Carregando...
Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Dermatologia e Nutrologia Nutrologia

Saiba como emagrecer com saúde

Emagrecer é um dos objetivos da reeducação alimentar. No entanto, muitos dos pacientes que gostariam de emagrecer precisam apenas reduzir medidas, o que pode ser obtido com tratamentos para gordura localizada como criolipólise ou lipoaspiração. Existe uma diferença importante entre o peso da balança e a circunferência na fita métrica, que reflete diretamente na escolha do tratamento. Enquanto pacientes obesos ou com sobrepeso buscam emagrecer, pacientes com gordura localizada desejam apenas definir o contorno corporal.

Enquanto dietas restritivas e remédios possibilitam emagrecimento rápido, mas pouco duradouro, a reeducação alimentar favorece a perda de peso com equilíbrio nutricional e sem efeito sanfona. Tão importante quanto alcançar o peso ideal é emagrecer com saúde e emagrecer certo, para não voltar a engordar. Contudo, para emagrecer não basta ingerir menos calorias do que gasta, muitas vezes desequilíbrios bioquímicos, fisiológicos e hormonais podem dificultar perder peso.

Emagrecer com reeducação alimentar

O ideal é que a reeducação alimentar seja conduzida por um nutrólogo, a especialidade médica responsável por trabalhar não apenas a alimentação mas também a relação entre vitaminas, minerais e aspectos hormonais que interferem no metabolismo. Normalmente o paciente que necessita emagrecer encontra-se em uma inércia muito grande e demonstra um desânimo expressivo, que dificulta tomar a atitude de iniciar uma dieta. A falta de motivação também pode ser percebida na hora de realizar uma atividade física, que é fundamental para saúde e o emagrecimento.

A dieta para emagrecer pode variar de pessoa para pessoa em função de uma série de questões como doenças cardiovasculares, diabetes, pressão, idade e até mesmo localização e condições financeiras. Por isso é fundamental o acompanhamento de um médico nutrólogo, o que pode incluir a realização de exames específicos para a concepção do regime para emagrecer. Só ele tem o conhecimento para analisar todas as variáveis e definir qual o tipo de alimentação necessária para perder peso e emagrecer com saúde, sem efeito sanfona

Causas de obesidade e sobrepeso

A obesidade e o sobrepeso podem ter várias causas como ansiedade, compulsão alimentar, hereditariedade, fatores hormonais, má alimentação ou sedentarismo. Cada um desses fatores pode ser avaliado pela realização de exames específicos que permitirão diagnosticar a causa do problema. A falta de hormônios como o cortisol pode ser a razão para uma falta de disposição, dificuldade de evacuação e tendência a retenção de líquidos podem estar ocasionando inchaço, excesso de toxinas por consumo de alimentos industrializados também podem interferir no ânimo e na motivação.