Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar

Blog

Voltar

Guloseimas liberadas? Nutróloga da Leger fala sobre alimentação calórica

Conforme publicado no Portal WEBRUN, em 18/06/2020

Atire a primeira pedra quem não furou a dieta e apostou na alimentação calórica na quarentena comendo massas, doces e frituras. Em período de isolamento, a maioria das pessoas desconta as emoções na comida.

Para a nutróloga Nívea Bordin, da Clínica Leger, é possível comer doces, pães e massas, sem peso na consciência. “Qualquer alimento calórico pode ser liberado uma ou duas vezes na semana, desde que você tenha uma atividade física mais intensa nesses dias e alimentação adequada nos outros”, explica.

Para quem quer comer sem culpa, principalmente nos fins de semana, a nutróloga dá dicas a seguir. Confira:

Quais alimentos mais calóricos podem ser liberados com moderação, uma ou duas vezes na semana?

Qualquer tipo de alimento calórico pode ser liberado uma ou duas vezes na semana, como chocolate, açaí, pão de queijo e bolo, por exemplo. Isso é possível desde que você tenha uma atividade física mais intensa nesse dia e mantenha uma alimentação adequada nos outros.

Quais alimentos devem ter prioridade no prato de quem quer manter uma alimentação regrada?

Alimentos que são extraídos da natureza e que não são industrializados. Exemplos: proteínas (peixes, frango orgânico, ovos); oleaginosas (castanhas, nozes, macadâmia, amêndoas), legumes, verduras, frutas e carboidratos complexos.

Para quem quer manter a saúde e a boa forma, o que não se deve comer de jeito nenhum?

Nada que tenha trigo, mesmo sendo integral, açúcar e leite de vaca. É importante lembrar de repor o cálcio de outra forma, com outros alimentos.

Depois de um fim de semana de alimentação calórica, como retomar à dieta na segunda-feira? O corpo pode rejeitar a retomada?

O ideal é fazer uma dieta proteica, e a fonte de carboidratos nesse dia ser somente de legumes menos calóricos e verduras. Além disso, fazer um treino com mais intensidade e consequentemente maior gasto calórico.

Apostar em chás e alimentos diuréticos é uma boa opção para quem fez uma refeição mais calórica?

Sim, porque os alimentos mais calóricos normalmente tem alto teor de sódio, então esses alimentos com ação diurética vão ajudar a eliminar o líquido retido devido ao sódio. Como exemplos, o chá de casca de abacaxi, suco de limão sem açúcar, pepino e alface. Eles são ricos em fontes minerais importantes para o controle hídrico, como o potássio e magnésio.


Fonte: Portal WEBRUN / Link da matéria original aqui.