Carregando...
Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Preenchimentos Dermatologia e Nutrologia Facial

Harmonização Facial com preenchimento e técnicas associadas

Harmonização Facial é o conjunto de processos que visa o equilíbrio das proporções faciais com objetivo de definir ou alterar o formato do rosto respeitando as linhas naturais da face para uma aparência mais harmônica. A harmonização do rosto é feita conforme a necessidade e propósito de cada pessoa, podendo incluir diferentes procedimentos estéticos como bichectomia, tratamento para papada, toxina botulínica, preenchimento, fios de sustentação, laser CO2 fracionado, ultrassom microfocado e até jato de plasma e tratamentos odontológicos, tudo dependendo da avaliação presencial.

desenho de rosto masculino e feminino com pontos ligados sobre as faces sugerem marcações no rosto para harmonização facial

Embora ajude a valorizar o rosto, é preciso adequar expectativas à realidade, pois harmonização é diferente de embelezamento, uma vez que a percepção de beleza depende de variáveis culturais, geográficas e temporais. A harmonização, por sua vez, é construída a partir do equilíbrio dos traços em cada formato de rosto, respeitando as linhas naturais do paciente e evitando qualquer exagero. Para isso a técnica utiliza conceitos de cefalometria e proporção, que ajudam a traçar um tratamento personalizado e produzir efeitos mais previsíveis, menos variáveis e uma aparência mais natural. O objetivo principal é contribuir para o bem-estar e reforço da autoestima, qualidades fundamentais da verdadeira beleza.

Este conceito está intimamente ligado a tratamentos que permitem a retomada rápida da rotina, por isso separamos algumas opções que podem ser associadas e que causam pouco ou nenhum prejuízo à conturbada agenda moderna. A lista de procedimentos é grande e você irá conhecer a maioria deles agora:

Preenchimento com ácido hialurônico para harmonização facial

Devido a sua ampla gama de possibilidades o procedimento mais utilizado para harmonização facial é o preenchimento com ácido hialurônico, técnica que ganhou ainda mais popularidade com o MD Codes. O preenchimento é uma das alternativas que possibilitam alterações expressivas na aparência sem a necessidade de corte, internação, cirurgia ou afastamento das atividades de rotina para recuperação.

O ácido hialurônico é um hidratante natural presente entre as células do corpo humano que tem como função principal reter líquido. Na medicina a molécula é utilizada como ativo de cosméticos e substância preenchedora, sendo uma das alternativas para modelar o contorno facial. O preenchimento é realizado com agulhas o que permite grande versatilidade podendo ser aplicado em qualquer região do rosto e modelado conforme a necessidade de volume e respeitando as linhas naturais do paciente para uma aparência sempre natural.

Como é feita a harmonização do rosto?

A harmonização facial com preenchimento busca equilibrar as proporções entre os terços do rosto. No terço superior, que é composto pela testa, região das sobrancelhas e vai até logo abaixo dos olhos, podem ser feitas eventuais correções volumétricas em pacientes específicos que apresentam perda de volume da fossa temporal ou casos de feminização facial. O efeito fox eyes para o lifting das sobrancelhas também produz uma expressiva modificação na aparência, mas requer avaliação presencial do médico para evitar que o look fique artificial.

No terço médio, o objetivo costuma ser o preenchimento das maçãs do rosto para projeção da região malar, que combinado com o preenchimento de linha da mandíbula é capaz de produzir um jogo de luz e sombra que dá a ilusão de redução das bochechas, produzindo o chamado efeito blush ou top model look. Além disso, o nariz, que compõe o eixo central do rosto junto com os olhos e a boca, pode passar por rinomodelação para projetar ou elevar sua ponta e até mesmo para disfarçar um nariz adunco.

No terço inferior temos ainda a possibilidade do preenchimento labial, normalmente realizado com ácido hialurônico para preservar a naturalidade, hidratação, textura e maciez da região, definindo o volume e contorno da boca. Se existirem, as rugas ao redor dos lábios também podem ser preenchidas na mesma sessão, ajudando no rejuvenescimento facial.

Preenchimento mandibular e de queixo

O preenchimento da mandíbula geralmente é associado ao preenchimento do queixo, extensão natural do maxilar inferior, que ainda pode receber preenchimento para harmonização com a linha da ponta do nariz. A linha entre o nariz e o queixo serve de guia para definir a quantidade de volume a ser implantado. Um nariz grande muitas vezes pode ser disfarçado com preenchimento de queixo, pelo equilíbrio das proporções. Preenchimento mandibular e de queixo são os procedimentos mais procurados na harmonização facial masculina.

Harmonização facial masculina

Cada vez mais preocupados com a aparência, os homens costumam ter especial interesse pela harmonização do rosto com preenchimento. A técnica é uma opção conveniente por ser discreta, sem cortes, curativos ou afastamento da rotina e por produzir ao mesmo tempo mudanças visíveis em curto período. Os procedimentos mais procurados na harmonização facial masculina são a definição do ângulo do maxilar com o preenchimento estendendo-se por toda a linha da mandíbula até o queixo. A toxina botulínica também costuma ser associada para amenizar ou prevenir os sinais da idade, além do preenchimento de rugas.

Associação de técnicas para harmonização facial

Além do preenchimento podem ser associadas outras técnicas como aplicação de fios de sustentação para lifting facial ou bichectomia para redução de bochechas com cirurgião plástico. Os sinais do envelhecimento como marcas de expressão, flacidez e manchas também interferem na aparência final. Tecnologias como laser CO2 fracionado para tratamento de rugas finas, ultrassom microfocado para estimulação de colágeno e até jato de plasma, caso necessário, para lifting de pálpebras, podem ser associadas. No vídeo abaixo a Dra. Danuza Dias fala sobre o papel da flacidez no contorno facial e quais as opções de tratamento, confira:

Os fios de sustentação podem ser utilizados quando o paciente apresenta uma flacidez mais expressiva e que pode ser minimizada sem cirurgia. Normalmente o próprio preenchimento realiza a bioestimulação de colágeno, reduzindo a flacidez e contribuindo para qualidade da pele. Contudo, em alguns casos pode ser preciso reposicionar os tecidos utilizando suturas absorvíveis ou não, que tensionam internamente os músculos e a pele ajudando a restaurar o contorno do rosto. Confira como são aplicados os fios de sustentação para tratamento da flacidez sem cirurgia

A bichectomia é uma cirurgia para afinar o rosto e retirar de forma total ou parcial as bolas de gordura das bochechas, chamadas de bolas de Bichat. O procedimento costuma ser indicado para rostos arrendondados quando o preenchimento do malar associado à definição da mandíbula não consegue uma redução efetiva das bochechas. A cirurgia não deixa cicatriz visível sendo realizada com um corte pela parte de dentro do rosto, em cerca de uma hora e com reduzido tempo de recuperação. Saiba mais sobre o tratamento e conheça nossa equipe de cirurgiões plásticos para bichectomia.

O laser CO2 fracionado é uma tecnologia que costuma ser associada para tratamento de rugas finas, manchas e da qualidade da pele. A ação do laser estimula a renovação da pele e a produção de um novo tecido uniforme, com menos rugas, manchas suavizadas e rico em colágeno. O laser CO2 contribui para revitalizar os atributos de qualidade da pele como maciez, textura, hidratação e brilho. Na hora de escolher um tratamento a laser é importante verificar se o equipamento utilizado é  aprovado pela Anvisa, o que reduz as chances de efeitos adversos e aumenta a probabilidade de alcançar o efeito desejado. Conheça nosso centro de tratamento a laser:

desenho de mulher com equipamento laser para estética ilustra link para pagina de centro de tratamento a laser

A associação de ultrassom microfocado também costuma ser indicada pelos médicos para reforçar o estímulo de colágeno promovido pelo preenchimento. O aparelho aprovado pela Anvisa produz micropontos de coagulação induzindo um processo inflamatório desde o músculo até a camada superficial da pele onde haverá produção de novo colágeno e consequente redução da flacidez. A tecnologia possibilita definir o contorno facial, ajudando a prevenir a perda de sustentação e minimizando os efeitos da diminuição natural de colágeno ao longo dos anos.

O lifting de pálpebras sem corte com jato de plasma também pode ser associado. A flacidez é  um dos sinais do envelhecimento e interfere diretamente no equilíbrio das linhas do rosto. O procedimento conhecido como blefaroplasma é uma alternativa à cirurgia de blefaroplastia. A tecnologia possibilita o tratamento da flacidez no consultório médico sem internação ou cirurgia. Um creme anestésico é aplicado cerca de meia hora antes do procedimento, que dura em média 15 minutos e permite retornar à rotina no mesmo dia.

A viabilidade de uma harmonização facial com preenchimento bem como a necessidade da associação de outras técnicas depende dos objetivos do paciente, bem como de suas condições físicas e histórico clínico, que serão analisados pelo médico em consulta presencial. Os desejos do paciente são o ponto de partida para o desenvolvimento de um tratamento personalizado, tranquilo e uma aparência natural.

Médicos capacitados em procedimentos com PMMA