Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Preenchimentos Dermatologia e Nutrologia Facial

Harmonização Facial com preenchimento e técnicas associadas

A harmonização facial dos famosos atrai cada vez mais curiosos pela possibilidade de renovar o visual sem cortes. Mas para entender o que é harmonização facial é importante lembrar que uma boa aparência depende de variáveis culturais, geográficas e temporais, sendo o ideal adotar os traços do próprio paciente como referência para evitar uma aparência artificial e assim desenvolver autoestima e bem-estar, componentes da verdadeira beleza .

O que é Harmonização Facial

Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos, em geral não-cirúrgicos, que buscam valorizar a aparência trabalhando o equilíbrio das proporções do rosto a partir das características físicas do próprio paciente, podendo ainda amenizar os sinais da idade, quando necessário.

Ao longo do texto você vai entender melhor todos os pontos deste conceito, mas de todos os argumentos que iremos detalhar podemos antecipar que a ideia chama a atenção por quê:

– é feito predominantemente sem cortes;
– tem desconforto mínimo;
– permite o retorno à rotina em curto período;
– propõe um novo conceito de beleza;
– valoriza os traços do próprio paciente;
– trabalha o equilíbrio do rosto como um todo;
– atende as mais variadas insatisfações com a aparência;
– permite a participação ativa do paciente;
– colabora para o rejuvenescimento;
– utiliza conceitos científicos;
– oferece maior previsibilidade da aparência final;
– tem menor risco de exageros;
– possibilita uma aparência mais natural;
– facilita a conquista do objetivo;
– reforça a autoestima e o bem-estar, componentes da verdadeira beleza.

E o melhor: tem valor acessível, pois pode ser feito em etapas.

Como é feita a harmonização facial?

A harmonização facial é feita na maioria das vezes com preenchimento. A técnica é versátil, possibilita alterações expressivas na aparência, pode ser realizada com anestesia local no próprio consultório médico, sem cortes ou internação e com reduzido tempo de recuperação. Veja a explicação do Dr. Roberto Chacur no vídeo abaixo:

O primeiro passo é a consulta presencial com o médico, quando é feita uma avaliação global da face. Dependendo da indicação e da disponibilidade tudo pode ser realizado no mesmo dia. As características físicas de cada um são a principal referência para iniciar um tratamento personalizado, que utilizando conceitos como cefalometria e proporção atenda não apenas insatisfações pontuais, mas promova uma harmonia full face.

Em seguida os terços do rosto são fotografados em três dimensões e analisados com a ajuda de um programa de computador* que mostra o antes e depois ainda na avaliação presencial. Essa tecnologia permite também calcular a quantidade de implante necessário para atingir o objetivo pretendido, o que facilita estimar o preço final.

desenho de rosto ilustra a divisão dos terços

As proporções entre a parte superior, média e inferior da face costumam ser o ponto de partida. Cada pessoa tem suas peculiaridades, mas ao analisar cada um dos terços podemos perceber algumas necessidades mais comuns, entre elas:

terço superior: prevenção ou tratamento de rugas na testa, entre as sobrancelhas e no canto externo dos olhos, os famosos pés de galinha.

terço médio: criação do chamado top model look que valoriza as maçãs do rosto, além de elevação da ponta nasal e correção de nariz adunco, quando necessário.

terço inferior: correção volumétrica labial e definição do formato do rosto com mandíbula marcada e queixo alinhado com o nariz, formando um efeito blush permanente sem maquiagem.

Quanto tempo dura o resultado?

Os resultados podem durar entre um a quatro anos quando adotados produtos temporários ou serem permanentes, quando utilizados produtos definitivos. A escolha do produto depende do que for sugerido pelo médico e da decisão do paciente.

Quanto tempo dura cada sessão?

A sessão pode durar de 30 minutos a uma hora, dependendo do tamanho e da quantidade de regiões a serem tratadas. Conforme a disponibilidade de agenda e do que for indicado pelo médico, o processo pode ser dividido em etapas, demandando mais de uma visita ao consultório.

A realização em etapas facilita a viabilidade financeira, com o valor sendo acertado ao final de cada etapa. O método também ajuda a controlar o aspecto final, pois as modificações na aparência podem ser acompanhadas com calma durante o intervalo entre as sessões, contribuindo para prevenir exageros e uma aparência artificial.

Posso voltar a trabalhar no mesmo dia?

Sim. A única restrição está na exposição solar, que deve ser evitada por sete dias para prevenir a formação de manchas. Quando for indispensável é necessário manter a área tratada coberta com boné ou chapéu e usar protetor solar.

Quando poderei ver o resultado?

desenho de rosto masculino e feminino com pontos ligados sobre as faces sugerem marcações no rosto para harmonização facial
O resultado pode ser visto antes mesmo de iniciar, na projeção feita pelo computador*; durante o procedimento, com o paciente opinando ativamente na frente do espelho; e ao final da sessão. Contudo a aparência final tende a ser visível em 7 a 15 dias depois, com a redução do inchaço.

Como é realizada a harmonização do rosto?

A harmonização do rosto é realizada com anestesia local no próprio consultório geralmente utilizando preenchimento, uma técnica versátil que possibilita mudanças expressivas sem cirurgia e retorno à rotina no mesmo dia.

No entanto, conforme a necessidade e propósito de cada pessoa, podem ser incluidos outros procedimentos estéticos como: bichectomia, redução de papada, toxina botulínica, fios de sustentação, laser CO2 fracionado, ultrassom microfocado e até jato de plasma e cuidados odontológicos, tudo vai depender da avaliação presencial.

Como é a recuperação?

Durante a recuperação pode haver inchaço, vermelhidão e sensibilidade, mas isso não impede a retomada das atividades no mesmo dia. A única recomendação é evitar exposição ao sol para prevenir manchas e usar protetor solar, além de chapéu ou boné quando for preciso sair.

Quais outros cuidados devo tomar?

É importante verificar no site da Anvisa se as marcas comerciais a serem utilizadas podem ser comercializadas no Brasil. Para ter certeza de que os produtos e tecnologias anunciados correspondem aos que serão utilizados solicite sempre que os materiais sejam abertos na sua frente e aproveite para conferir a validade. Antes de agendar peça para que a clínica lhe envie o alvará da Vigilância Sanitária atestando condições ideais de higiene. Desconfie de ofertas para fazer em casa, em quartos de hotel ou com produtos manipulados.

Qual profissional pode fazer?

Depende do procedimento. Quanto ao preenchimento, embora não exista uma definição explícita da Anvisa, a Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que, além de realizar, os médicos são os únicos profissionais capazes também de tratar eventuais complicações. Outros casos como, por exemplo, a bichectomia, deve ser realizada por cirurgião plástico, enquanto para clareamento dental é mais indicado procurar um dentista.

Para quem é indicado?

A harmonização do rosto é recomendada para quem deseja renovar seu visual. Mais do que qualquer estereótipo físico entre homens e mulheres, na verdade, independente de gênero, idade ou raça, o principal objetivo é contribuir para autoestima e bem-estar, componentes da verdadeira beleza.

Para isso a técnica utiliza conceitos de cefalometria e proporção, que ajudam a traçar um plano personalizado e produzir efeitos mais previsíveis, menos variáveis e uma aparência mais natural.

Este conceito está intimamente ligado à retomada rápida da rotina, por isso separamos algumas opções que podem ser associadas e que causam pouco ou nenhum prejuízo à conturbada agenda moderna. A lista é grande e você irá conhecer a maioria agora:

Preenchimento com ácido hialurônico

Devido a sua ampla gama de possibilidades o ácido hialurônico é um preenchedor que ganhou ainda mais popularidade com o MD Codes.

O produto é natural, absorvível e possibilita alterações expressivas na aparência, podendo ainda ser removido em caso de insatisfação. Tudo sem a necessidade de corte ou internação pois é realizado com agulhas e implantes líquidos, o que permite grande versatilidade e o retorno à rotina no mesmo dia.

O ácido hialurônico é um hidratante natural presente entre as células do corpo humano que tem como função principal reter líquido. Na medicina a molécula é utilizada como ativo de cosméticos e substância preenchedora, sendo uma das alternativas para modelar a face.

Este implante pode ser realizado em qualquer região, que é modelada conforme as necessidades de formato e volume. Assim é possível respeitar as individualidades e obter uma aparência mais natural.

Preenchimento com PMMA

PMMA é um produto particulado com marcas comerciais liberadas pela Anvisa para correção volumétrica de qualquer região. Utilizado na área da saúde há mais de 80 anos, demonstrando ser uma substância biologicamente compatível com o corpo humano que vem sendo aplicado como preenchedor nas últimas três décadas.

Durante esse período o PMMA passou por sucessivas evoluções até chegar a atual fórmula. A quarta geração traz um produto mais puro, com microesferas de tamanho regular e superfície nano texturizada, fatores que reduzem consideravelmente o risco de granuloma, infecção, alergia e rejeição, além de aumentarem a fixação e o estímulo à produção de colágeno pelo aumento da superfície de contato com o tecido.

Outros dois estudos científicos recentes apontam chances reduzidas de complicações com PMMA. O primeiro foi divulgado em 2016 durante o 1° Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos através de pesquisa realizada com 36 médicos de todo o Brasil que analisou 87.371 aplicações de PMMA e registrou apenas 719 complicações, o equivalente a 0,823% do total.

O segundo foi publicado na revista Plastic and Reconstructive Surgery, um periódico da Sociedade Americana de Plástica, em junho de 2019. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAEE número 86722118.8.0000.5291), o relato de caso feito pelo Grupo de Pesquisa Leger que acompanhou mais de 1.500 pacientes por 10 anos apontou um índice de intercorrência inferior a 2% em quase 3.000 sessões de aumento de glúteos com PMMA.

Médicos capacitados em PMMA

Como fazer harmonização do rosto?

A harmonização do rosto busca equilibrar as proporções entre a parte superior, média e inferior da face:

No terço superior, que é composto pela testa e região das sobrancelhas, podem ser feitas eventuais correções volumétricas em situações específicas de perda de volume da fossa temporal ou em casos de feminização facial.

O efeito fox eyes para o lifting das sobrancelhas também pode contribuir com uma expressiva modificação na aparência da região. Converse com seu médico sobre as opções para você e previna um look artificial.

No terço médio, o objetivo costuma ser a projeção dos ossos zigomáticos acima das bochechas, na região malar. Bioestimuladores de colágeno também podem ser aplicados para prevenir a perda de firmeza e formação do bigode chinês, sem alterar volume.

Outro objetivo muito comum é o efeito blush que ajuda a reduzir as bochechas e trazer um visual mais imponente. Para isso normalmente o preenchimento malar é associado ao mandibular. A combinação colabora para um jogo de luz e sombra e a criação do chamado top model look.

O tamanho e o formato do nariz também costumam ser queixas frequentes. Com a rinomodelação é possível projetar ou elevar a ponta nasal harmonizando o eixo central composto também pelos olhos e pela boca. Além disso é possível reduzir levemente as asas nasais e até mesmo disfarçar um nariz adunco.

No terço inferior temos ainda a possibilidade do preenchimento labial para equilibrar volume ou definir o contorno da boca. O ácido hialurônico é a substância mais indicada para uma aparência natural, pois ajuda a preservar a naturalidade, hidratação, textura e maciez da região.

A harmonia depende tanto do equilíbrio das proporções quanto da ausência de sinais de envelhecimento. O rejuvenescimento pode ser um objetivo secundário. Sinais da idade como rugas ao redor dos lábios, bigode chinês, linhas de marionete e até mesmo olheiras profundas, se existirem, podem ser preenchidos na mesma sessão.

Mandíbula e queixo

Mandíbula e queixo geralmente são associados sendo ambos preenchidos por formarem uma extensão natural do maxilar inferior. A combinação também é uma das mais procuradas pelos homens.

O equilíbrio das proporções possibilita, por exemplo, que um nariz grande possa ser disfarçado ao preencher o mento. Por sua vez, a projeção do mento é limitada pela ponta do nariz. Quando vistos de perfil uma linha imaginária serve de guia para definir a quantidade a ser implantada.

Harmonização facial masculina

Cada vez mais preocupados com a aparência, os homens costumam ter especial interesse na técnica por ser discreta, sem cortes, curativos ou afastamento da rotina e por produzir ao mesmo tempo mudanças visíveis em curto período. Na ala masculina existe uma grande procura pela definição da linha da mandíbula, buscando uma aparência mais forte e viril.

Somente após a avaliação presencial é possível definir as áreas a serem preenchidas. A área de abrangência vai desde o ângulo do maxilar até o queixo, passando por toda a linha da mandíbula. A toxina botulínica também pode ser associada para amenizar ou prevenir os sinais da idade, além do preenchimento de rugas.

Associação de técnicas para fazer harmonização facial

Para obter uma aparência mais natural é muito comum a associação de técnicas, entre elas a aplicação de fios de sustentação para rejuvenescimento ou bichectomia para redução de bochechas com cirurgião plástico.

Os sinais do envelhecimento como marcas de expressão, flacidez e manchas também interferem na aparência final. Tecnologias como: laser CO2 fracionado para redução de marcas de expressão, ultrassom microfocado para estimulação de colágeno e até jato de plasma, quando necessário, para lifting de pálpebras, podem ser associadas.

No vídeo abaixo a Dra. Danuza Alves fala sobre como a perda de sustentação interfere no visual e quais as alternativas para tratar, confira:

Os fios de sustentação podem ser utilizados quando há uma flacidez mais expressiva, sendo uma alternativa ao lifting cirúrgico. A aplicação é realizada no próprio consultório médico, com anestesia local e retorno à rotina no mesmo dia.

As suturas reposicionam os tecidos e influenciam na firmeza. Confira como são aplicados os fios de sustentação.

Bichectomia é um procedimento cirúrgico para afinar o rosto retirando total ou parcialmente as bolas de gordura das bochechas, chamadas de bolas de Bichat. Discreta, não deixa cicatriz visível, é realizada em cerca de uma hora e tem reduzido tempo de recuperação.

Muitas vezes a projeção malar associada à definição do maxilar pode ter efeito semelhante, consulte seu médico. Saiba mais detalhes e conheça nossa equipe de cirurgiões plásticos para bichectomia.

laser CO2 fracionado é uma tecnologia que costuma ser associada para tratar rugas finas, manchas e a qualidade da pele. A ação do laser estimula a renovação celular e a produção de um novo tecido firme e uniforme.

O laser CO2 contribui para revitalizar os atributos como maciez, textura, hidratação e brilho da pele. Uma tecnologia aprovada pela Anvisa, o que reduz as chances de efeitos adversos e aumenta a probabilidade de alcançar o aspecto desejado. Confira o vídeo abaixo:

Conheça nosso Centro de Laser:

desenho de mulher com equipamento laser para estética ilustra link para pagina de centro de tratamento a laser

A associação de ultrassom microfocado também costuma ser indicada pelos médicos para reforçar o estímulo de colágeno promovido pelos preenchedores. O aparelho produz micropontos de coagulação induzindo um processo inflamatório desde o músculo até a camada superficial da pele onde haverá produção de novo colágeno e consequente redução do aspecto flácido. A tecnologia aprovada pela Anvisa é ainda uma opção para prevenir sinais do envelhecimento desde os 30 anos.

O lifting de pálpebras sem corte com jato de plasma também pode ser associado. Alternativa à blefaroplastia, o aparelho de blefaroplasma é uma tecnologia aplicada no consultório médico que ajuda a reduzir o excesso de pele sem internação. Um creme anestésico é aplicado cerca de meia hora antes do procedimento, que dura em média 15 minutos e permite retornar à rotina no mesmo dia.

Próximos passos

A viabilidade de uma harmonização facial com preenchimento bem como a necessidade da associação de outras técnicas depende dos objetivos do paciente, bem como de suas condições físicas e histórico clínico, que serão analisados pelo médico em consulta presencial. Uma avaliação profissional que leve em consideração os desejos do paciente são o ponto de partida para o desenvolvimento de um tratamento personalizado, tranquilo e uma aparência natural.

Fale conosco por WhatsApp (21) 990.039.072
Aguardamos ansiosos para responder quaisquer perguntas adicionais que você possa ter em nossa próxima consulta.

Autor do conteúdo

foto de perfil do dr roberto chacur DR. ROBERTO CHACUR

Médico Cirurgião – Diretor da Clínica Leger
CRM-RJ 953687 | CRM-SP 124125 RQE-SP 33433

– Experiência de 14 anos trabalhando exclusivamente com pesquisa e realização de preenchimento
– Speaker no Congresso Mundial de Dermatologia (Milão, Itália)
– Coordenador do estudo de caso sobre Aumento de Glúteos com PMMA: um estudo de coorte de 10 anos (PRSGO Journal)
– Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento (Editora AGE)
– Instrutor do Workshop sobre Preenchimento de Glúteos e Goldincision (SP)
– Membro da Sociedade Americana de Laser (ASLMS)
– Associado à Sociedade Brasileira de Laser (SBLMC)
– Residência em Cirurgia Geral pela Universidade Luterana do Brasil (RS)
– Formado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (RS)

*Tecnologia disponível somente na clínica de São Paulo.