Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 7h às 23h | Sábado das 9h às 17h
Voltar

Leger iso-9001

Voltar

Efeito bioestimulador da hidroxiapatita de cálcio nos glúteos; Entenda

A hidroxiapatita de cálcio (CaHA) é um preenchedor biocompatível amplamente utilizado em diversas áreas da medicina, incluindo a harmonização dos glúteos. Além de proporcionar volume, ela estimula a produção de colágeno de forma progressiva nos meses seguintes após o procedimento.

Quando injetada na região glútea, a substância atua inicialmente como um volumizador, trazendo um efeito imediato devido à presença do gel preenchedor. No entanto, o grande destaque deste procedimento é o seu resultado progressivo, que se manifesta ao longo do tempo graças à bioestimulação do colágeno.

O efeito ‘rejuvenescedor’ promovido pelo bioestimulador acontece pelo surgimento de uma nova malha de colágeno e vasos sanguíneos, que somados ao aumento inicial de volume, torna o tratamento uma excelente opção para mulheres que desejam melhorar o contorno dos glúteos com resultados naturais.

No mercado brasileiro, além da hidroxiapatita, existem quatro produtos preenchedores com marcas comerciais aprovadas pela Anvisa, são eles: policaprolactona, ácido polilático, ácido hialurônico e PMMA. Neste artigo exploraremos as características, indicações e segurança do uso da hidroxiapatita de cálcio na região dos glúteos, com base em evidências científicas e práticas clínicas.

Efeito bioestimulador traz melhora progressiva até 6 meses após o procedimento

Segundo o Dr Roberto Chacur, médico cirurgião (RQE 33433), especialista que trabalha exclusivamente com preenchimento de glúteos no Brasil, uma das principais vantagens da hidroxiapatita de cálcio é a sua capacidade de estimular a neocolagênese nos meses seguintes após a sua aplicação, ou seja, a formação de um ‘novo colágeno’ que passa a crescer progressivamente na região.

Além disso, o médico cita outras características da hidroxiapatita de cálcio para os glúteos, como a melhora da circulação na pele e sua contribuição no tratamento para diminuição da celulite com GoldIncision.

A verdadeira transformação acontece ao longo do tempo”, destaca o Dr. Chacur.

Este processo contínuo de remodelação e favorecimento da qualidade da pele é a principal razão pela qual os pacientes observam resultados cada vez mais diferenciados com o passar dos meses.

Mecanismo de ação da hidroxiapatita de cálcio no estímulo do colágeno 

Conforme o veículo da hidroxiapatita de cálcio vai sendo absorvido pelo organismo, ele deixa para trás microesferas de CaHA​​, que funcionam como um estímulo constante para o tecido, desencadeando uma resposta inflamatória controlada que ativa os fibroblastos responsáveis pela produção de colágeno.

Este aumento na produção de colágeno contribui para firmeza, elasticidade e espessura da pele ao redor dos glúteos, ajudando na melhora dos resultados estéticos​​. Esse efeito prolongado é uma das principais características do uso de CaHA em procedimentos estéticos, especialmente em áreas como os glúteos.

Os pacientes que realizam o procedimento podem observar melhorias estéticas até 6 meses após a aplicação do produto.Confira abaixo as fases da bioestimulação de colágeno ao longo dos meses após o preenchimento com hidroxiapatita de cálcio.

Fases da bioestimulação de colágeno ao longo dos meses

  • Imediata (Primeiras semanas):

      • Ocorre um ganho de volume inicial imediatamente após a aplicação da hidroxiapatita de cálcio.
      • Redução de irregularidades e melhora do contorno corporal devido ao efeito do preenchimento.
  • Intermediária (1 a 3 meses):

    • O gel que serve como “veículo” para as microesferas de CaHA começa a ser absorvido pelo organismo, fazendo com que estas microesferas sejam ativadas, intensificando o processo de bioestimulação de colágeno.
    • Começa a haver uma progressão na firmeza e textura da pele devido à formação do novo colágeno.
    • Redução da flacidez, com melhora gradual da elasticidade e do tônus cutâneo.
  • Longo Prazo (3 a 6 meses ou mais):

    • As microesferas de CaHA continuam a estimular fibroblastos na pele, aumentando a produção de colágeno.
    • A produção de colágeno atinge seu pico, proporcionando um efeito ‘lifting’ natural e duradouro.
    • Melhoria contínua da textura, firmeza e elasticidade da pele na região glútea.
    • Os resultados se estabilizam, com a área tratada mantendo uma aparência rejuvenescida e natural por até dois anos, dependendo da resposta individual do paciente e dos cuidados pós-procedimento​​.

Formas concentrada e diluída da hidroxiapatita de cálcio (CaHA) podem ser utilizadas para diferentes objetivos 

O Dr. Roberto Chacur destaca ainda a diferença entre as formas concentrada e diluída da hidroxiapatita de cálcio (CaHA) que podem ser utilizadas para objetivos distintos no tratamento estético da região dos glúteos.

A forma concentrada da hidroxiapatita de cálcio (CaHA) é ideal para aumentar o volume dos glúteos, melhorando contornos e realçando áreas específicas do bumbum. Esta formulação geralmente tem uma concentração de 30% de CaHA.

A forma diluída da hidroxiapatita de cálcio (CaHA) é mais utilizada para melhorar a textura geral e flacidez da pele ao redor dos glúteos, permitindo uma distribuição mais uniforme do produto, com um efeito bioestimulador mais “espalhado” ao longo de toda a pele. Isso estimula a neocolagênese de maneira mais efetiva. 

A forma diluída pode ser obtida misturando-se o produto original com uma solução salina ou anestésico, resultando em uma menor concentração da substância.

É seguro aplicar hidroxiapatita de cálcio nos glúteos?

A hidroxiapatita de cálcio é considerada uma opção interessante e amplamente validada pela literatura científica no que diz respeito a procedimentos de preenchimento e harmonização dos glúteos.

Sua composição química é similar à dos minerais presentes nos ossos e dentes humanos, o que garante sua biocompatibilidade e minimiza a possibilidade de reações adversas. (Chacur, 2018)​​

A ANVISA e outras agências reguladoras internacionais aprovam o uso de CaHA (hidroxiapatita de cálcio) para preenchimentos estéticos na região glútea, reconhecendo seu perfil de segurança em tratamentos estéticos corporais.

É importante ressaltar que o procedimento deve ser realizado por um médico qualificado e experiente, utilizando técnicas apropriadas especialmente no método GoldIncision para tratamento da celulite na qual o Dr. Chacur recomenda o uso de microcânulas em movimento contínuo para evitar a formação de nódulos e garantir uma distribuição homogênea do produto. 

Efeitos Colaterais e Complicações

As complicações mais comuns associadas à aplicação de hidroxiapatita de cálcio na região dos glúteos incluem inchaço, equimoses (hematomas) e desconforto temporário no local da aplicação. 

Complicações mais graves, como infecção e granulomas, são raras. Atualmente com a maior disponibilidade de marcas industrializadas que obedecem rígidos padrões de qualidade, incluindo veículos mais puros, as chances de infecção são reduzidas. Outra característica importante é o tamanho das partículas que deve ser em média de 40 micras, para maior bioestimulação e menor possibilidade de granuloma.

A longo prazo, a hidroxiapatita de cálcio é metabolizada pelo organismo de forma similar ao tecido ósseo, sendo necessário repor o volume absorvido para preservar os efeitos.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology, os autores relataram que “complicações associadas às injeções de hidroxiapatita de cálcio são raras, sendo em sua maioria temporárias (URDIALES-GÁLVEZ et al., 2018).

Outras indicações para a CaHA na região dos glúteos

Além da bioestimulação de colágeno e do aumento de volume, outras indicações para o preenchimento com hidroxiapatita de cálcio (CaHA) na região glútea incluem:

Melhora da região do sulco entre os glúteos

A hidroxiapatita de cálcio pode ser injetada para criar ou realçar o sulco entre os glúteos, melhorando a definição e a estética da região.

Celulite

A hidroxiapatita de cálcio (CaHA) pode ser utilizada como parte do tratamento da celulite, podendo ser associada ao descolamento, no método GoldIncision.

A substância ajuda na estimulação de colágeno e vasos sanguíneos, contribuindo para redução da flacidez, definição corporal, nutrição dos tecidos e qualidade da pele. Realizada a bioestimulação, as fibroses que puxam a pele e formam a celulite são descoladas uma a uma, nivelando a pele.

Correção de assimetrias: 

A hidroxiapatita de cálcio (CaHA) pode ser utilizada para corrigir assimetrias entre os glúteos, equilibrando o volume e a forma. Ela ajuda a suavizar transições abruptas e criar um perfil mais uniforme, o que é especialmente útil quando uma nádega é naturalmente mais elevada ou mais cheia que a outra. 

Além disso, a CaHA também é eficaz no preenchimento de depressões ou áreas afundadas que causam assimetria, nivelando a superfície da pele e contribuindo para uniformidade dos glúteos. 

Após procedimentos cirúrgicos, a CaHA pode corrigir deformidades e assimetrias resultantes, proporcionando um resultado estético mais natural e equilibrado.

É seguro usar hidroxiapatita de cálcio nos glúteos?

Sim, a hidroxiapatita de cálcio (CaHA) é considerada uma opção importante e amplamente validada para procedimentos estéticos pela literatura científica, incluindo a região dos glúteos. A substância é aprovada pela ANVISA e outras agências reguladoras internacionais para uso em diversos procedimentos estéticos. Sua composição é similar aos minerais dos ossos e dentes humanos, tornando-a biocompatível com o organismo e minimizando reações adversas.

De que forma é realizado o procedimento?

O procedimento de preenchimento de glúteos com hidroxiapatita de cálcio utiliza microcânulas para injetar a CaHA no tecido subcutâneo, músculo ou periósteo, de acordo com o objetivo do tratamento (ganho de volume, bioestimulação, entre outros). A técnica de aplicação correta minimiza o risco de nódulos e garante uma distribuição homogênea do produto, por isso, é importante que o procedimento seja feito por um médico qualificado;

Em quanto tempo verei todos os resultados?

Os resultados iniciais em ganho de volume são visíveis após a aplicação, devido ao efeito volumizador do gel preenchedor. Além disso, ao longo dos 6 primeiros meses após o procedimento ocorre uma melhora gradual na textura e firmeza da pele, devido ao efeito bioestimulador de colágeno (neocolagênese). Essa melhora promovida pela bioestimulação de colágeno costuma atingir seu pico entre 3 a 6 meses após o procedimento.

Os resultados obtidos com a hidroxiapatita de cálcio são permanentes?

Os efeitos e resultados obtidos com o preenchimento de hidroxiapatita de cálcio (CaHA) nos glúteos podem durar de um a dois anos. As partículas são absorvidas pelo organismo ao longo de 12 meses, mas os efeitos podem permanecer por mais tempo. Este tempo de duração depende de vários fatores, incluindo a quantidade injetada, a área tratada e as características individuais do paciente, como metabolismo e estilo de vida . No entanto, a melhora na firmeza e elasticidade da pele obtida com a CaHA pode ser perceptível por um período prolongado, mesmo após a degradação completa das microesferas de CaHA . A melhora na pele permanece devido ao colágeno novo formado durante o período de bioestimulação, contribuindo para a firmeza e espessura da pele . Portanto, mesmo que os efeitos volumétricos imediatos diminuam, a qualidade da pele pode continuar melhorada além do período de dois anos, embora um tratamento de manutenção seja recomendado para preservar os resultados

Quais cuidados devo ter após o preenchimento de glúteos com hidroxiapatita de cálcio?

A única restrição é quanto a realização de esforço físico intenso por pelo menos sete dias após o procedimento. Atividades como sentar, dirigir e trabalhar são permitidas. Reavaliações e possíveis sessões complementares podem ser realizadas após 30 dias.

💬 Precisa de ajuda?