O número de sessões para harmonização facial depende da necessidade de cada paciente. Geralmente, independente do número de áreas a serem preenchidas, a harmonização facial pode ser realizada em uma única sessão e, se houver disponibilidade de agenda, no mesmo dia da consulta.

Quais são os riscos da harmonização facial?

Como qualquer procedimento médico a harmonização facial possui riscos, que são minimizados quando o procedimento é realizado com médico com registro válido no conselho de medicina do Estado onde o preenchimento será realizado, quando a harmonização é feita em ambiente com alvará da vigilância sanitária para realização de procedimentos médicos e quando são utilizados produtos aprovados pela Anvisa.

Quanto custa harmonização facial

O preço da harmonização facial varia conforme o tipo e a quantidade de produto a ser utilizado. É somente durante a consulta, fazendo uma avaliação presencial que o médico poderá definir as reais necessidades de harmonização em cada paciente. O valor da consulta varia de acordo com o profissional escolhido e pode ser abatido do preço total do tratamento caso o mesmo seja realizado na clínica em até 30 dias. Conforme o estabelecido no anexo I, item 6, inciso XIV da resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina é proibido "divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços". Informações sobre preços e valores da harmonização facial podem ser obtidos através da nossa central de atendimento nos números (21) 4063.8333, (11) 4063.3338 ou (51) 4063.8333, pelo email [email protected], pelo formulário no final desta página ou pelo WhatsApp Único (21) 990.039.072. Os preços informados podem variar de acordo com a avaliação presencial feita pelo médico.

rosto masculino e feminino com contornos bem definidos após harmonizacao facial

Antes e depois da harmonização facial

Antes da harmonização facial o paciente passa por uma consulta presencial com o médico, onde será feito um mapeamento dos pontos do rosto a serem preenchidos. Se houver disponibilidade de agenda o procedimento pode ser realizado no mesmo dia da consulta, sem necessidade de preparação prévia. Após a consulta presencial e ainda antes da harmonização facial o paciente assina um termo de consentimento onde declara ter sido informado de todos os cuidados e orientações que deve seguir a fim de alcançar o objetivo pretendido, manifestando expressamente sua concordância e consentimento para realização do procedimento.

Depois do preenchimento pode haver alguma sensibilidade nas regiões que receberão o produto, mas o paciente pode voltar a sua rotina normalmente, sendo recomendada a utilização de protetor solar para evitar a formação de manchas.

Conforme o anexo I, item 6, inciso VII da resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina é proibido "apresentar de forma abusiva enganosa ou sedutora representações visuais das alterações do corpo humano causadas por supostos tratamento ou submissão a tratamento; todo uso da imagem deve enfatizar apenas a assistência". No entanto, na consulta de avaliação presencial o médico poderá exibir fotos antes e depois da harmonização facial como forma de ilustrar as possibilidades do procedimento, sempre lembrando que este é um tratamento médico e como tal seus resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Resultados da harmonização facial

Os resultados da harmonização facial tendem a aparecer em cerca de uma semana, após a regressão do leve inchaço que surge naturalmente em função da intervenção. Quando realizada após avaliação médica presencial, em ambiente com alvará da vigilância sanitária para realização de procedimentos médicos, sendo o preenchimento feito por médico com registro válido no conselho de medicina do Estado onde o tratamento é realizado e com produtos aprovados pela Anvisa, o resultado da harmonização facial é um rosto equilibrado e uma aparência agradável que ressalta as qualidades do rosto, revelando uma face revitalizada pela estimulação de colágeno, tudo isso respeitando as linhas naturais de cada paciente.

Tratamentos complementares de Harmonização Facial

O preenchimento produz as alterações mais significativas na Harmonização Facial, mas como qualquer técnica ele também tem suas limitações. Algumas técnicas e tecnologias costumam ser utilizadas para complementar a Harmonização Facial com Preenchimento conforme necessidade de cada paciente e avaliação médica. Entre elas destacam-se as sessões de ultrassom microfocado para lifting facial não invasivo, laser CO2 fracionado com radiofrequência ou peeling químico para redução de manchas e hidratação profunda com ácido hialurônico. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Harmonização Facial em São Paulo e no Rio de Janeiro com o Dr Roberto Chacur

foto do Dr Roberto chacur que realiza Harmonização facial no Rio de Janeiro e em São Paulo com preenchimento

Dr. Roberto Chacur é médico cirugião e trabalha a há 12 anos exclusivamente com preenchimento. Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento, o Dr. Chacur possui diversos trabalhos publicados em revistas científicas do Brasil e do mundo, sendo coordenador do Grupo de Pesquisa Leger e participando como ouvinte e speaker em congressos nacionais e internacionais. Criador da técnica Goldincision para tratamento da celulite graus III e IV, o Dr Roberto Chacur trabalha com associação de técnicas para rejuvenescimento e harmonização facial, defendendo o preenchimento como uma técnica com grande potencial de transformação, mas que pode alcançar novos patamares quando associada com toxina botulínica, laser co2 ou ultrassom microfocado, conforme indicação médica. CRM-RJ 953687; CRM-SP 124125 e RQE-SP 33433

Harmonização Facial em Porto Alegre com a Dra Danuza Dias

foto da Dra Danuza Dias que realiza Harmonização facial em Porto Alegre com preenchimento

A Dra. Danuza Dias é diretora geral da Clínica Leger em Porto Alegre. A médica dedica-se há quase 10 anos à execução, pesquisa e aprimoramento da técnica do preenchimento facial e corporal. Integrante do Grupo de Pesquisa Leger, tem artigos publicados abordando tratamentos com implantes infiltrativos permanentes e absorvíveis. Na unidade gaúcha da clínica, a Dra. Danuza é a responsável pelos tratamentos de rejuvenescimento e harmonização facial com preenchimento, além de realizar o procedimento GoldIncision para tratamento de graus avançados de celulite. CRM/RS: 36568.

clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo
  • Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL
  • Fone/Fax: 55 (11) 4063-3338/2367-4816
  • E-mail: [email protected]
  • Google Maps


 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife