Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificações

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Riscos da Bioplastia

Conheça possíveis riscos e cuidados com Preenchimento

riscos da bioplastia

A bioplastia, como também é chamado o preenchimento facial e corporal com implantes líquidos definitivos ou absorvíveis, é um procedimento exclusivamente MÉDICO .

É necessário que o procedimento seja realizado em ambiente autorizado, ou seja, em consultório com ALVARÁ DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA. É importante saber que todo procedimento médico possui algum risco, uns mais e outros menos. O preenchimento com produto adequado, profissional treinado e ambiente seguro, apresenta um risco mínimo para o paciente. Por isso, para realizar o preenchimento com segurança, é preciso estar atendo a três fatores fundamentais: Profissional; Ambiente; Produto

MÉDICO

Apenas profissionais com graduação em medicina estão habilitados a realizar o preenchimento. Antes do procedimento o paciente deve passar por uma consulta médica presencial, que é obrigatória segundo a resolução n° 1.974/2011 do conselho federal de medicina. Somente após avaliação do aspecto físico e do histórico clínico do paciente, o médico poderá indicar ou não o preenchimento.

AMBIENTE

O preenchimento só pode ser realizado em consultório com condições ideais de higiene atestadas por alvará da vigilância sanitária. É essencial que o paciente confira se as substâncias preenchedoras utilizadas são legalizadas pela ANVISA e se estão dentro da validade. O procedimento deve ser realizado com microcânulas, que são agulhas de ponta arredondada utilizadas para implantar o produto embaixo da pele e evitar perfurar e depositar a substância preenchedora no sistema circulatório.

PRODUTO

A substância preenchedora deve ser obrigatoriamente aprovada pela Anvisa. São quatro os tipos principais de substâncias preenchedoras: ácido hialurônico, polimetilmetacrilato (PMMA), hidroxiapatita de cálcio e ácido polilático, que podem ser fabricadas por diferentes laboratórios e receber diferentes nomes comerciais. Uma rápida pesquisa na internet pode ajudar a descobrir se a marca utilizada é aprovada ou não. Nenhum produto sem marca tem sua comercialização autorizada. As substâncias hidrogel e o silicone líquido são terminantemente proibidas e não devem ser utilizadas pelo médico na realização do preenchimento.

Dúvidas Frequêntes

As principais dúvidas e receios dos pacientes são em relação ao uso de preenchimento definitivo, com polimetilmetacrilato (PMMA). Veja algumas dúvidas frequentes:

O PMMA migra?
Não, PMMA não migra. Pacientes que realizam bioplastia em glúteos, por exemplo, podem sentar logo após o procedimento, e o glúteo não achata.

O resultado é permanente?
Sim, permanente. Por isso, se houver dúvidas, existem opções de produtos absorvíveis. De qualque maneira, o paciente pode ficar acordado e acompanhando o procedimento, inclusive participando e opinando quanto ao resultado.

O produto implantado pode ser retirado?
A retirada do ácido hialurônico, que é um produto absorvível, é realizada facilmente com a aplicação de uma enzima chamada hialuronidase. No caso do PMMA a retirada é difícil, mas não impossível. Existem substâncias que diminuem a quantidade do produto, mas não o retiram. Sua retirada pode ser por aspiração ou meio cirúrgico.

Pode dar rejeição?
O PMMA é utilizado como matéria prima na medicina há mais de 70 anos, e como preenchedor há mais de 25 anos. Produtos aprovados pela Anvisa possuem partículas com diâmetros de 30 a 50µm e superfície lisa, o que impossibilita a ação dos glóbulos brancos. A rejeição também pode acontecer por infecção devido a impurezas encontradas no veículo. As demais substâncias preenchedoras podem causar alergia, mas por serem materiais absorvíveis dificilmente acionam o sistema de defesa..

Clique e conheça os 10 principais riscos da bioplastia e como evitar

Em TODOS OS CASOS com rejeição ou migração que recebemos, os pacientes foram submetidos ao procedimento com profissionais que aplicaram produtos sem o devido registro, tal como silicone líquido que até hoje continua sendo utilizado indiscriminadamente, não apenas por profissionais não médicos, mas eventualmente por médicos.

Como posso diferenciar os produtos (Silicone líquido x PMMA)?
Antes da aplicação a diferença é grande, pois o SILICONE É INCOLOR e o PMMA POSSUI COLORAÇÃO BRANCA. As seringas de metacrilato são de 3 ml e possuem o lote impresso, juntamente com a validade (impresso em cada seringa). Não se intimide para questionar e pedir para conferir as seringas antes da aplicação, e também depois da aplicação, possibilitando também verificar se o profissional realmente colocou a quantidade combinada.

Após a aplicação, existe uma diferença na textura da pele, pois o silicone fica mais superficial, pode migrar, e o PMMA fica profundo, intramuscular. Esses indícios podem ser identificados por um exame de imagem (tomografia ou ressonância magnética), realizada por um médico experiente ou, então, por um miniaspirado com microscopia, visto que a diferença microscopicamente é grande.

Se você percebeu que o produto migrou "escorreu" ou "subiu" para as costas, ou até mesmo passou para coloração "rocha", algo como "bolhas", possivelmente, foi vítima da aplicação de silicone líquido.

O profissional vai até minha casa?
JAMAIS!!!
O preenchimento só pode ser realizado em consultório com condições ideais de higiene atestadas por alvará da vigilância sanitária.

Pode dar necrose?
Há sim o risco, ainda que mínimo, de necrose, que é uma morte celular. Na literatura encontramos alguns casos antigos na região do nariz, logo após aplicação por comprometimento vascular. Nos últimos anos foi padronizado o uso de microcânulas atraumáticas, o que reduziu este risco a praticamente zero.

Se você já realizou seu procedimento e não obteve resultado, não se preocupe, pois todos os poucos relatos de caso ocorreram logo após aplicação, nas primeiras 24 a 48 horas.

Dr. Roberto Chacur fala sobre o PMMA

Veja também

Conheça os 10 principais riscos da bioplastia e como evitar
Preços da bioplastia
Veja as orientações para pós-bioplastia
Riscos da bioplastia
Aspectos gerais bioplastia e indicações Bioplastia
Polimetilmetacrilato (PMMA)
Ácido hialurônico

Tópicos Relacionados ao AAD Annual Meeting | 2014 Colorado

clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo
  • Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL
  • Fone/Fax: 55 (11) 4063-3338/2367-4816
  • E-mail: [email protected]
  • Google Maps


 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife