Natal, réveillon, férias, carnaval e começou o ano! Mas depois de toda essa bagunça na rotina é normal termos dificuldade de voltar a vida normal. Ao retomar o trabalho comece olhando os emails, liste as tarefas e inicie resolvendo aquilo que é mais rápido, fácil ou que você gosta mais. Evite ficar muito tempo concentrado na mesma coisa. Ofereça ajuda para seus colegas e peça a opinião deles sobre o seu trabalho. Torne a transição das férias para rotina mais suave valorizando os intervalos e deixando o Whatsapp de lado durante as refeições. Quando terminar o dia permita-se alguns prazeres como ir ao cinema ou comer algo que deixaria qualquer nutricionista estarrecido. Nada de culpa ou de dietas restritivas, você ainda está organizando o seu ano, incluindo seus compromissos com a alimentação.
Como reorganizar a dieta depois das férias
Os excessos na comida e na bebida acumulados durante as férias também prejudicam o retorno a rotina. Inchaço e excesso de toxinas dificultam o correto funcionamento do metabolismo e contribuem para aumentar a indisposição. Assim como o seu retorno ao trabalho, a retomada da dieta também precisa ser gradual. Nada de adotar aquelas dietas restritivas horrorosas que só servem para gerar efeito sanfona e ainda favorecem o surgimento de estrias e flacidez. Contudo, alguns hábitos detox podem ser interessantes, como tomar bastante água, comer alimentos leves e retomar a rotina de exercícios. Procedimentos como drenagem linfática podem ajudar a acelerar o processo de redução do inchaço e eliminação das toxinas.
Colocando em dia as finanças
O início do ano é marcado ainda por outras dores de cabeça: as contas a pagar. Compromissos financeiros como IPTU, IPVA, imposto de renda e material escolar estão entre os boletos que costumam pegar muita gente desprevenida nessa época. Se foi o seu caso, comece estabelecendo uma ordem de prioridade nas contas, tente negociar prazos, adiar vencimentos e lembre-se de dar preferência ao pagamento das faturas que possuem juros e/ou multa mais elevados em caso de atraso. Para deixar tudo em dia pode ser interessante fazer algumas horas extras ou tentar algum trabalho como freelancer. Algumas alternativas menos aconselháveis, mas que podem ajudar você a ganhar fôlego é vender os dias de férias que sobraram ou pedir um adiantamento. Reduza os gastos supérfluos e evite ao máximo pegar empréstimo, se for necessário, antes de fazê-lo, uma última dica: compare as taxas de juros oferecidas. Pode ser mais vantajoso pagar os juros da conta do que os do crédito no banco ou financeira.
Ufa! Às vezes parece que a gente precisa mesmo é tirar férias das férias, não é? Tirar um tempo para relaxar, passear em um parque e jogar conversa fora ajudam a descansar a mente e tomar as decisões mais acertadas nessa hora. Para relaxar e reduzir essa ressaca das férias, pode ser interessante fazer uma massagem, que além de descansar ajuda você a renovar as energias. As opções são muitas, de massagem relaxante ou modeladora até técnicas que incluem bambus, pedras quentes ou ventosas, sem falar na badalada drenagem linfática Renata França, método que faz a cabeça (e o corpo) de famosos como Giovanna Lancellotti, Taís Araújo e Joaquim Lopes. Consulte a disponibilidade e aproveite pra fazer uma Semana Detox.