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Nutricionista em Porto Alegre

nutricionista

Atualmente, não há dúvidas de que a alimentação está cada vez mais aliada à beleza. A ciência da nutrição tem um papel fundamental no organismo, pois é através dela que este se mantém funcionando, desempenhando suas funções e nutrindo as células adequadamente. É importante saber que, ao realizar uma cirurgia plástica, por exemplo, sendo ele corporal ou facial, é fundamental ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Nutrição e beleza

Diversos alimentos atuam como coadjuvantes nos tratamentos ligados a beleza, colaborando, por exemplo, para a promoção e manutenção de uma pele saudável, no controle da celulite, na prevenção de estrias, acne e queda de cabelo.

Veja a seguir algumas dicas para ajudar a prevenir a celulite:

Ingestão hídrica adequada; Eliminar a ingestão de sal; Realizar exercícios físicos regularmente; Promover o consumo de alimentos diuréticos como: alho, aspargos, abóbora, agrião, erva doce, repolhos roxo e verde, cebola, rabanete, uva, abacaxi e maçã. Realizar uma dieta rica em fibras. Evitar os alimentos enlatados, pois estes contém muitos conservantes e sódio. Vestuário: Roupas apertadas impedem a boa circulação sanguínea. Eliminar os carboidratos refinados, como por exemplo: doces, macarrão e pão feitos com farinha branca. Evitar o consumo de frituras. Prefira sempre alimentos assados, grelhados ou cozidos.

Como montar um prato saudável

Matéria veiculada no caderno Bem-Estar de ZERO HORA – 26.05.2012

Comer fora não é desculpa
Profissionais dão dicas para equilibrar os nutrientes do bufê

Mais vagas ocupadas no mercado de trabalho, menos tempo disponível, menos qualidade na alimentação. É o que se pode concluir a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o consumo alimentar dos brasileiros: além de comer mais arroz e feijão do que os que têm salários mais altos, pessoas com renda de até R$ 296 comem o dobro de batata-doce e a metade de batata frita que os brasileiros com renda superior a R$ 1.089.

Preparar o próprio alimento é a maior garantia de uma refeição de qualidade. Mas como fazer isso se você sai de casa pela manhã e só chega na hora de dormir? Estar ou não em casa é o que menos importa num cenário cheio de comidas congeladas e telentregas. "Comer rápido é diferente de comer com pressa. Eu posso levar um sanduíche de casa e almoçar em dez minutos com todos os nutrientes", diz o nutrólogo Paulo Henkin.

Da mesma forma, um bufê variado não é sinônimo de alimentação balanceada. A nutricionista Aline Moscoso explica que um erro comum é misturar uma mais de uma porção de amido: lasanha e arroz, por exemplo. Também é preferível que as carnes sejam grelhadas, sem molhos ou frituras. "O certo é termos uma fonte de arroz integral ou batata, uma concha de feijão ou ervilha, carne magra e salada de quatro cores", afirma Aline.

No preparo do sanduíche, a lógica é a mesma. A nutricionista Paula Barbosa Correa fala das cores. "Os alimentos roxos, como a beterraba, substituem o feijão, já os vermelhos como tomate são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante", diz.

Abuse de alimentos como

Castanha do Pará;
Água de coco;
Vitaminas do complexo B;
Folhas verdes escuras;
Aveia;
Linhaça.

Nutrição e gordura locaizada

Nutrientes importantes e suas fontes:

Cromo

Principal fonte: aveia em flocos.
Outras opções:
Amêndoas,
Avelãs,
Castanha-do-pará,
Pão integral,
Mariscos,
Bife de fígado,
Lula e queijo branco.

Magnésio

Principal fonte: castanha de caju. Outras opções: Lula, marisco, tofu,leite de soja,cebola,peito de frango, gérmen de trigo, espinafre, folhas verdes, 1 fatia de pão integral e filé pequeno de linguado.

Zinco

Principal fonte: ostra. Outras opções: caranguejo,lula, pão de centeio, massa integral,nozes, pistache, amêndoas. Nutricionista Aline L. Moscoso

Nutrição e pele

Nutrientes e vitaminas importantes para uma pele saudável e bem nutrida:
Vitamina A - Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados;
Beta caroteno - Abobora, agrião, cenoura, espinafre;
Vitamina C - Abacaxi, acerola, laranja, limão, morango;
Vitamina E - Cereais integrais, repolho, castanha do Brasil;
Magnésio - Nozes, milho, frutos do mar, leguminosas;
Selênio - Grãos integrais, castanha do Brasil, peixes;
Zinco - Carne vermelha, ostras, leite e derivados;
Flavonóides - Vegetais, abacaxi, chá verde, morango.
Nutricionista Aline L. Moscoso

Alimentos para evitar


Embutidos, produtos industrializados, sal, refrigerante: são alimentos ricos em sódio, que em excesso faz com que você retenha líquidos.
Café e chá preto: assim como o refrigerante, essas bebidas contem cafeína, que é em excesso pode causar irritabilidade.

Bebida alcoólica.

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