Carregando...
Agendamento: +55 (51) 4063.8333, +55 (21) 4063.8333, +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Dermatologia e Nutrologia Nutrologia

Como é a consulta de nutrologia?

Nutrologia é a especialidade médica que avalia a interrelação entre nutrientes e medicamentos, realiza suplementação, corrige hábitos alimentares e elucida os principais desequilíbrios bioquímicos, fisiológicos e hormonais, realizando uma avaliação global da saúde. O médico nutrólogo é o profissional que cuida do equilíbrio da saúde, trabalhando na prevenção ou no fortalecimento do corpo para atingir melhores respostas frente aos estímulos promovidos por outros tratamentos. Para isso ele se dedica a desvendar necessidades e carências de vitaminas e minerais, orientar uma alimentação adequada, bem como identificar desequilíbrios hormonais, enzimáticos e disfunções do organismo em geral, a partir de uma avaliação completa do paciente.

Como é feita a avaliação com nutrologista

O objetivo principal da primeira consulta é ouvir as queixas e esclarecer todas as dúvidas do paciente, quanto mais ele entender o propósito de cada modificação sugerida na sua rotina maior será o seu comprometimento com o tratamento e maiores serão os avanços obtidos em sua saúde e bem-estar. As reclamações mais frequentes são sobrepeso, insônia, constipação, dor de cabeça, falta de libido, saúde capilar e falta de disposição para realizar as tarefas diárias, especialmente praticar exercícios físicos, hábito muito importante para uma vida saudável.

Diante das dificuldades expostas o médico fará uma série de perguntas buscando entender a origem dos sintomas. Primeiro é preciso saber qual a rotina desse paciente, quais as atividades exercidas por ele e sua necessidade calórica diária. Em seguida serão feitos questionamentos quanto a alimentação, incluindo o que ele come no café da manhã, almoço, lanche, janta, ceia e até se no meio da noite ele costuma acordar e comer alguma coisa. Nesse momento da conversa já é possível perceber os primeiros desequilíbrios, como a predominância de alimentos industrializados para ganhar tempo no horário de almoço ou de refeições muito pesadas à noite. A partir daí o médico pode sugerir pequenas modificações ou começar a traçar um plano de reeducação alimentar adequado às necessidades do paciente.

Ainda na mesma consulta, sem sair do consultório, o nutrólogo realizará o exame de bioimpedância, que muito mais do que o peso, aponta fatores como taxa metabólica basal, relação cintura/quadril, obesidade oculta, IMC, percentual de gordura corporal dividido em músculo esquelético, massa gorda e massa magra, além da quantidade de água presente no corpo. Nesse exame então é possível apontar se há risco de problemas cardíacos devido a desequilíbrios na relação cintura/quadril ou se há tendência a retenção de líquido, por exemplo.

O nutrólogo então poderá solicitar exames laboratoriais específicos como a dosagem direta ou indireta das vitaminas C, E, K, A, B, D, dos minerais, zinco, cobre, manganês, selênio, ferritina, osteocalcina, exame coprológico funcional, teste de tolerância à lactose e as rotineiras análises de função hematopoiética, tireoideana, renal, hepática, eletrólitos, ácido úrico, metabolismo da glicose, perfil lipídico e parâmetros inflamatórios, imunológicos, hormonais e enzimáticos. Assim é possível fazer um plano de reposição dos nutrientes deficientes, pela alimentação ou suplementação de vitaminas ou minerais, assim como indicar reposição ou modulação hormonal, se necessário.

Como a nutrologia pode me ajudar?

Com o mapa completo das suas necessidades bioquímicas, fisiológicas e hormonais rever excessos e suprir carências. Entre os papéis do hormônio cortisol, por exemplo, está a influência dele na qualidade do seu sono, na disposição para realização de tarefas diárias, na sua concentração, humor e até mesmo em uma maior propensão ao consumo de carboidratos. Os níveis de aminoácidos interferem diretamente no seu ganho de massa muscular e a saúde de seu cabelo depende diretamente da absorção de nutrientes pelo intestino.

Além de fortalecer sua saúde e prevenir doenças, o nutrólogo permite identificar problemas mais sérios mesmo antes do surgimento dos primeiros sintomas, favorecendo o tratamento precoce e aumentando as chances de cura. O acompanhamento de um médico nutrologista é indicado em qualquer idade para desenvolvimento do bem-estar e da qualidade de vida.