Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificações

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

MD Codes para Rejuvenescimento Facial

locais dos md codesMD Codes é uma técnica de preenchimento facial de rejuvenescimento e sustentação facial que utiliza preenchedores à base de ácido hialurônico. O protocolo do MD Codes ou "CÓDICOS MÉDICOS" chegou ao Brasil em junho de 2016.

MD codes é uma técnica de aplicação de ácido hialurônico para rejuvenescimento facial. O resultado é um efeito lifting de estimulação de colágeno e reposição do tecido perdido com o passar dos anos. O md codes pode servir como um guia de procedimento estético, mas para a aplicação adequada é necessária a avaliação individual de cada paciente. O ácido hialurônico é uma substância biologicamente compatível com o organismo, que é indicado para pontos específicos do rosto, como o bigode chinês, onde contribui para o lifting facial. Apesar da substância durar em média um ano, os efeitos da estimulação do colágeno continuam contribuindo para qualidade geral da pele no longo prazo. O procedimento é realizado com ácido hialurônico segundo as diretrizes do MD Codes e pode ser feito para revitalizar a aparência da pele.

Endereço RJ: Av. das Américas, 3301, bloco 4, sala 301 - Barra da Tijuca
Fone: 55 (21) 4063-8333 / 2492-0053
Endereço SP: Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207 - Moema
Fone: 55 (11) 4063-3338 / 2228-0531
Endereço Porto Alegre: Rua Dr. Guimarães Rosa, 155 - Boa Vista
Fone: 55 (51) 4063-8333 / 3012.4070

Preenchimento é uma técnica minimamente invasiva que permite modificar a aparência facial e corporal utilizando implantes líquidos injetáveis que podem moldar diferentes tipos de rosto sem cirurgia, internação e com reduzido tempo de recuperação. Também chamada de plástica reparadora, a utilização de preenchimento para harmonização facial oferece um grande número de opções como elevar as maçãs do rosto, sublinhar a linha da mandíbula, definir o contorno do queixo, projetar os lábios, reduzir assimetrias no nariz, entre uma dezena de outras possibilidades.

Esta técnica que foi criada para maior sistematização no modo de aplicação do ácido hialurônico visa potencializar a eficiência no resultado. Proporciona um efeito lifting imediato e é capaz de remodelar o rosto através da injeção do produto, em pontos específicos da face, mapeados, que são chamados “códigos de tratamento”. O MD Codes permite ao médico responsável pelo tratamento, otimizar as características e traços faciais do paciente de maneira segura e efetiva.

Cada pessoa possui motivações e necessidade diferentes e a indicação do tratamento depende da avaliação global da face de cada paciente assim como a idade. O grande benefício da técnica é o adiamento de um procedimento bem mais invasivo - cirurgia plástica - como o de um lifting facial cirúrgico, por exemplo, e com tempo de recuperação imediato.

Retorno rápido às atividades diárias

Você pode realizar a técnica e rapidamente retornar às suas atividades, não necessitando de repouso ou se ausentar por períodos maiores. Além disso, a substância utilizada, o ácido hialurônico, possui a propriedade de hidratar a pele e estimular colágeno, tratando também a qualidade da pele deste paciente, o que não é visto na cirurgia plástica, onde só a pele “velha” é esticada e puxada.

Sabemos, hoje em dia, através do estudo dos fatores que levam ao envelhecimento facial, que a perda de quantidade dos compartimentos de gordura da face, a remodelação óssea, a atrofia dos músculos faciais são os principais responsáveis pelo envelhecimento facial. Os produtos preenchedores são capazes de corrigir essas assimetrias, melhorar contornos faciais, conferindo suporte e ancoragem para as estruturas da face. É um procedimento que pode ser realizado tanto em pessoas mais maduras, com a indicação de rejuvenescer e embelezar a aparência da face, quanto de forma preventiva em pessoas mais jovens.

O que é MD Codes

Por Dr. Roberto Chacur CRM-RJ 953687 / CRM-SP 124125 e RQE-SP 33433 conforme publicado no livro Ciência e Arte do Preenchimento
WhatsApp Central de Atendimento: (21) 990.039.072
E-mail: [email protected]

MD Codes é uma técnica desenvolvida para guiar o médico injetor numa espécie de mapeamento facial. Esses “Códigos Médicos” (tradução do nome da técnica) vinham com a promessa de alcançar um efeito lift, sustentando o rosto por meio da aplicação de ácido hialurônico em lugares específicos, os chamados pontos de sustentação facial, prevenindo e tratando o envelhecimento, e também embelezando e harmonizando faces.

Existem pontos específicos dentro do código, com funções e técnicas de aplicação diferentes. Pontos para rejuvenescer, repor volume e embelezar. O médico que conhecesse esses pontos e os utilizasse em seus pacientes, estaria aprimorando as técnicas de preenchimento e refinando os resultados para seus pacientes. O principal benefício da utilização da técnica é a possibilidade de um resultado cirúrgico sem cirurgia, quando devidamente indicado.

Além de popularizar o preenchimento facial, o MD Codes ajudou a chamar a atenção para a importância da volumerização facial na hora de rejuvenescer a face. Em eventos com resultados significativos pacientes se submetem ao procedimento com grandes volumes, chegando a utilizar até 30 ml em um único rosto em um mesmo dia, sem considerar ainda um procedimento complementar quando necessário.

Como funciona o MD Codes

A ideia de se conseguir um resultado mais eficiente com um volume menor de produto (um dos objetivos da técnica) não funciona a não ser que priorizemos regiões em detrimento de outras, pois 1 ml, seja ele utilizado com cânula ou agulha, seja superficial ou profundo, embora possa aparentar formatos diferentes, continuará sendo o mesmo 1 ml. Para o MD Codes ser realmente efetivo, são necessários muitos ml de ácido hialurônico. E trata-se de uma matéria-prima cara, reabsorvida após um ano, um ano e meio aproximadamente, e como o volume diminui gradativamente, para manter este volume infiltrado com resultado significativo, é necessário também repor gradativamente conforme a absorção, ou seja, se utilizarmos 20 ml de produto objetivando manter o resultado alcançado, é necessário realizar 10 ml semestralmente, ou então 5 ml trimestralmente, conforme a absorção gradativa do produto, inviabilizando não apenas a questão financeira para grande parte dos pacientes, mas também pela necessidade de um volume complementar com frequência e pelo resto de suas vidas.

Antes de citarmos os principais códigos do MD Codes das principais unidades anatômicas, é importante ressaltar: o MD Codes é uma série de pontos específicos (subunidades) localizados dentro de cada unidade facial, que serão usadas para guiar a aplicação. Não existe receita de bolo; cada médico é responsável pela customização do seu próprio MD Codes, uma vez que cada paciente é único e deve ser avaliado individualmente. Alguns pacientes irão precisar de preenchedor em todos os pontos de olheiras, por exemplo, enquanto outros irão precisar de apenas dois pontos de olheiras do MD Codes. Cabe ao médico estudar todos os pontos, avaliar globalmente a face e propor o melhor tratamento para cada caso.

Cada ponto de aplicação é representado por uma combinação de letras e números. As letras representam a unidade anatômica (Cheek de bochecha = Ck; Tear Trought de Olheiras = Tt, Lips de lábios = Lp, e assim vai...) e os números indicam a sequência em que as aplicações podem ser realizadas. O ponto mais importante da aplicação de uma unidade anatômica em particular é representado pelo n.o 1, e este geralmente deve ser o ponto inicial.

Você pode acessar essas áreas com agulha ou cânula. É importante ter habilidade com os dois, pois o uso de ambas os complementa. Ao optar pelo uso da agulha, deve-se ter atenção às ZONAS DE ALERTA, demarcadas pelo autor em coloração vermelha, sempre aspirando antes de injetar, realizando essa aplicação de forma lenta e tendo atenção para queixas de dor do paciente ou alterações na coloração da pele indicativas de isquemia. Para tornar o procedimento menos traumático, o uso da cânula é bem indicado, uma vez que conseguimos iniciar o tratamento pela área demarcada pelo n.o 1 e, por meio dela, acessar os demais pontos demarcados pelo MD Codes.

Além de letras e números, os pontos também são representados por formas geométricas diferentes. Estas são usadas para indicar o modo de aplicação:

  • Triângulo indica aplicação em leque.
  • Círculo indica em bólus.
  • Retângulo indica aplicação linear.
pontos

Figura esquemática dos inúmeros pontos de aplicação e seus milhares de combinações que podem ser realizadas em um único paciente, reforçando que cada paciente é único e deve ser avaliado como tal. O bom-senso estético é soberano e formas de aplicação são variadas, como pontos, linhas-leque, agulha ou cânulas.

Notem que os pontos da hemiface esquerda não são os mesmos da hemiface contralateral, ou seja, temos mais de 50 pontos de aplicação apenas nessa imagem. Assimetrias também são frequentes, e nem sempre infiltramos a mesma quantidade em ambos os lados.

Com a técnica foi nomeado ponto a ponto os locais exatos onde se deveria aplicar o ácido hialurônico, qual plano, qual método de aplicação e qual tipo de produto à base de ácido hialurônico, volumizador ou não. Para o resultado esperado, é preciso que a técnica seja correta, assim como a aplicação e a escolha do produto utilizado.

Quais são as substâncias utilizadas no MD Codes

Com a evolução das técnicas de preenchimento facial, foram surgindo produtos à base de ácido hialurônico com diferentes concentrações de AH, crosslinkagem e efeito lift diferenciados. Produtos voltados para a reposição volumétrica, com alto G prime, ideal para serem implantados em locais profundos, justaósseo, dando um suporte maior à face, e produtos mais fluidos, com maior espalhabilidade no tecido, ideal para correção de sulcos e linhas finas superficiais.

Hoje em dia nós sabemos que envelhecer é também perder volume. Além da flacidez de pele, flacidez muscular, a diminuição dos compartimentos de gordura da face e a reabsorção óssea facial são importantes desencadeadores do “efeito cascata”, responsável pelo aspecto ptótico e envelhecido da face.

O terço médio da face é o primeiro a sofrer os efeitos do tempo e da gravidade. Rohrich and Pessa descreveram que o compartimento profundo de gordura do terço médio é o principal fator determinante do aspecto jovial da face, projetando anteriormente a face média. A perda de gordura nesse compartimento profundo, similarmente ao que acontece no compartimento de gordura temporal, é o principal desencadeante do efeito cascata responsável pelo envelhecimento e uma das regiões onde volumetricamente precisamos uma atenção especial na revolumerização.

Os compartimentos de gordura são independentes, e sua reabsorção ocorre de forma também independente, portanto a reposição volumétrica também precisa ocorrer em diferentes proporções, visando a um resultado harmônico exatamente inverso ao do envelhecimento. O bom-senso estético é essencial.

Os primeiros pontos de sustentação propostos pela técnica de MD Codes são da região malar, o famoso “8 POINT LIFT”, a fim de sustentar essa região e impedir que seu “deslizamento” interfira nos músculos do terço inferior da face, pesando sobre eles, causando a intensificação do sulco nasogeniano (bigode chinês) e perda de contorno facial (o famoso bulldog).

Antes e depois do MD Codes

Antes do MD Codes o paciente deverá passar por avaliação presencial onde serão avaliadas as condições físicas e histórico clínico para definir se o procedimento é indicado para o caso. É na consulta presencial que serão definidas as áreas a serem preenchidas, o produto a ser utilizado e sua quantidade, o que interfere diretamente no preço do MD Codes. Se houver disponibilidade de agenda o procedimento pode ser realizado no mesmo dia da avaliação. Após a consulta presencial e ainda antes de realizar o preenchimento, o paciente assina um termo de consentimento onde declara ter sido informado de todos os cuidados e orientações que deve seguir a fim de alcançar o objetivo pretendido, manifestando expressamente sua concordância e consentimento para realização do procedimento. Conforme o anexo I, item 6, inciso VII da resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina é proibido "apresentar de forma abusiva enganosa ou sedutora representações visuais das alterações do corpo humano causadas por supostos tratamento ou submissão a tratamento; todo uso da imagem deve enfatizar apenas a assistência". No entanto, na consulta de avaliação presencial o médico poderá exibir fotos antes e depois do preenchimento facial como forma de ilustrar as possibilidades do procedimento, sempre lembrando que este é um tratamento médico e como tal seus resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Outra contribuição importante que o MD Codes trouxe para nós médicos foi o desenvolvimento de uma comunicação correta entre médico e paciente, proporcionando um diagnóstico assertivo, permitindo que a causa do incômodo seja tratada e o resultado seja satisfatório para ambos, médico e paciente. Isso porque muitas vezes a origem da insatisfação reportada pelo paciente pode estar localizada numa área diferente daquela que o desagrada. O paciente não conhece a anatomia facial, sequer sabe da propedêutica envolvida com o envelhecimento facial e por isso às vezes acha que precisa de um tratamento numa determinada região, quando na realidade o que vai melhorar a sua queixa é o tratamento de outra área, completamente diferente.

Através de uma linguagem simples, perguntando ao paciente como ele gostaria de se sentir, escolhendo três dessas opções citadas a seguir, em ordem de importância, conseguimos obter a informação necessária para realizar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento:

  • Aparência menos cansada

  • Aparência menos flácida

  • Aparência menos triste

  • Aparência menos brava

  • Aparência mais atraente

  • Aparência mais jovem

  • Aparência mais magra

  • Aparência mais feminina; ou

  • Aparência mais masculina.

Depois do Md Codes é possível retornar as atividades de rotina normalmente, sem maiores restrições, devendo apenas evitar exposição solar. O paciente sai do consultório com um curativo que pode ser retirado nas horas seguintes, com exceção do preenchimento de nariz, quando o curativo serve de molde, devendo permanecer por sete dias até a solidificação do produto. É normal o surgimento de edema que pode inclusive dar a impressão de aplicação em excesso do produto, no entanto essa é uma resposta natural do organismo à intervenção que regride gradualmente em dois ou três dias. Alguns pacientes podem apresentar ainda equimose, pequenos roxos que são tratados com pomadas prescritas pelo médico. Está incluso no preço do MD Codes uma consulta de revisão em trinta dias para avaliar a evolução do procedimento, caso seja necessário realizar retoques haverá cobrança por mililitro adicional.

Quanto custa um tratamento com MD Codes

Preço do MD Codes só pode ser definido após consulta médica presencial pois varia conforme o número de áreas a serem preenchidas, a extensão dessas áreas e, principalmente, conforme a quantidade de produto utilizada. O MD Codes é uma técnica desenvolvida exclusivamente para preenchimentos realizados com ácido hialurônico com o objetivo de otimizar os resultados com menos volume, e embora a substância possua uma grande linha de produtos para atender as mais diversas necessidades, ela é uma substância de alto custo, pois é cobrada por mililitro, diferente de um produto permanente que é cobrado por região, independente da quantidade de mls e do número de retoques.

É somente na avaliação presencial, que o médico poderá definir se este é o tratamento mais adequado para o caso, o número de regiões a serem preenchidas e qual a quantidade de produto necessária. O valor da consulta varia de acordo com o médico de cada unidade e pode ser abatido do preço total do tratamento caso o mesmo seja realizado na clínica em até 30 dias. Conforme o estabelecido no anexo I, item 6, inciso XIV da resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina é proibido "divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços". Informações sobre preços e valores do MD Codes podem ser obtidos através da nossa central de atendimento nos números (21) 4063.8333, (11) 4063.3338 ou (51) 4063.8333, pelo email [email protected], pelo formulário no final desta página ou pelo WhatsApp Único (21) 990.039.072. Os preços informados podem variar de acordo com a avaliação presencial feita pelo médico.

Preenchimento facial com MD Codes dói?

Md Codes é realizado com anestesia local e paciente acordado. É possível sentir algum desconforto no momento da anestesia, mas o resto do procedimento tende a ser tranquilo. Geralmente o procedimento é bem tolerado e o paciente pode retornar as suas atividades de rotina no mesmo dia, devendo apenas evitar a exposição solar.

Quais são os riscos do MD Codes?

Como qualquer procedimento médico o MD Codes possui riscos, a técnica utiliza inclusive pontos vermelhos em seu código para identificar zonas de alerta. No entanto, os riscos podem ser minimizados quando o tratamento é realizado com médico com registro válido no conselho de medicina do Estado onde o procedimento será realizado, feito em ambiente com alvará da vigilância sanitária para realização de procedimentos médicos e quando são utilizados produtos aprovados pela Anvisa. Ambiente, profissional e produto são os três fatores que o paciente deve cuidar ao realizar a técnica de preenchimento facial MD Codes.

Quantas sessões são necessárias para realização do MD Codes

O número de sessões do MD Codes varia conforme a extensão da área tratada, o número de pontos a serem preenchidos, a quantidade de produto a ser injetado e o objetivo do paciente. Normalmente o procedimento é concluído no mesmo dia, mas se houver necessidade podem ser realizados retoques até alcançar uma aparência satisfatória e um contorno bem definido da região. Por ser uma técnica baseada no uso de uma substância absorvível em um ano, serão necessárias sessões periódicas de manutenção.

Resultados do MD Codes

Eventos de MD Codes mostram, sim, resultados importantes, mas com infiltrações em grande volume de ácido hialurônico (20 – 30 ml de produto), tornando-o um procedimento dispendioso, com necessidades muito frequentes de complementação, objetivando a manutenção do resultado. Para manter 30 ml facial precisamos infiltrar mensalmente 2 ml aproximadamente, tornando a visita ao médico muito frequente e aumentando custo e principalmente risco de lesão vascular (risco mais temido aos médicos especialistas em preenchimento). Na minha experiência, mesmo trabalhando exclusivamente com preenchimento facial e corporal, utilizando preenchimento diariamente, esses pacientes são extremamente raros, fazendo necessário o uso de substâncias mais duradouras, como o PMMA quando houver necessidade de volumes maiores e em regiões mais profundas, mantendo os ácidos hialurônicos para a região labial ou com pequenas necessidades de correções.

Em regiões de pequenas necessidades, o MD Codes pode, sim, ser bem utilizado, com a vantagem de que se bem anotados os pontos, o volume infiltrado e as técnicas de aplicação, esse resultado pode ser reproduzido pelo mesmo ou por outros médicos.

Uso com frequência o MD Codes como porta de entrada de pacientes aos preenchimentos, que gostam do resultado e em um segundo momento passam a optar por produtos mais permanentes.

Outro laboratório lançou um tratamento chamado MAP – “mapeamento individualizado”. Neste o resultado vai depender do bom-senso estético e da capacidade técnica de cada profissional.

MD Codes em São Paulo e no Rio de Janeiro com o Dr Roberto Chacur

foto do Dr Roberto chacur que realiza Bioplastia de Glúteo no Rio de Janeiro e em São Paulo com preenchimento

Dr. Roberto Chacur é médico cirugião e trabalha a há 12 anos exclusivamente com preenchimento facial e corporal tendo realizado mais de dez mil procedimentos com substâncias absorvíveis e permanentes. Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento e coordenador do Grupo de Pesquisa Leger, o Dr. Chacur possui diversos trabalhos publicados em revistas científicas do Brasil e do mundo, participando regularmente de congressos nacionais e internacionais entre eles o 22º Congresso da Academia Europeia de Dermatologia que em 2013 aconteceu em Istambul na Turquia, onde o médico apresentou seu trabalho com associação de técnicas para rejuvenescimento. O MD Codes pode contribuir de forma significativa para prevenção e tratamento dos sinais da idade, mas como o envelhecimento possui causas diversas é preciso utilizar recursos complementares como toxina botulínica, laser CO2 fracionado com radiofrequência e hidratação profunda com ácido hialurônico para um tratamento completo e uma aparência mais natural. CRM-RJ 953687; CRM-SP 124125 e RQE-SP 33433

MD Codes em Porto Alegre com a Dra Danuza Dias

foto da Dra Danuza Dias que realiza Bioplastia de Glúteo em Porto Alegre com preenchimento

A Dra. Danuza Dias é diretora geral da Clínica Leger em Porto Alegre. A médica dedica-se há quase 10 anos à execução, pesquisa e aprimoramento da técnica do preenchimento facial e corporal, tendo incorporado as inovações trazidas pelo MD Codes a sua prática diária. Integrante do Grupo de Pesquisa Leger, tem artigos publicados abordando tratamentos com implantes infiltrativos permanentes e absorvíveis. Na unidade gaúcha da clínica, a Dra. Danuza é a responsável pelos tratamentos de rejuvenescimento, harmonização facial e preenchimento com MD Codes. A médica também realiza tratamentos corporais como tratamento para celulite com GoldIncision e preenchimento de glúteos. CRM/RS: 36568.

Confira também: Associação de técnicas para rejuvenescimento

clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo
  • Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL
  • Fone/Fax: 55 (11) 4063-3338/2367-4816
  • E-mail: [email protected]
  • Google Maps


 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife