Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Psicologia Dermatologia e Nutrologia

Psicóloga em Porto Alegre reduz tempo de resposta ao tratamento

Abordagem que tem como pressupostos teóricos a Psicanálise, mas que se diferencia desta por ter um foco definido e um tempo limitado. Assim é possível tornar a psicoterapia acessível a mais pessoas em adequação as necessidades da vida moderna como falta de tempo, custos limitados e urgência por soluções. O método pode ser resumido em “entrevista inicial e determinação do foco”, “hipótese psicodinâmica”, “manejo clínico”, “análise dos resultados e término da terapia”. Apesar da objetividade e do aparente distanciamento, com empatia, compaixão e dedicação, a terapia breve proporciona a mesma intensidade de acolhimento do que a tradicional.

O trabalho do analista é utilizar a técnica para compreender o paciente buscando informações que ofereçam segurança a sua interpretação, sem perder o foco na resolução do problema. Assim ele pode extrair significados, organizar um plano terapêutico circunscrito e sugerir ao paciente possibilidades de readaptação a antigos comportamentos e ordenamentos psíquicos. É importante entender que a compreensão do problema, o “insight”, se dá na terapia, mas a “elaboração”, o tempo que o psiquismo precisa para se “readaptar”, pode demorar horas, dias ou anos.

A psicoterapia breve de orientação analítica busca identificar desejos reprimidos, focos de ansiedade, evitar dependências, tendências passivas ou de impulsividade e ajudar encontrar e sustentar uma nova verdade, um novo ponto de vista. O número de sessões pode ser estabelecido desde o início ou ficar em aberto. No final da terapia é realizado um balanço do que foi e do que não foi alcançado. As recaídas são esperadas, pois em toda evolução existem fases regressivas. O método também pode ser uma porta para futuras análises mais profundas, indicado para uma primeira experiência, onde as novas perspectivas mostradas em curto prazo gerem confiança para adoção de uma filosofia de vida e encaminhamento de um projeto de bem-estar.