Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Dermatologia e Nutrologia Dermatologia

Rejuvenescimento Facial

Rejuvenescimento facial pode incluir aparelhos de ultrassom microfocado e laser CO2 fracionado ou ainda procedimentos médicos como fios de sustentação, microagulhamento, peeling químico, toxina botulínica e preenchimento. Os diversos sinais da idade, como rugas, manchas, flacidez e perda de volume dificultam o rejuvenescimento com um único tratamento, como lifting facial, por exemplo. Para uma aparência mais natural geralmente é indicada uma associação de técnicas. Limpeza de pele, drenagem linfática, peeling de diamante e radiofrequência ajudam a prevenir o desgaste da pele e manter os efeitos.

Veja também sobre Laser CO2 fracionado para rejuvenescimento facial

O ideal é que os cuidados com a pele sejam iniciados por volta dos 30 anos, quando o corpo começa a reduzir a produção natural de colágeno. A falta da proteína de sustentação favorece a flacidez e contribui para o surgimento de rugas. O volume das camadas óssea, de gordura e da própria pele também reduz, o que agrava o processo, assim como a exposição solar, que além de gerar manchas intensifica a degradação do colágeno. Colaboram ainda para o enfraquecer a saúde da pele fatores externos como poluição, variação de temperatura, produtos químicos de higiene, oleosidade, esfoliação excessiva, uso de maquiagem, entre outros.

Alguns hábitos não saudáveis que contribuem para o surgimento dos sinais da idade como má alimentação, beber pouca água, sedentarismo, dormir mal, consumo excessivo de álcool e cigarro devem ser deixados de lado. No lugar deles uma rotina de cuidados deve incluir protetor solar durante o dia e antes de dormir limpar a pele com sabonete específico e usar algum tipo de ácido, acompanhado ou não de creme hidratante, conforme indicação de seu dermatologista. Para as mulheres, retirar a maquiagem todas as noites é imprescindível para manter a saúde da pele.

Um do termos mais populares quando se fala em rejuvenescimento é “lifting facial”, um efeito que pode ser obtido através de um único procedimento que inclui reposicionamento dos tecidos e reestruturação da musculatura com retirada dos excessos de gordura e de pele para redução da flacidez. Mas apesar de promover um tratamento amplo, a cirurgia de lifting facial não trata manchas nem faz reposição de volume, tratamentos complementares que serão necessários para um efeito mais harmônico.

Rejuvenescimento da pele do rosto

Embora existam formas eficazes de prevenir o desgaste da pele, o processo de envelhecimento não pode ser interrompido e os sinais da idade tendem a se tornar visíveis em maior ou menor grau em algum momento. Contudo, para evitar tratamentos invasivos, existem alternativas que poderão ser indicadas pelo seu médico após avaliação presencial. Alguns procedimentos podem englobar tantos fatores quanto a cirurgia de lifting facial e serem realizados em menor tempo sem necessidade de exames, internação, corte, afastamento da rotina e cicatriz, como o preenchimento.

O comprometimento do paciente com o tratamento é fundamental para alcançar o objetivo, sendo importante seguir exatamente as instruções do médico para uma maior aproximação da aparência desejada. Alguns tratamentos complementares podem ser indicados para manutenção dos resultados como limpeza de pele e peeling de diamante que ajudam na esfoliação e controle da oleosidade, drenagem linfática que contribui para nutrição e eliminação de toxinas, podendo serem realizadas ainda sessões de radiofrequência para estímulo de colágeno. Com uma pequena mudança de hábitos, um pouco de determinação e acompanhamento profissional você pode encaixar essa rotina de cuidados no seu dia a dia para ter uma pele bonita, sentir-se bem e feliz, sempre.