Porto Alegre

Rio de Janeiro

São Paulo


IN ES BR

Certificações

Certificação CNPQ
Certificação ISO
Certificação empresa ISO 9001:2008 e CNPq.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Como prevenir e quais os tratamentos para acne

Uma das dermatoses de maior predominância, a acne é resultado do processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos

Como prevenir e quais os tratamentos para acne

Uma das dermatoses de maior predominância, a acne é resultado de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Popularmente chamadas de espinhas e cravos, o surgimento das acnes depende da presença dos hormônios sexuais, isso explica o porquê de começarem a surgir na puberdade.

Estima-se que 80% dos adolescentes apresentem quadro de problema com acnes. A doença é causada por inúmeros fatores como genéticos, hormonais, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular, colonização bacteriana e liberação de mediadores inflamatórios da pele. No entanto, o aparecimento de acne pode se dar em qualquer idade, até mesmo em bebês. A manifestação da doença ocorre devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo. Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas.

Prevenção de acnes

O ritual de cuidados é fundamental para que o rosto fique limpo, protegido e com oleosidade controlada. Contudo, é importante ressaltar que a limpeza excessiva é prejudicial à pele como um todo, causando irritação e pode piorar as lesões.

Os procedimentos para a prevenção da acne variam de acordo com a gravidade do problema e da indicação do dermatologista. A higienização adequada da pele deve ser feita com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para peles acneica ou oleosa. Produtos tópicos e orais como antibióticos também são indicados.

Como prevenir e quais os tratamentos para acne

Tratamentos para marcas e cicatrizes de acne

Laser CO2 Fracionado: em razão do seu feixe de luz ser fracionado, faz com que partes da pele permaneçam intactas e ajudem na recuperação das que foram atingidas pelo laser CO2. A agressão salteada regenera o colágeno da derme e renova a epiderme, com um tempo de recuperação rápido.

Preenchimento: quando a acne deixa cicatrizes profundas mas que desaparecem ao esticar a pele, é possível minimizar essas marcas com preenchimento. O procedimento consiste em aplicar sob cada cicatriz uma pequena quantidade de ácido hialurônico, de forma a repor o volume local e reduzir a depressão.

Peeling químico: neste tratamento, uma solução química age sobre a pele. O peeling pode ser superficial, médio ou profundo. Quando é superficial, o peeling químico renova a epiderme. Camada mais superficial da pele, ela fica mais uniforme, atuando nas manchas deixadas pela acne. Uma aplicação mais profunda, entretanto, atua na qualidade da derme, segunda camada da pele. Quanto mais profundo esse ataque, maior o grau da suavização das cicatrizes profundas.

Para o tratamento de marcas e cicatrizes da acne, também podem ser aplicadas as técnicas da subcisão, dermoabrasão e microdermoabrasão.


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife