Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Preenchimentos Facial

Ácido Hialurônico

Ácido hialurônico é um polissacarídeo estrutural que compõe a matriz extracelular, da qual também fazem parte as proteínas de colágeno e elastina constituintes da porção não celular do tecido, que é responsável pelas funções bioquímica e de sustentação, preenchendo o espaço entre as células. A substância também é encontrada no humor vítreo do olho e tem grande aplicação na medicina podendo ser fabricada de forma industrial, preferencialmente a partir da fermentação de bactérias. Este ativo pode ser usado em diversas áreas, desde a oftalmologia até outras especialidades como ortopedia para implante de próteses, terapia de artrite, e claro, dermatologia, em formato de creme, muitas vezes combinado com vitamina C para rejuvenescimento ou em fórmula injetável para preenchimento facial.

Por volta dos 30 anos o corpo começa a ter dificuldade para repor o material extracelular desgastado e sua produção diminui, o que contribui para flacidez, perda de hidratação, brilho, maciez e textura da pele, sendo necessário repor o material perdido. Embora tenha menor potencial para estimular a produção de colágeno do que os produtos particulados, o ácido hialurônico tem uma infinidade de outros usos o que levou a produção de uma grande variedade de produtos que podem ser mais ou menos rígidos, elásticos, coesos, hidrofílicos e duráveis. A decisão pelo tipo de produto se dará pelo médico em consulta presencial conforme o objetivo e as necessidades do paciente.

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é usado para correção volumétrica, equilíbrio de assimetrias, definição de contorno facial, tratamento de rugas e linhas de expressão. A técnica utiliza agulhas com pontas arredondadas chamadas microcânulas para distribuir o ácido hialurônico nas camadas mais superficiais da pele sem cirurgia. O método pode ser realizado no próprio consultório médico com anestesia local, sem cortes, cicatrizes, internação e com retorno às atividades no mesmo dia.


As limitações após o procedimento são mínimas, como inchaço e equimose discretos, sensibilidade local e evitar exposição solar. O ácido hialurônico é um preenchedor absorvível em um ano e por ser um componente natural do corpo os riscos de alergia ou infecção são praticamente inexistentes. Em casos de reações adversas ou qualquer insatisfação, o produto pode ser facilmente retirado do organismo.

A consistência gel permite uma grande variedade de aplicações da substância, que pode ser utilizada para preencher rugas ou moldada para preenchimento no rosto do paciente permitindo uma aparência mais harmônica e ajudando ainda na hidratação e maciez da pele. O ácido hialurônico pode ser indicado para preenchimento de olheiras, preenchimento labial, tratamento de rugas, entre outros. Confira as aplicações do ácido hialurônico para rejuvenescimento e harmonização facial nos links abaixo.