Carregando...
Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Preenchimentos Dermatologia e Nutrologia Facial

Harmonização Facial com preenchimento

Harmonização Facial é o conjunto de processos que visa o equilíbrio das proporções faciais com objetivo de definir ou alterar o formato do rosto respeitando as linhas naturais da face para uma aparência mais harmônica. A harmonização do rosto é feita conforme a necessidade de cada paciente e pode incluir diferentes procedimentos como bichectomia, tratamento para papada, toxina botulínica, preenchimento, fios de sustentação e até tratamentos odontológicos, tudo dependendo da avaliação presencial.

Sabe-se que a beleza é um conceito subjetivo que depende de inúmeras combinações entre variáveis culturais, geográficas e temporais. Portanto, o que realizamos não pretende ser a resposta definitiva para uma beleza universal, mas um ponto de partida para harmonização facial em diferentes formatos de rosto. Uma possibilidade de suavizar traços, valorizar contornos e equalizar luz e sombra para uma composição mais conveniente das linhas da face, sempre respeitando as diferenças e os propósitos de cada paciente. O objetivo principal da harmonização facial é contribuir para o bem-estar e reforço da autoestima, qualidades fundamentais da verdadeira beleza.

O conceito de harmonização facial está intimamente ligado a tratamentos que permitem a retomada rápida da rotina, por isso separamos algumas opções de procedimentos que podem ser associados e que causam pouco ou nenhum prejuízo à conturbada agenda moderna.

Preenchimento com ácido hialurônico para harmonização facial

Devido a sua ampla gama de possibilidades o procedimento mais utilizado para harmonização facial é o preenchimento com ácido hialurônico. O preenchimento está na lista de procedimentos que possibilitam alterações expressivas na aparência sem a necessidade de corte, internação, cirurgia ou afastamento das atividades de rotina para recuperação.

O ácido hialurônico é um hidratante natural presente entre as células do corpo humano que tem como função principal reter líquido. Na medicina a molécula é utilizada como ativo de cosméticos e substância preenchedora. O produto é uma das alternativas para modelar o contorno facial, criando harmonização facial. O preenchimento é realizado com agulhas o que permite grande versatilidade podendo ser aplicado em qualquer região do rosto e modelado conforme a necessidade de volume e respeitando as linhas naturais do paciente para uma aparência sempre natural.

O que faz a harmonização do rosto?

A harmonização facial com preenchimento busca equilibrar as proporções entre os terços do rosto. O terço superior, que é composto pela testa e região das sobrancelhas dificilmente precisa de correção volumétrica, exceto pacientes específicos que apresentam perda de volume da fossa temporal ou casos de feminização facial.

No terço médio, o objetivo costuma ser o preenchimento das maçãs do rosto para projeção da região malar, que combinado com o preenchimento de linha da mandíbula é capaz de produzir um jogo de luz e sombra que dá a ilusão de redução das bochechas, produzindo o chamado efeito blush ou top model look. O preenchimento da mandíbula geralmente é associado ao preenchimento do queixo, extensão natural do maxilar inferior, que pode receber preenchimento para harmonização com a linha da ponta do nariz. A rinomodelação também pode ser associada para projetar ou elevar sua ponta e até mesmo para disfarçar um nariz adunco.

Na parte inferior do rosto temos ainda a possibilidade do preenchimento labial, normalmente realizado com ácido hialurônico para preservar a naturalidade, hidratação textura e maciez da região, definindo o volume e contorno da boca, se existirem, as rugas ao redor dos lábios também podem ser preenchidas na mesma sessão, ajudando no rejuvenescimento facial.

Harmonização facial masculina

Cada vez mais preocupados com a aparência, os homens costumam ter especial interesse pela harmonização do rosto com preenchimento. Uma opção conveniente por ser discreta, sem cortes curativos ou afastamento da rotina e que ao mesmo tempo produz mudanças visíveis em curto período. Os procedimentos mais procurados na harmonização facial masculina são a definição do ângulo do maxilar com o preenchimento estendendo-se por toda a linha da mandíbula até o queixo. A toxina botulínica também costuma ser associada para amenizar ou prevenir os sinais da idade. Veja mais sobre preenchimento de rugas.

A viabilidade de uma harmonização facial com preenchimento bem como a necessidade da associação de outras técnicas depende dos objetivos do paciente, bem como de suas condições físicas e histórico clínico, que serão analisados pelo médico em consulta presencial. Os desejos do paciente são o ponto de partida para o desenvolvimento de um tratamento personalizado, tranquilo e uma harmonização facial com respeito as linhas naturais.