Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar

Blog

Voltar

Centro Avançado de Tratamento da Celulite oferece alternativas para graus leves e graves

A celulite é muito provavelmente o maior desconforto estético feminino. Com incidência superior a 90% é difícil encontrar uma mulher que não se incomode com ela. O problema vem sendo estudado há anos sem que nenhum tratamento efetivo tenha sido descoberto, até agora. Fruto de um conjunto de fatores, a resposta para celulite está em uma abordagem multifatorial denominada Goldincision. Com o alto índice de satisfação conquistado pelos resultados visíveis a técnica é o padrão ouro do Centro Avançado de Tratamento da Celulite da Clínica Leger, que ainda conta com tecnologias como o VelaShape III.

A Goldincision foi apresentada à comunidade científica no Congresso Mundial de Dermatologia de 2019 em Milão pelo Dr. Roberto Chacur. Em seus mais de 14 anos dedicados exclusivamente à pesquisa e realização de preenchimento o médico percebeu que para um contorno corporal definido geralmente era necessário o descolamento de alguma fibrose, os pontos de aderência entre a pele e o músculo que causam as ondulações em glúteos e coxas.

O fazer diário, observando os resultados e a evolução das pacientes levou ao desenvolvimento de uma técnica que atua na gênese da celulite. A Goldincision combina bioestimulação de colágeno e descolamento dos septos fibrosos para minimizar o aspecto “casca de laranja” e tratar a flacidez, uma das causas do problema. Tudo realizado no consultório médico com anestesia local, paciente acordado, opinando ativamente durante o procedimento, sem cirurgia, corte ou internação e podendo retomar a rotina no mesmo dia.

O bioestímulo é realizado com a ajuda de pequenas agulhas de ponta arredondada denominadas microcânulas, utilizadas para distribuir substâncias que estimulam a produção de um novo tecido rico em colágeno. O processo também leva à formação de novos vasos sanguíneos que favorecem a circulação, oxigenação e retorno venoso, evitando a retenção de líquido e de gordura localizada, que contribuem para celulite.

As aderências formadas pelos septos fibrosos são descoladas uma a uma, aliviando a pressão local e favorecendo a circulação linfática. A presença da substância bioestimuladora evita o retorno das fibroses e o aumento do colágeno favorece o desenvolvimento de outros atributos que conferem qualidade à pele como hidratação, textura, maciez e brilho.

Como prevenir a celulite?

O melhor tratamento contudo continua sendo a prevenção. A celulite é causada pela predisposição do hormônio feminino de acumular gordura em glúteos e coxas, o que dificulta a circulação favorece o acúmulo de líquido e aumenta a tensão das fibras que ligam a pele ao músculo causando imperfeições na superfície e uma aparência inestética. Para evitar a formação da celulite é importante manter uma rotina de exercícios físicos e alimentação equilibrada o que mantém o ritmo adequado do metabolismo e evita o acúmulo de gordura.

Tecnologias para tratamento da celulite

Dividida em quatro estágios, os primeiros sinais de celulite são observados apenas quando a pele é pinçada, podendo passar despercebidos. Com o contínuo acúmulo de gordura pela atividade hormonal podemos observar a intensificação da pressão subcutânea e o enrijecimento dos septos fibrosos, é quando a celulite passa para o grau II, tornando-se visível, apesar de discreta.

Nos primeiros estágios tratamentos como drenagem linfática ajudam a acelerar o metabolismo e aliviar o inchaço, preservando a uniformidade da pele. Sessões de ultrassom também podem ser realizadas para auxiliar na diluição da gordura localizada. A partir dos 30 anos é indicado realizar sessões periódicas de radiofrequência para minimizar o impacto da diminuição natural do colágeno produzido pelo corpo. Uma das tecnologias mais conhecidas, contudo, utiliza ainda infravermelho e massagem mecânica a vácuo para diluição da gordura localizada e estímulo da circulação, atuando assim nas principais causas da celulite.

Se não houver mudança de hábito ou adoção de tratamentos estéticos preventivos a gordura tende a continuar se acumulando o que torna as depressões na pele gradualmente mais evidentes, é quando a celulite chega ao grau 3 e glúteos e coxas passam a apresentar irregularidades permanentes. Nos casos mais graves o aumento da tensão nas fibroses leva à inflamação, formação de nódulos e dor, caracterizando o grau 4.

Cremes, drenagem linfática e tecnologias costumam produzir pouco ou nenhum efeito em estágios avançados, que hojem podem ser tratados com Goldincision. A associação entre bioestimulação de colágeno e descolamento dos septos fibrosos possibilita efeitos visíveis e retorno à rotina no mesmo dia, devolvendo autoestima e bem-estar às mulheres. Em todo caso, exercícios físicos e dieta equilibrada continuam sendo indispensáveis para manutenção da aparência, uma vez que o acúmulo de gordura pode favorecer o retorno da celulite.

Quer saber mais? Fale conosco por WhatsApp (21) 990.039.072. Aguardamos ansiosos para responder quaisquer perguntas adicionais que você possa ter em nossa próxima consulta.

Autor do conteúdo

foto de perfil do dr roberto chacur DR. ROBERTO CHACUR

Médico Cirurgião – Diretor da Clínica Leger
CRM-RJ 953687 | CRM-SP 124125 RQE-SP 33433

– Experiência de 14 anos trabalhando exclusivamente com pesquisa e realização de preenchimento
– Speaker no Congresso Mundial de Dermatologia (Milão, Itália)
– Coordenador do estudo de caso sobre Aumento de Glúteos com PMMA: um estudo de coorte de 10 anos (PRSGO Journal)
– Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento (Editora AGE)
– Instrutor do Workshop sobre Preenchimento de Glúteos e Goldincision (SP)
– Membro da Sociedade Americana de Laser para Medicina e Cirurgia (ASLMS)
– Associado à Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC)
– Residência em Cirurgia Geral pela Universidade Luterana do Brasil (RS)
– Formado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (RS)