Carregando...
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Dermatologia e Nutrologia Dermatologia

Clínica de Dermatologia Estética

Dermatologia é a área de atuação do médico que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas relacionados à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. Além de orientar sobre a saúde da pele a consulta com dermatologista também deve ter como finalidade a preocupação quanto aos aspectos estéticos, que refletem diretamente as boas condições físicas do tecido.

Preenchimento e laser estão à frente na dermatologia estética pois contribuem de maneira expressiva para rejuvenescimento e harmonização facial, além de influenciarem diretamente na qualidade da pele em fatores como hidratação, maciez, textura, brilho e sustentação do tecido.

A estética corporal, por sua vez, abrange ainda a utilização de tecnologias de radiofrequência, infravermelho e ultrassom por aparelhos para celulite e flacidez utilizados por fisioterapeutas dermato-funcionais, especialidade que atua na prevenção e recuperação da pele, incluindo depilação a laser e tratamento da gordura localizada.

Áreas da dermatologia

Dermatologia estética

A Dermatologia Estética ou Cosmiatria realiza procedimentos para manter ou tratar a saúde da pele. Os tratamentos são destinados a promoção do aspecto da pele e do bem-estar do paciente. Podem ser indicados tratamentos clínicos para o envelhecimento, flacidez, manchas e rugas, como laser CO2 fracionado, peeling químico, fios de sustentação, ultrassom microfocado, toxina botulínica, preenchimento e harmonização facial. Além disso, a dermatologia estética também busca o desenvolvimento do bem-estar dos pacientes, encontrando soluções para problemas que não necessariamente ameaçam a vida ou a integridade da pele, mas que causam considerável desconforto social, como hiperidrose, remoção de tatuagem e queda de cabelo.

Tricologia

É a área da dermatologia que tem como objetivo a manutenção e tratamento da saúde dos cabelos e do couro cabeludo, atuando na reconstrução capilar e controle da queda de cabelo. A saúde capilar depende de diversos fatores, desde aspectos emocionais, hormonais e nutricionais até doenças da pele como psoríase e seborreia, que podem interferir no desenvolvimento dos fios. Entre as possibilidades de tratamento estão microagulhamento capilar, intradermoterapia, microinfusão de medicamentos na pele e até mesmo implante capilar.

Doenças de pele tratadas pelo dermatologista

A pele é o maior e mais exposto órgão do corpo humano, sendo responsável pelo controle do fluxo sanguíneo, regulação térmica e proteção contra ameaças externas. Dessa maneira, doenças dermatológicas podem afetar não apenas a aparência, mas especialmente a integridade e a saúde da pele, podendo prejudicar desde as relações sociais e a capacidade produtiva da pessoa ou até causar deformidade e dor.

Dermatite, acne, urticária, psoríase e transtornos inflamatórios são doenças comuns. Contudo, outras enfermidades, como o câncer de pele, podem tornar-se graves ao longo do tempo por evoluírem silenciosamente. O diagnóstico precoce aumenta as chances de obter respostas satisfatórias em qualquer tratamento, seja com propósitos estéticos ou clínicos, por isso a visita regular ao dermatologista é tão importante a partir de qualquer sinal novo que apareça na pele.

Confira algumas das doenças mais tratadas na área da dermatologia:

Câncer de pele

É o tipo de tumor maligno mais comum no Brasil. O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele. Pode ser visível pelo seu portador ao perceber lesões que não curam em até quatro semanas, crescem, mudam de cor, sangram ou provocam prurido. São vários os tipos de cânceres de pele, de maneira que o tratamento varia de acordo com cada caso. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são grandes, por isso é importante a procura de um médico dermatologista, caso se perceba alguma das modificações citadas.

Acne

A acne é uma doença de pele causada pelo excesso de oleosidade que favorece a formação de cravos e espinhas, especialmente na puberdade. O tratamento costuma ser realizado com limpeza de pele para esfoliação, extração de pústulas e controle da oleosidade. Nos casos mais graves, em que há grande quantidade de espinhas, especialmente quando associadas a tentativas de retiradas manual, é possível notar um aumento na tendência da formação de cicatrizes. A cicatriz de acne pode ser tratada pelo dermatologista com laser CO2, microagulhamento ou peeling químico.

Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica e não contagiosa, que atinge tanto homens quanto mulheres. Surge normalmente em pessoas com menos de 30 ou mais de 50 anos. Caracteriza-se pelas manchas vermelhas, espessadas e descamativas que surgem geralmente em áreas como couro cabeludo, cotovelos e joelhos, podendo se espalhar por toda a pele e também atingir as articulações. O tratamento de psoríase pode ser realizado com laser excimer, aparelho que simula a radiação UVB e tem propriedades anti-inflamatórias.

Melasma

Melasmas são manchas escuras na pele causadas pela exposição solar ao longo dos anos ou formados por fatores hormonais, predisposição genética ou substância fotossensibilizante, como a furocumarina presente no limão. O tratamento do melasma geralmente consiste em estimular a renovação celular causando pequenos danos na pele que ao serem reparados ocasionarão a formação de um novo tecido de aparência uniforme e rico em colágeno.

Dermatite Seborreica

É uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão devido ao excesso de oleosidade, favorecendo o surgimento de caspas e da acne. Cremes e shampoos específicos reduzem os sintomas, para controlar a oleosidade tratamentos como limpeza de pele e peeling de diamante podem ajudar. O tratamento adequado depende fundamentalmente da consulta presencial para um diagnóstico correto. Na consulta presencial o médico dermatologista irá ouvir as queixas e realizar uma avaliação das condições físicas e do histórico clínico do paciente para indicar o tratamento mais adequado. Exames complementares podem ser solicitados, mas normalmente o médico consegue fazer o diagnóstico ainda durante a consulta. O tratamento pode ser realizado em casa com cremes e cosméticos ou na clínica, podendo ser realizado no mesmo dia se houver disponibilidade de horário.