Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 7h às 23h | Sábado das 9h às 17h

Leger iso-9001

Conheça a equipe Leger de Nutrologia e Medicina Integrativa

Que tal cuidar da sua saúde e não apenas esperar para quando precisar tratar alguma eventual doença?

Esse é um olhar importante da Nutrologia e da Medicina Integrativa sobre a qualidade de vida dos pacientes. A principal conexão entre esses dois campos está na relação entre alimentação e saúde. Atualmente, uma extensa parcela de doenças surge em decorrência de uma alimentação inadequada, seja em quantidade ou em qualidade.

O acompanhamento de um médico nutrólogo e da medicina integrativa é indicado para qualquer idade e é fundamental para o equilíbrio da saúde e do bem-estar. A Leger possui uma equipe de nutrologia e medicina integrativa atendendo nas clínicas de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Durante o acompanhamento clínico, esses profissionais estabelecem uma avaliação global para refletir de que forma a incorporação de hábitos alimentares mais saudáveis irá ser benéfica para o paciente e trará mais qualidade de vida e bem-estar. Existem várias doenças que podem ser evitadas apenas com hábitos mais saudáveis, como por exemplo: hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose e colesterol, obesidade, entre outras.

Normalmente, as queixas mais comuns dos pacientes são: insônia, falta de disposição para realizar atividades, dores de cabeça, saúde capilar, falta de libido, sobrepeso e dificuldade em emagrecer, dificuldade em ganhar massa muscular. Primeiramente, o médico escutará o paciente, fará algumas perguntas e solicitará exames clínicos para analisar as possíveis causas dos problemas apresentados.

Como resolução dessas queixas e adoção de medidas preventivas para melhora da saúde, os profissionais podem orientar ajustes na alimentação, prescrever reposição hormonal, vitamínica e medicações quando necessário, além de propor a adoção de uma rotina mais saudável que também inclua atividade física.

Conheça nossos profissionais empenhados na busca por qualidade de vida a todos os pacientes:

Clique aqui em marque sua consulta agora.

Saúde e qualidade de vida

A medicina integrativa propõe-se a analisar detalhadamente as causas das doenças para, em seguida, buscar o tratamento adequado para cada caso. Assim, por meio de métodos terapêuticos, controle do estresse, mudanças na alimentação e adoção de práticas mais saudáveis e de autocuidado, essa área da medicina atua na prevenção, na manutenção e na promoção da saúde. Desse modo, ao preocupar-se com o bem-estar não apenas físico, mas também mental, emocional e social, a medicina integrativa tem um impacto direto na vida dos pacientes.

A nutrologia, por sua vez, é a especialidade médica que associa doenças e alimentação, avaliando a relação entre nutrientes e medicação. O nutrólogo é o médico que auxilia o paciente na realização de suplementação, na correção de hábitos alimentares, na identificação de desequilíbrios hormonais ou enzimáticos e na verificação de carência de vitaminas e minerais. Além disso, atua no equilíbrio da saúde, dedicando-se à prevenção ou fortalecimento do corpo diante de outros tratamentos.

Dessa forma, a nutrologia e a medicina integrativa possuem muitos pontos em comum e podem caminhar juntas. Inclusive, muitos médicos se especializam nas duas áreas e as utilizam de forma conjunta no cotidiano profissional.

💬 Precisa de ajuda?