Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 7h às 23h | Sábado das 9h às 17h
Voltar

Leger iso-9001

Voltar

O segredo escandinavo da satisfação no trabalho (e na vida)

Saúde e bem-estar para mais qualidade de vida é o que buscamos na Clínica Leger. Uma rotina exaustiva de trabalho com pouco tempo de lazer prejudica consideravelmente esse objetivo. Portanto resolvemos compartilhar algumas práticas adotadas na Escandinávia que vem produzindo mudanças. Naquelas longínguas terras frias, os discretos e quase esquecidos países nórdicos cultivam, sem fazer alarde, hábitos que lhes garantiram os primeiros lugares no Relatório Mundial da Felicidade. O feito foi possível graças a habilidade da região de alcançar alta produtividade no trabalho sem perder qualidade de vida enquanto o resto do mundo falha sistematicamente ao tentar equilibrar a vida pessoal com a profissional.

Quer provas?

1 – A Finlândia foi recém nomeada o país mais feliz do mundo, no mesmo ano que sua capital, Helsinki, ganhou o título de cidade com o melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

2 – Pesquisas apontam que a Noruega é o segundo país mais produtivo do planeta.

3 – Islândia, Noruega, Suécida e Finlândia são os quatro primeiros países em igualdade de gênero.

O que nós podemos aprender com eles e como podemos fazer para adotar um estilo semelhante de qualidade de vida e bem-estar, sem perder produtividade aqui no hemisfério sul.

5 razões pelas quais a cultura escandinava permite maior produtividade no trabalho sem interferir na qualidade de vida

1 – Jornadas diárias e semanais reduzidas

Acredita que você faria mais se tivesse mais tempo?

Resultados dos países nórdicos dizem o contrário. De acordo com a Expert Market, os noruegueses trabalham uma média de 1.424 horas por ano, isso é 359 horas a menos do que os norte-americanos – e ainda assim tem uma renda per capita anual mais alta do que os Estados Unidos.

Em 2015, alguns empregadores na Suécia começaram a reduzir sua carga horária para seis horas por dia, gerando resultados promissores. Um estudo apontou que enfermeiras em Gotemburgo que reduziram duas horas de seu dia de trabalho tiraram menos licença-saúde e tiveram mais energia.

O que está em jogo aqui? Pode ser a Lei de Parkinson, que afirma que “o trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua conclusão”. Em outras palavras, quando você tem mais tempo, você é mais propenso a demorar. Ter 15 minutos para finalizar uma tarefa que poderia ser completada em cinco, geralmente nos leva a fazer pior uso do tempo.

Quando você percebe que tem pouco tempo, você tende a usar esse tempo de maneira mais eficiente.

2 – Adote um estilo de vida Hygge

Hygge é uma palavra dinamarquesa que não possui tradução exata para o português, mas que significa algo como “confortável”. Apesar de poder se apresentar de várias maneiras nos mais diferentes aspectos da vida pessoal e profissional, em sua essência hygge é uma pré-disposição interior voltada para promover a integração.

O site oficial de turismo da Dinamarca traz a seguinte definição: Hygge significa criar uma atmosfera e desfrutar de coisas boas com quem você gosta. A chama quente da vela é hygge. Assistir um filme coladinho com quem você ama, isso também é hygge.

3 – Trabalho remoto e com estruturas flexíveis

Na era digital o trabalho remoto está em ascensão – e a Escandinávia está fora da curva. Desde os anos 90 o Ato de Horas de Trabalho finlandês permite uma flexibilidade no horário de início ou fim da jornada de até três horas. Como se isso não fosse o bastante, em janeiro de 2020, uma atualização deste ato passou a permitir que pelo menos metade do expediente fosse determinada pelos empregados, que podem escolher quando e onde irão trabalhar.

Um estudo da universidade de Stanford aponta que trabalhadores remotos apresentam um incremento substancial em sua produtividade. Além disso, o atrito entre os empregados telecomutadores do estudo reduziu em torno de 50%.

4 – Pausas consistentes para o café

Com que frequência durante o seu dia de trabalho você tira uma pausa além do horário de almoço? Para os suecos o hábito é um ritual sagrado que acontece de uma a duas vezes ao dia e tem até nome especial: “fika“. Muito mais do que um simples coffee break, o momento é destinado à integração dos colegas e ajuda a promover um senso mais forte de camaradagem. Embora possa parecer contraproducente, fazer intervalos no trabalho pode aumentar a produtividade, como a ciência já provou várias vezes. Isso acontece porque o cérebro funciona em “ciclos”, estando focado por cerca de uma hora antes de precisar descansar para recarregar.

5 – Mentalidade coletiva

Talvez o fator mais importante na felicidade escandinava seja difícil de medir e impossível de impor, mas pode ser resumido em uma única palavra: janteloven.

O termo foi criado pelo escritor Askel Sandemose que em um de seus livros conta a história da fictícia cidade dinamarquesa de Jante, onde todos os cidadãos sacrificam sua identidade pessoal pelo bem da harmonia e unidade coletiva.

Janteloven é um verdadeiro estilo de vida na escandinávia, onde o foco são as conquistas coletivas e não individuais. O Dr. Jan-Emmanuel De Neve, co-editor do Relatório Mundial da Felicidade, aponta que nos países nórdicos as pessoas são mais propensas a devolver a carteira de um estranho do que habitantes de países em posições inferiores no ranking da felicidade.

O estilo de vida escandinávo também é naturalmente modesto, apesar do sucesso nos negócios, se gabar disso é uma atitude desencorajada no trabalho. Um exemplo claro é a postura da cerveja dinamarquesa Carlsberg, que alega ser “provavelmente a melhor cerveja do mundo” e que recentemente atualizou o slogan para “talvez não seja a melhor cerveja do mundo”.

Está se perguntando como aplicar isso no seu dia a dia? Bem, como mudar as leis trabalhistas pode ser um pouco difícil, trouxemos algumas ideias para fazer pequenas alterações em sua própria rotina, melhorar o seu nível de satisfação no trabalho, sua qualidade de vida e quem sabe iniciar um ciclo virtuoso de mudanças.

Priorize a família ao trabalho

Relações próximas são uma parte expressiva da cultura escandinava. Se você quer melhorar o enquilíbrio entre vida pessoal e profissional, estabeleça limites para evitar interferências no tempo que você passa com a sua família. Desconecte-se de verdade depois do expediente, ou seja, sem telefonemas profissionais ou emails de trabalho quando chegar em casa.

Programe intervalos no seu dia

Que tal instituir seu próprio “fika” no trabalho? Passe um café, leve algo para comer e convide seus colegas para uma pausa de 10 minutos. Experimente promover uma degustação daquela receita da sua família que ninguém conhece. Pode ser o suficiente para dar o pontapé inicial e instituir a hora oficial do lanche no trabalho. Um hábito que criará um ambiente confortável, prazeroso e de integração, no bom estilo “hygge” dinamarquês.

Aproveite suas férias (e momentos de descanso)

As pessoas normalmente tiram períodos curtos de férias e muitas delas ainda passam boa parte desse tempo respondendo mensagens profissionais. Notifique todas as pessoas interessadas sobre o seu período de férias e mantenha-se offline de todos os canais de comunicação do trabalho. Sua cabeça irá agradecer você por isso.

Advogue pelo trabalho remoto e horários flexíveis

Mudar velhos hábitos em empresas com estruturas rígidas pode ser bastante difícil, mas o importante é fazer a sua parte. Comece simplesmente compartilhando este texto com seus colegas ou até com seu chefe. Contra dados não há argumentos. Quanto mais pessoas souberem que experiências de redução de carga horária, trabalho remoto, pausas programadas e horários flexíveis tem dado certo em outras empresas, maiores as chances de adotarem tais práticas. Vamos promover esse círculo virtuoso juntos? Compartilhe!


plugins premium WordPress