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Alimentos ricos em fibras para emagrecer

Para perder peso o fator mais importante é mudar os hábitos alimentares. Para isso, incluir alimentos ricos em fibras na dieta do emagrecimento é fundamental. As fibras são carboidratos que não são digeridos ou absorvidos pelo organismo, mas garantem o bom funcionamento do intestino e ainda auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

Uma dieta rica em fibras pode incluir pão, massas e arroz integral, lentilha, ervilha e feijão, aveia, além de frutas, verduras e legumes. O nutriente pode ser dividido em duas categorias: solúveis, que são convertidos em gel e dão maior sensação de saciedade pois ficam mais tempo no estômago; insolúveis, mais importantes para o intestino porque têm maior capacidade de reter água.

Benefícios dos alimentos com fibras

Um adulto saudável deve consumir uma média de 25g a 35g de fibras por dia. Em conjunto com quantidades adequadas de água, o nutriente é capaz de acelerar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre. Ainda a nível intestinal, as fibras conseguem diminuir a absorção de gorduras e de colesterol, além de ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

A sensação de saciedade também é importante para quem busca moderação na hora de se alimentar. Assim, as fibras solúveis formam uma espécie de gel no estômago, que “ocupa” espaço e manda o recado ao cérebro de saciedade.

Como fazer uma dieta rica em fibras

Como se trata de um nutriente que não é absorvido, as fibras não oferecem calorias ao corpo, também por isso acabam sendo importantes no emagrecimento. Porém, para que o organismo aproveite todos os benefícios dos alimentos ricos em fibras é fundamental o consumo de água, pois o liquido ajuda a diluir o nutriente.

Entre as frutas com fibras, destacam-se a goiaba, mexerica, abacate e pêra. Nas leguminosas, é mais encontrada no feijão, lentilha, ervilha, soja e grão de bico. Além de pães, massas e arroz integral, linhaça, semente de gergelim, brócolis, batata doce, entre outras verduras e hortaliças.

Para introduzir alimentos com fibras na dieta é recomendado combiná-los com outros alimentos. Uma dica simples é adicionar aveia, semente de linhaça moída ou o farelo de trigo integral em algumas refeições e lanches.

Emagrecer com saúde

Enquanto dietas restritivas e remédios possibilitam emagrecimento rápido, mas pouco duradouro, a reeducação alimentar favorece a perda de peso com equilíbrio nutricional e sem efeito sanfona. Para isso, o acompanhamento médico é importante para a saúde de quem quer perder peso.

O ideal é que a reeducação alimentar seja conduzida por um nutrólogo, a especialidade médica responsável por trabalhar não apenas a alimentação mas também a relação entre vitaminas, minerais e aspectos hormonais que interferem no metabolismo. Conheça mais sobre esta especialidade aqui.


Redação: Luiz Paulo Teló