Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 7h às 23h | Sábado das 9h às 17h
Voltar

Leger iso-9001

Voltar

Avaliação médica para harmonização facial

A avaliação é a primeira etapa da harmonização facial. Na consulta, após ouvir as queixas do paciente, o médico irá fazer uma análise global do rosto para em seguida fazer suas sugestões. O objetivo é adequar expectativas e realidade, pois harmonização facial não é sinônimo de embelezamento facial, uma vez que a percepção de beleza depende de variáveis culturais, geográficas e temporais.

A harmonização busca o equilíbrio das proporções faciais, realçando algumas características e disfarçando outras, respeitando sempre as linhas naturais de cada rosto. Para isso a técnica utiliza conceitos de cefalometria e proporção, princípios matemáticos que são utilizados como guias para uma avaliação individualizada e definição de um tratamento personalizado com o máximo de embasamento científico.

A cefalometria é uma técnica da odontologia que serve como referência para calcular as dimensões das estruturas do crânio e da face, incluindo as medidas angulares e lineares que definem os contornos do rosto. O método possibilita avaliar e identificar pontos de apoio para planejar e realizar um tratamento personalizado.

Quando pensamos em harmonização facial, como definir o que é “normal” ou o que é “belo”, sendo a beleza um conceito ambíguo, que depende de variáveis culturais, geográficas e temporais? Podemos começar pensando que normal é tudo aquilo que é repetido até ser identificado como padrão. Na natureza, por exemplo, é possível notar uma constante matemática presente em tudo, desde plantas e caracóis até a nossa dentição ou tamanho dos ossos da mão. Essa proporção é percebida de forma inconsciente desde que nascemos e repetida a ponto de nos ser muito familiar e de sua ausência nos causar até estranhamento.

Chamada de rácio dourado, seu valor do coeficiente de 1,618 (ou o inverso 0,628) é uma constante que passou a ser aplicada em projetos arquitetônicos e obras de arte. Uma forma de conceber criações que guardassem a maior quantidade possível dessas proporções, repetindo-as o bastante para que fossem consideradas não apenas familiares ou normais, mas que proporcionando pouquíssimo ou nenhum estranhamento pudessem vir a ser consideradas fundamentalmente “belas“.

A chamada proporção áurea foi o princípio utilizado pelo cirurgião norte-americano Stephen R. Marquardt para construir a Máscara Phi, um instrumento capaz de definir, medir e ajudar a desenvolver as proporções ideais do rosto, uma referência matemática para promover a harmonização facial.

Mas para que serve tudo isso?

Os recursos como cefalometria, rácio dourado e Máscara Phi são algumas das referências científicas utilizadas pelo médico na avaliação do rosto que ajudam a definir um tratamento personalizado para que seja possível produzir efeitos mais previsíveis e menos variáveis. A utilização desses recursos é o que diferencia a harmonização de embelezamento. Embora o processo possa produzir aparências mais interessantes, a ideia é oferecer uma postura diferente e de respeito em relação ao paciente, sem promessa de resultado, por isso a busca por suporte científico na avaliação.

Contudo, para produzir efeitos mais satisfatórios, em alguns casos pode ser necessário uma associação de técnicas. Confira como é possível combinar vários tratamentos para uma aparência mais natural, com apenas uma visita a clínica e o mínimo de interferência na rotina. Leia mais sobre harmonização facial com técnicas associadas.

Aguardamos ansiosos para responder quaisquer perguntas adicionais que você possa ter em nossa próxima consulta.
Fale conosco por WhatsApp (21) 990.039.072

Autor do conteúdo

foto de perfil do dr roberto chacur DR. ROBERTO CHACUR

Médico Cirurgião – Diretor da Clínica Leger
CRM-RJ 953687 | CRM-SP 124125 RQE-SP 33433

– Experiência de 14 anos trabalhando exclusivamente com pesquisa e realização de preenchimento
– Speaker no Congresso Mundial de Dermatologia (Milão, Itália)
– Coordenador do estudo de caso sobre Aumento de Glúteos com PMMA: um estudo de coorte de 10 anos (PRSGO Journal)
– Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento (Editora AGE)
– Instrutor do Workshop sobre Preenchimento de Glúteos e Goldincision (SP)
– Membro da Sociedade Americana de Laser para Medicina e Cirurgia (ASLMS)
– Associado à Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC)
– Residência em Cirurgia Geral pela Universidade Luterana do Brasil (RS)
– Formado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (RS)


💬 Precisa de ajuda?