Carregando...
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Facial Cirurgia Plástica

Rinoplastia

Rinoplastia é uma cirurgia que busca corrigir alterações do contorno nasal, que podem ter origem congênita ou traumática. A cirurgia no nariz é frequentemente realizada para aliviar a obstrução nasal. A rinoplastia pode fazer algumas mudanças, reduzindo ou aumentando o tamanho do nariz, corrigindo imperfeições, afinando a ponta nasal ou reduzindo o excesso de dorso nasal.

Qual a indicação para rinoplastia

A cirurgia plástica no nariz pode ser realizada por motivo estético ou clínico, realçando a harmonia facial e melhorando a qualidade de vida do paciente. O formato e o tamanho do nariz, mesmo tendo origem genética, podem gerar insatisfação. O desconforto estético também pode ser causado por uma deformidade nasal oriunda de trauma. A rinoplastia pode mudar diversos aspectos do nariz. Conforme a avaliação do médico cirurgião e o desejo do paciente, com a cirurgia é possível diminuir o tamanho do nariz, corrigir perfil e largura do dorso nasal, modificar a ponta do nariz e até o tamanho das narinas. Em alguns casos a cirurgia pode ser associada a procedimentos nasais de natureza clínica, como a correção do septo nasal e a turbinectomia. Esses problemas podem causar, em determinados casos, dificuldade para respirar, aumentar na presença de alergias, dor de cabeça, ronco e apneia do sono.

Como a rinoplastia é realizada

A rinoplastia é realizada sob sedação intravenosa ou anestesia geral. A cirurgia dura geralmente de uma a duas horas e deve ser realizada em bloco cirúrgico, com internação hospitalar de um dia e com anestesia geral. A cirurgia do nariz é realizada por procedimento fechado ou aberto. Na técnica aberta (exorrinoplastias) é feita uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Na técnica fechada (endonasal), há incisões apenas dentro das narinas. Através destas incisões o cirurgião vai remodelar a estrutura do nariz. Para diminuir o nariz, partes da cartilagem são retiradas e raspagem e lixamento do osso podem ser necessários. Para o aumento nasal é realizado enxerto de cartilagem, implante de próteses ou preenchimento no local.

Como é a recuperação depois da rinoplastia

A dor pós-operatória é tolerada com o uso de analgésicos comuns. Ajustes menores são ocasionalmente requeridos. Alguma equimose ou edema podem ocorrer nas primeiras duas ou três semanas após a rinoplastia. Sessões de fisioterapia pós-operatória abreviam o tempo para atingir o resultado definitivo, que poderá se ocorrer após alguns meses e que perdurará por anos. A maioria dos pacientes retorna às atividades após duas ou três semanas.

Riscos da rinoplastia

A cirurgia é contraindicada para mulheres lactantes, pacientes que fazem de medicamentos anticoagulantes e pessoas com doenças prévias em fase aguda. Com qualquer cirurgia, a rinoplastia inclui riscos de infecção e relacionados à anestesia. sangramento abundante e dificuldade respiratória no pós-operatório são quadros possíveis.