Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificações

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Preenchimento facial com policaprolactona

Policaprolactona é um preenchedor particulado absorvível para reposição de volume, definição das linhas faciais e tratamento de rugas. A PCL é um polímero em formato de microesferas que são distribuídas em um excipiente em gel de celulose carboximetilizada à base de soro fisiológico com tampão fosfato em uma proporção de 30% de Policaprolactona e 70% de gel. Assim constituído, o composto possibilita que o gel sirva de veículo para transportar as microesferas de PCL através de uma agulha com ponta arrendondada que irá implantar a policaprolactona na face, criando volume sem cirurgia, internação ou longo tempo de recuperação.

A principal diferença da policaprolactona para os demais preenchedores particulados absorvíveis é o seu maior tempo de duração, que pode chegar a até quatro anos. Durante esse período a PCL estimula a produção natural de colágeno, que serve de base para elastina e ácido hialurônico, juntos, os três são responsáveis pela firmeza, elasticidade e hidratação, respectivamente, assim, além de criar volume, o preenchimento com PCL trabalha na qualidade da pele como um todo.

Como é realizado o preenchimento com PCL

O preenchimento com PCL é um procedimento médico realizado somente por profissionais com registro válido no conselho de medicina após avaliação presencial do paciente pelo médico. Durante a consulta o doutor irá avaliar o aspecto físico e o histórico clínico do paciente para indicar o tratamento mais adequado. De acordo com as queixas relatadas o médico poderá recomendar o tratamento com PCL, caso esta não seja a melhor solução, serão sugeridos tratamentos alternativos.

Se optar por policaprolactona, o doutor irá realizar marcações na face para guiar a aplicação. Higienizados, os locais receberão anestesia local, sendo o produto injetado por agulha sem ponta no próprio consultório do médico.

De acordo com a avaliação médica e a necessidade de tratamento de cada paciente, o médico irá escolher um tipo diferente de preenchedor PCL, que tem concentração fixa, mas variam segundo o comprimento da cadeia de polímeros e tempo de absorção. Além disso, podem ser utilizadas técnicas distintas de aplicação conforme o objetivo do tratamento. O implante do produto pode ser realizado por distribuição linear, em leque ou cruzada, dependendo da região da face e do resultado pretendido.

O que acontece depois do preenchimento com PCL

Realizado com microcânulas, agulhas não perfurantes desenvolvidas especialmente para distribuir preenchedores sem romper vasos e nervos, reduzindo hematomas, o preenchimento com policaprolactona é minimamente invasivo, pois não requer corte ou internação e por ser feito com agulha tem chances reduzidas de deixar cicatriz.

Logo após o preenchimento é natural a formação de inchaço, vermelhidão, coceira e enrijecimento local. Todas essas respostas são reações comuns da pele à intervenção e desaparecem sem necessidade de interferência. Também são normais o surgimento de hematomas e equimoses, que serão absorvidos pelo corpo sem esforço em poucos dias.

O paciente pode voltar a sua rotina no mesmo dia, as únicas restrições são quanto à realização de exercícios físicos, exposição solar, banhos quentes e o uso de maquiagem. É recomendado retornar para consulta de revisão para avaliar a evolução do tratamento, conforme orientação médica.

Rejuvenescimento com preenchimento de PCL

Para um adequado tratamento de rejuvenescimento é necessário promover o contrário do envelhecimento, ou seja, repor o volume ósseo e das camadas de gordura e muscular perdidos ao longo dos anos. Além disso, é preciso também estimular a produção de colágeno, proteína de sustentação da pele que tem sua fabricação reduzida a partir dos 30 anos de idade com prejuízos para saúde da pele como um todo, incluindo perda de hidratação e elasticidade.

Ao ser distribuída a policaprolactona repõe o volume perdido com a idade preenchendo o espaço deixado por rugas e sulcos ao ser posicionada na camada subdérmica. Com o volume estabelecido, o composto estimula a produção de colágeno, que gradualmente irá influenciar na hidratação, firmeza e elasticidade do tecido, contribuindo para a revitalização da qualidade da pele como um todo.

PCL

Análise microscópica realizada após 09 meses mostra as fibras de colágeno em vermelho ao redor das microesferas de policaprolactona.

No entanto, sabemos que não é possível combater todas as causas do envelhecimento com apenas uma técnica ou tecnologia. Um dos principais fatores do aspecto envelhecido são as manchas causadas na pele, pela exposição solar, poluição e toxinas oriundas de resíduos da nossa alimentação que dificultam a reprodução solar e a substituição de células antigas. Apesar de seus inúmeros benefícios o preenchimento não consegue combater essas manchas, sendo necessário recorrer muitas vezes ao laser CO2 fracionado, que através do aquecimento irá promover a reestruturação do tecido e renovação da pele.

Este e outros tratamentos podem ser indicados como procedimentos complementares para reduzir as marcas do envelhecimento. A escolha das técnicas a serem combinadas para um rejuvenescimento harmônico depende da avaliação médica presencial.

Quais são os riscos de um preenchimento com policaprolactona

A PCL possui um perfil de segurança reconhecido e tem sido usada em vários produtos aprovados na Europa e nos EUA em implantes absorvíveis como preenchimento cutâneo de suturas e implantes ortopédicos; cirurgia oral e maxilofacial, sendo recentemente aprovada pela agência de saúde norte-americana como preenchedor particulado para uso facial.

Biologicamente compatível com o corpo e absorvível, o preenchimento com PCL tem chances reduzidas de produzir reações adversas uma vez que funciona como estimulador de colágeno e dilui-se naturalmente em até quatro anos.

clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo
  • Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL
  • Fone/Fax: 55 (11) 4063-3338/2367-4816
  • E-mail: [email protected]
  • Google Maps


 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife