Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Corporal Cirurgia Plástica

Lipoaspiração

Lipoaspiração é uma cirurgia plástica para definição de contorno corporal através da aspiração de gordura localizada em regiões como abdômen, coxas, braços, papada, acima da região axilar, pescoço, cintura, flancos, costas, acima do joelho, peito, bochechas, queixo e tornozelos. O procedimento é destinado a redução de medidas, sendo muito mais perceptível na fita métrica do que na balança. Esta abordagem nos leva a trabalhar com foco em atingir o objetivo definido na consulta de avaliação em vez de buscar atingir a remoção de determinada quantidade de gordura. O objetivo pode ser modelar o contorno do braço, reduzir a cintura, diminuir a papada, entre outros. Na lipoaspiração masculina, por exemplo, geralmente utilizamos o método de alta definição, que permite modelar o quadril, sendo destinada especialmente à obtenção de um abdômen definido. Uma consulta presencial para avaliação é obrigatória antes do procedimento.

A cirurgia pode durar de uma a cinco horas dependendo do tamanho da área a ser aspirada, nas áreas menores pode ser realizada até mesmo anestesia local. O tempo de internação é de 12h a 24h. Durante o pós-operatório será necessário utilizar uma cinta elástica para reduzir as chances de flacidez e diminuir o inchaço. O paciente ficará com a área sensível, por cerca de uma semana após a cirurgia, especialmente enquanto estiver com os pontos. A restrição de esforço físico é em média de um mês, a partir daí as atividades podem ser retomadas gradualmente, incluindo atividade física. Terapias complementares como ultrassom e drenagem linfática também podem ser recomendadas pelo cirurgião plástico para aliviar edemas e equimoses. O tempo estimado para avaliação das novas medidas é de trinta dias, contudo, a aparência final só poderá ser observada em seis meses.

Como é feita a lipoaspiração


Assista a mais vídeos de lipoaspiração em nossa sessão de vídeos.

O procedimento é feito com anestesia, que pode ser local com sedação opcional, peridural ou anestesia geral. A cirurgia é realizada com pequenas incisões feitas nas dobras do corpo, apenas o tamanho suficiente para inserir as cânula, instrumento simular a uma agulha que irá aspirar o tecido adiposo. Em seguida o médico injetará uma solução contendo lidocaína, soro fisiológico e epinefrina para inchar as células de gordura, ajudar na diluição do tecido adiposo e reduzir a perda sanguínea, etapa característica da lipoaspiração tumescente. A seguir o excesso de gordura é aspirado com o auxílio de uma cânula, deixando cicatrizes discretas sob a região do biquíni. Além disso, o procedimento pode ser associado a retirada do excesso de pele, abdominoplastia ou lipoescultura, quando a gordura extraída é filtrada e utilizada para criar volume em outra parte do corpo.

Lipoaspiração para redução de medidas

Embora possua alternativas não invasivas nesse caso, como a criolipólise, a lipoaspiração continua sendo a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil, pois oferece efeitos mais expressivos do que o método não invasivo. A necessidade e viabilidade da cirurgia estética ou reparadora é avaliada em consulta presencial com o médico, o primeiro dos passos pré-operatórios. Na ocasião serão avaliados o aspecto físico e o histórico clínico do paciente para indicar ou não o procedimento. A técnica é destinada à redução de medidas e não à perda de peso, sendo seus efeitos percebidos muito mais na fita métrica do que na balança. Consulte seu médico também sobre a criolipólise.