Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Facial Cirurgia Plástica

Mentoplastia

Mentoplastia é a cirurgia plástica do queixo que possibilita aumentar, reduzir, projetar, arredondar, afinar ou empinar o mento. O procedimento é realizado em hospital, com anestesia geral ou local e sedação opcional, tem duração de uma ou duas horas e internação de seis a 24 horas. A incisão pode ser interna através do lábio inferior ou externa, na parte de baixo do queixo, fechada muitas vezes com pontos absorvíveis e deixando na maioria dos casos uma cicatriz discreta. Normalmente é necessário repouso de apenas um dia, sendo mantido o curativo por cerca de oito a dez dias, especialmente nos casos de aumento de queixo em que é preciso fixar a prótese. O paciente pode apresentar sensibilidade local, inchaço e hematoma, se houver dor podem ser utilizados analgésicos comuns. Há restrição quanto ao consumo de alimentos com resíduos, sólidos e quentes por cerca de 10 dias.

A avaliação para cirurgia de queixo é realizada em consulta presencial para que o médico possa entender as necessidades do paciente e sugerir o melhor tratamento. O procedimento pode ter finalidade reparadora ou estética, tendo como ponto de referência o nariz. A mentoplastia é indicada quando há desalinhamento do queixo em relação a linha do nariz, mas também pode ser realizada para modificar o formato do mento, deixando mais redondo, mais pontiagudo ou mais elevado. Nos casos de correção do queixo retraído geralmente são utilizadas prótese de silicone ou gordura do próprio paciente.

Mentoplastia com preenchimento de queixo

O preenchimento de queixo é a versão não cirúrgica da mentoplastia em que é possível aumentar, projetar, arredondar, empinar e até afinar. A técnica de diminuição por adição permite que ao aumentar volume na ponta seja criado o aspecto de um queixo mais fino ou menor. O procedimento é realizado no próprio consultório médico, com anestesia local sem sedação, em menos de uma hora e retorno à rotina no mesmo dia. A correção do queixo retraído muitas vezes é associada ao preenchimento da mandíbula para definição do contorno do terço inferior do rosto e até ao preenchimento do nariz, uma vez que este deve estar alinhado ao mento. O preenchimento de queixo pode ter finalidade reparadora ou estética, sendo muito importante no processo de harmonização facial.