Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Psicologia Dermatologia e Nutrologia

Psicologia

O psicólogo tem um papel ativo, colaborativo e educativo. Ele prepara o paciente através de técnicas e atividades de casa, a fim de mudar pensamentos e crenças. Isto possibilitará mais conhecimento sobre o funcionamento emocional e comportamental da pessoa em terapia. O terapeuta tem como uma de suas principais funções educar o paciente sobre seu transtorno, a fim de fazê-lo compreender como esse transtorno afeta sua vida, e quais aspectos o paciente pode modificar com o auxílio do terapeuta.

Seu objetivo principal é modificar os pensamentos e os sistemas de significados dos pacientes (Crenças Centrais), buscando uma alteração emocional e comportamental consolidada e permanente.

A terapia cognitiva comportamental é indicada para tratar diversos tipos de transtornos, tais como: TOC, Ansiedade, Depressão, Bipolaridade etc. A TCC auxilia o paciente a identificar diversos pensamentos disfuncionais, incluindo os que se denominam de Erros Cognitivos; esses erros são entendidos como um processamento errôneo de uma determinada situação. Esse erro de interpretação faz com que o indivíduo tire conclusões precipitadas levando-o a escolhas de um caminho menos adequado e a supor sempre o pior.

Busca-se sempre a flexibilização do pensamento, que surge a partir da modificação desses Erros Cognitivos. Cria-se pensamentos alternativos mais adaptativos para substituir os pensamentos que causam sofrimento ao paciente. As Distorções Cognitivas têm interseções e sobreposições, ou seja, um paciente pode apresentar mais de uma distorção analisando a mesma situação. As Distorções Cognitivas acabam por gerar respostas negativas para as pessoas, gerando sentimentos como ansiedade, raiva, tristeza entre outros, ou mesmo o adoecimento, a causa principal de depressão são as distorções, a psicologia trabalha esses pontos.

Após a psicóloga em Porto Alegre identificar quais são as distorções mais apresentadas pelo paciente, deve psicoeducar o paciente, de forma que o paciente seja capaz de reconhecê-las e evitá-las em seu cotidiano. Feito isso, paciente e terapeuta buscam criar outras formas de pensar nas situações trazidas pelo paciente onde as distorções foram identificadas.

O paciente deve anotar esses pensamentos, sempre que, em seu cotidiano, perceber a distorção, portanto, o paciente deve modificar sua forma de pensar e introduzir o pensamento criado em terapia da psicologia. Uma das principais caraterísticas da TCC é não ser “engessada” ou “fechada”, permitindo que as técnicas mais diversas sejam utilizadas, desde que, terapeuta e paciente, concordem que ela será benéfica no tratamento. O terapeuta deve ser capaz de perceber qual técnica será eficaz com determinado paciente e propô-la em sessão.

Uma outra técnica muito utilizada pela terapia cognitiva comportamental ou a psicologia, é a técnica de respiração, que auxilia o paciente a acalmar-se e reconectar-se consigo. Ao ensinar um treino de respiração o terapeuta espera que o paciente utilize-o, não apenas em sessão, mas em seu cotidiano, sempre que o paciente perceba que está ansioso ou que está perdendo o controle. A ansiedade, faz com que a pessoa perca a capacidade de raciocinar com clareza o que afeta a tomada de decisão. Ao introduzir o treino de respiração existe a possibilidade de retomada de controle.