Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificações

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Preenchimento facial

Publicado em 19/07/2011 por Dr. Roberto Chacur CRM-RJ 953687 / CRM-SP 124125 e RQE-SP 33433 com colaboração de Dra Danuza Dias CRM/RS Nº 36568
Modificado em 22/04/2019
WhatsApp Central de Atendimento: (21) 990.039.072
E-mail: [email protected]

Preenchimento facial é uma técnica que utiliza implantes líquidos para equilibrar os traços faciais. Este é um procedimento médico minimamente invasivo, ou seja, realizado com anestesia local e microcânulas no próprio consultório médico, sem cortes, sem internação, sem cirurgia e com retorno às atividades no mesmo dia. O preenchimento facial pode ser dividido em duas grandes áreas: harmonização facial e rejuvenescimento facial.

harmonização

Harmonização facial é um procedimento procurado por pacientes com poucos ou nenhum sinal de envelhecimento que buscam proporções mais harmônicas para o seu rosto.

rejuvenescimento

Rejuvenescimento facial é um procedimento destinado a reposição de volume que ocasiona o aspecto cansado e envelhecido da face.

Como funciona o preenchimento facial

Preenchimento facial funciona de forma similar independente do objetivo do paciente. Ao cogitar um preenchimento, seja ele facial ou corporal, o paciente precisa estar atento a três fatores principais: profissional, ambiente e produto. Independente se destinado à harmonização ou rejuvenescimento o preenchimento só pode ser realizado por médico com registro válido no conselho de medicina do Estado onde o procedimento será realizado, em local com alvará da vigilância sanitária para realização de procedimentos médicos e com produtos aprovados pela Anvisa.

Embora simples no seu conceito, a ciência do preenchimento é precisa. Na hora de preencher o médico deve ter à disposição e saber escolher entre os diversos tipos e subtipos de preenchedores, além de distribui-los uniformemente na profundidade certa e na quantidade certa.

A distribuição do produto é uma das partes da técnica que precisa ser corretamente executada. O preenchimento deve ser feito de forma uniforme com uma pressão contínua no embôlo da seringa durante a retirada da agulha em um movimento com velocidade constante, para evitar nódulos e uma aparência inestética.

O preenchimento pode ser realizado em diferentes profundidades, dependendo do objetivo do tratamento e da substância escolhida o produto pode ser distribuído entre o osso e o músculo, dentro do músculo, embaixo da pele ou dentro da pele. A correta execução da técnica inclui ainda saber definir a quantidade de produto a ser injetada, que também varia conforme o objetivo do tratamento e a substância utilizada. No caso do PMMA por exemplo, é recomendado utilizar sempre menos produto do que o necessário, uma vez que 80% do volume se dará com a produção de tecido do próprio paciente e em caso de excesso a substância é de difícil retirada.

Quais sao as substâncias utilizadas no preenchimento facial

Existem cinco tipos de substâncias preenchedoras com marcas liberadas no Brasil: ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio, ácido polilático, policaprolactona e polimetilmetacrilato. Cada uma das substâncias possui suas variações, que são indicadas conforme o objetivo do tratamento. A linha de produtos do ácido hialurônico por exemplo inclui uma fórmula específica para preenchimento de lábios, outra para hidratação e outra com maior potencial para criação de volume. Tudo para atender as mais variadas necessidades de cada paciente.

Seja qual for a substância escolhida, o principal é saber se a marca comercial do produto a ser utilizado possui liberação da Anvisa para ser vendida no Brasil, isso garante a qualidade do produto e significa um reduzido risco de complicação. Inexiste produto manipulado ou genérico aprovado pela vigilância sanitária.

Os produtos são fabricados com rígidos padrões de qualidade para atender requisitos internacionais de segurança. No caso do PMMA, por exemplo, sobre o qual ainda existem muitos mitos, temos um produto que se encontra em sua terceira geração, utilizado na medicina há mais de 70 anos, sendo 30 como preenchedor, e que passou por um processo de purificação e aperfeiçoamento contínuo até chegar ao produto que existe hoje no mercado: uma substância livre de impurezas, com microesferas de tamanho regular e superfície lisa, sem risco de granuloma, migração, alergia ou rejeição. Uma pesquisa divulgada em 2016 durante o 1° Simpósio Consenso Brasileiro de Implantes Infiltrativos realizada com 36 médicos de todo o Brasil que analisou 87.371 preenchimentos realizados com PMMA registrou apenas 719 complicações, o equivalente a 0,823% do total.

Ácido hialurônico é uma substância natural encontrada em nosso organismo que atua preenchendo os espaços entre as células da pele, tendo um importante papel na hidratação e retenção de líquido. Ele integra o tecido conjuntivo e está presente também em outras estruturas, como no líquido sinovial das articulações, nos olhos, na matriz extracelular e na cartilagem hialina. O ácido hialurônico é absorvido pode ser utilizado para produção de volume, especialmente no preenchimento labial e de rugas finas. Por ser um produto natural, a substância também é indicada no primeiro contato com preenchedores pois em caso de insatisfação com o resultado o volume regride gradualmente ao longo de um ano e ainda possui um "antídoto" capaz de eliminar a substância do corpo em algumas horas.

Ácido polilático é uma substância de ação preenchedora discreta que funciona principalmente como estimulador de colágeno facial ou corporal, atuando na camada subdérmica para tratar a flacidez e suavizar os sinais da idade. Absorvível em um ano e meio, o ácido polilático tem uma ação progressiva, sendo os primeiros efeitos observados entre 20 e 30 dias e melhorando gradualmente ao longo de três a seis meses. Utilizado em qualquer região que precise de estímulo de colágeno, normalmente são indicadas três aplicações com intervalo de um mês para um tratamento completo.

Hidroxiapatita de cálcio é uma substância natural encontrada principalmente nos ossos e indicada para definir o contorno do rosto em áreas como mandíbula e mento. A hidroxiapatita ainda pode ser utilizada para preenchimento corporal e diluida para estimular colágeno na camada subcutânea, sendo absorvida em um ano e meio.

Policaprolactona é uma substância preenchedora lançada em 2018 com o diferencial de ser um produto absorvível de longa duração, permancendo no local implantado por até quatro anos. A PCL também é indicada para definição de contorno facial, incluindo mandíbula, queixo e região malar, além de estimulação de colágeno, para suavização dos sinais da idade e lifting facial.

Polimetilmetacrilato é uma substância preenchedora particulada biologicamente compatível com o corpo humano utilizada na medicina há mais de 70 anos, sendo 30 para aumento de volume em tecidos moles. Estruturalmente o PMMA serve de sustentação para o desenvolvimento de tecido do próprio paciente. Ao ser injetada as microesferas permanecem na região implantada com a ajuda do gel no qual estão embarcadas e que será absorvido gradualmente enquanto o novo tecido envolve as partículas utilizando o PMMA como pilar. Cada 20% de produto estimula 80% de tecido do próprio paciente, sem risco de migração, uma vez que o próprio tecido ao crescer em torno das microesferas irá manter o produto no local implantado.

Outras características importantes do PMMA são a pureza do gel ao qual as partículas são misturadas, a regularidade do tamanho das esferas e a uniformidade da superfície, para evitar infecção, granuloma e rejeição, respectivamente. A marca de PMMA utilizada pela Clínica Leger é liberada pela Anvisa, obedecendo rígidos padrões de qualidade para criação de volume com mínimo risco de efeitos adversos quando aplicado em ambiente com alvará da vigilância sanitária para realização de procedimentos médicos, por médico experiente e distribuído corretamente com a ajuda de microcânulas na profundidade e quantidade certa. Como qualquer procedimento médico o preenchimento facial possui riscos e os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Preenchimento para harmonização facial

preenchimento facial

Preenchimento facial é uma técnica que possibilita a harmonização facial sem cirurgia. Por harmonização entende-se a modelação do rosto baseado na proporção áurea e na máscara de beleza phi.

Harmonização facial com preenchimento

Estudos desenvolvidos pelo cirurgião norte-americano Stephen R. Marquardt em 2001 possibilitaram definir um padrão de beleza a partir do rácio 1,618, também denominado Phi, coeficiente obtido pela divisão dos lados maior e menor de um retângulo. O quociente é chamado de proporção áurea ou perfeita, por ser a proporção mais comum encontrada na natureza, abrangendo desde plantas e caracóis até a nossa dentição e tamanho dos ossos das mãos. Estamos tão acostumados com ela que sentimos estranhamento mediante sua ausência.

desenho de rosto onde é mostrada a aplicação da proporção áurea

Foi pensando nisso que Marquardt desenvolveu a máscara de beleza phi, um instrumento de referência capaz de definir, medir e ajudar a desenvolver as proporções ideais do rosto com a função primordial de guiar tratamentos reconstrutivos de deformações causadas por acidente e outros. Atualmente o recurso é empregado na estética para harmonização através de preenchimento facial sem cirurgia.

O que é beleza?

Beleza é um conjunto de proporções perfeitas e simetria. Um rosto belo deve não apenas ser igual entre seus lados direito e esquerdo mas também ter o maior número de proporções perfeitas entre 12 eixos principais: queixo, linha de baixo da boca, centro da boca, linha de cima da boca, linha de baixo do nariz, ponta do nariz, linha de baixo dos olhos, linha dos olhos, linha de cima dos olhos, linha das sobrancelhas, linha do topo da cabeça e altura do rosto.

Como realizar a harmonização facial?

A máscara phi é a definição teórica da beleza, mas uma harmonização prática depende da habilidade do médico. Uma das alternativas é o preenchimento, uma técnica que utiliza implantes líquidos para modelar o contorno facial conferindo uma aparência natural às linhas do rosto. O preenchimento facial não é uma cirurgia e por isso não envolve cortes, afastamento da rotina ou cicatrizes. A técnica utiliza agulhas não perfurantes, chamadas de microcânulas para injetar implantes líquidos que criam volume e são capazes de moldar quase todas as regiões faciais. Cada uma delas recebe uma quantidade específica de produto, na maioria das vezes ácido hialurônico, em profundidades diferentes. O volume de produto injetado e o correto plano de aplicação são duas variáveis que independem da máscara de phi e precisam ser corretamente mensurados pelo médico segundo sua experiência e senso estético.

Preenchimento facial para rejuvenescimento

A flacidez sempre foi considerada a grande culpada pelos sinais do envelhecimento, contudo, hoje sabemos que a aparência cansada, os sulcos profundos e o "derretimento facial" com a perda de contorno do rosto, são causados pela perda de volume não só da pele mas também das camadas de músculo e gordura, sendo essencial a reposição desse volume para reduzir os sinais do envelhecimento.

Atualmente existem duas abordagens sugeridas para atender os pacientes que buscam rejuvenescer com preenchimento, estimulando colágeno e repondo o volume perdido com a idade: os códigos médicos ou MD Codes, desenvolvidos pelo laboratório Allergan; e a abordagem global da face denominada Managing Aesthetic Patients ou MAP, proposta pela Galderma. O protocolo MD Codes é baseado em três pilares sequenciais para realizar a fundação, contorno e refinamento do rosto, enquanto o MAP é um conceito que enfatiza a individualização dos tratamentos baseado em restaurar a aparência jovem, realçar as características faciais e revigorar a pele.

mdcodesO MD Codes foi desenvolvido a partir da proposta inicial do médico Maurício de Maio "8-point lift" de combinar diferentes pontos de aplicação para atingir efeitos diretos e indiretos na volumerização e estrutura faciais. Ao avaliar as sombras e depressões no rosto de um paciente geralmente é possível identificar perda de volume em oito regiões principais: ao redor das maçãs do rosto (L1, L2 e L8), goteira lacrimal, sulco nasolabial, canto da boca, início da linha da mandíbula e linha da mandíbula. O preenchimento desses pontos permite a reposição de volume e um lifting facial não cirúrgico, amenizando os primeiros sinais do envelhecimento. Assim foram desenvolvidos os códigos médicos, uma padronização que se destina à fundação, etapa destinada a estruturação do rosto com estimulação de colágeno e consequente melhora na sustentação, brilho, maciez, textura e hidratação da pele; contorno, onde são definidos os traços das têmporas, linha da mandíbula e queixo nas extremidades do rosto; e refinamento, onde são preenchidas as linhas finas, áreas relevantes para harmonização facial.

map

O MAP foi criado a partir do pressuposto de que cada paciente deve ter uma abordagem personalizada para suas necessidades estéticas pois a formação de linhas, rugas e marcas acontece e varia de pessoa para pessoa. A avaliação global proposta pela metodologia MAP é baseada em três aspectos: restaurar o volume perdido para recuperar a aparência jovem, realçar linhas e contornos para harmonização facial e revigorar a pele melhorando sustentação, brilho, maciez, textura e hidratação através da estimulação de colágeno.

Antes e depois do preenchimento facial

Antes do preenchimento facial o paciente deverá passar por avaliação presencial onde serão avaliadas as condições físicas e histórico clínico para definir se o procedimento é indicado para o caso. É na consulta presencial que serão definidas as áreas a serem preenchidas, o produto a ser utilizado e sua quantidade, o que interfere diretamente no preço do preenchimento facial. Se houver disponibilidade de agenda o procedimento pode ser realizado no mesmo dia da avaliação. Após a consulta presencial e ainda antes de realizar o preenchimento, o paciente assina um termo de consentimento onde declara ter sido informado de todos os cuidados e orientações que deve seguir a fim de alcançar o objetivo pretendido, manifestando expressamente sua concordância e consentimento para realização do procedimento. Conforme o anexo I, item 6, inciso VII da resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina é proibido "apresentar de forma abusiva enganosa ou sedutora representações visuais das alterações do corpo humano causadas por supostos tratamento ou submissão a tratamento; todo uso da imagem deve enfatizar apenas a assistência". No entanto, na consulta de avaliação presencial o médico poderá exibir fotos antes e depois do preenchimento facial como forma de ilustrar as possibilidades do procedimento, sempre lembrando que este é um tratamento médico e como tal seus resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Depois do preenchimento facial é possível retornar as atividades de rotina normalmente, sem maiores restrições, devendo apenas evitar exposição solar. O paciente sai do consultório com um curativo que pode ser retirado nas horas seguintes, com exceção do preenchimento de nariz, quando o curativo serve de molde, devendo permanecer por sete dias até a solidificação do produto. É normal o surgimento de edema que pode inclusive dar a impressão de aplicação em excesso do produto, no entanto essa é uma resposta natural do organismo à intervenção que regride gradualmente em dois ou três dias. Alguns pacientes podem apresentar ainda equimose, pequenos roxos que são tratados com pomadas prescritas pelo médico. Está incluso no preço do preenchimento facial uma consulta de revisão em trinta dias para avaliar a evolução do procedimento e realizar retoques, caso houver necessidade. Todas as consultas e retoques futuros estão inclusos no preço do tratamento, só haverá nova cobrança caso seja utilizado produto absorvível.

Quanto custa o preenchimento facial

O preço do preenchimento facial varia conforme o objetivo do tratamento, o número de áreas tratadas e a quantidade de produto utilizado. É somente durante a consulta, fazendo uma avaliação presencial, que o médico poderá definir se este é o tratamento mais adequado para o caso, o número de regiões a serem preenchidas e qual a quantidade de produto necessária. O valor da consulta varia de acordo com o médico de cada unidade e pode ser abatido do preço total do tratamento caso o mesmo seja realizado na clínica em até 30 dias. Conforme o estabelecido no anexo I, item 6, inciso XIV da resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina é proibido "divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços". Informações sobre preços e valores do preenchimento facial podem ser obtidos através da nossa central de atendimento nos números (21) 4063.8333, (11) 4063.3338 ou (51) 4063.8333, pelo email [email protected], pelo formulário no final desta página ou pelo WhatsApp Único (21) 990.039.072. Os preços informados podem variar de acordo com a avaliação presencial feita pelo médico.

Preenchimento facial dói?

É possível sentir algum desconforto no momento da anestesia, mas o resto do procedimento tende a ser tranquilo. Geralmente o procedimento é bem tolerado e o paciente pode retornar as suas atividades de rotina no mesmo dia.

Quais são os riscos do preenchimento facial?

Como qualquer procedimento médico o preenchimento facial possui riscos, que são minimizados quando o tratamento é realizado por médico experiente com registro válido no conselho de medicina do Estado onde o procedimento será realizado, quando o tratamento é feita em ambiente com alvará da vigilância sanitária para realização de procedimentos médicos e quando são utilizados produtos aprovados pela Anvisa. Ambiente, profissional e produto são os três fatores que o paciente deve cuidar ao realizarum preenchimento facial.

Quantas sessões de preenchimento facial são necessárias?

O número de sessões de preenchimento facial varia conforme o objetivo do tratamento. Está incluso no valor uma consulta de revisão após 30 dias onde podem ser realizados retoques até alcançar uma aparência satisfatória e um contorno bem definido da região.

Resultado do preenchimento facial

Preenchimento facial tem como resultado um rosto mais harmônico e rejuvenescido, pois além de equilibrar assimetrias, uma característica que todos os preenchedores têm em comum é a estimulação de colágeno, o que contribui para uma pele macia, hidrata, com melhora da textura, brilho e menos flacidez. Quando feito em ambiente com alvará da vigilância sanitária para realização de procedimentos médicos, executado por médico com registro válido no conselho de medicina do Estado onde o procedimento é realizado e com produtos aprovados pela Anvisa, o resultado final do preenchimento facial é uma aparência harmônica com melhora na qualidade geral da pele e um rosto revitalizado.

Preenchimento Facial em São Paulo e no Rio de Janeiro com o Dr Roberto Chacur

foto do Dr Roberto chacur que realiza Preenchimento Facial no Rio de Janeiro e em São Paulo com preenchimento

Dr. Roberto Chacur é médico cirugião e trabalha a há 12 anos exclusivamente com preenchimento facial e corporal tendo realizado mais de dez mil procedimentos. Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento e coordenador do Grupo de Pesquisa Leger, o Dr. Chacur possui diversos trabalhos publicados em revistas científicas do Brasil e do mundo, participando regularmente de congressos nacionais e internacionais entre eles o 22º Congresso da Academia Europeia de Dermatologia que em 2013 aconteceu em Istambul na Turquia, onde o médico apresentou seu trabalho com associação de técnicas para rejuvenescimento que inclui preenchimento, toxina botulínica, laser CO2 fracionado com radiofrequência e hidratação profunda com ácido hialurônico para um tratamento completo e uma aparência mais natural. CRM-RJ 953687; CRM-SP 124125 e RQE-SP 33433

Preenchimento Facial em Porto Alegre com a Dra Danuza Dias

foto da Dra Danuza Dias que realiza Preenchimento Facial  em Porto Alegre com preenchimento

A Dra. Danuza Dias é diretora geral da Clínica Leger em Porto Alegre. A médica dedica-se há quase 10 anos à execução, pesquisa e aprimoramento da técnica do preenchimento facial e corporal. Integrante do Grupo de Pesquisa Leger, tem artigos publicados abordando tratamentos com implantes infiltrativos permanentes e absorvíveis. Na unidade gaúcha da clínica, a Dra. Danuza é a responsável pelos tratamentos de rejuvenescimento e harmonização facial com preenchimento, tratamento para celulite com GoldIncision e bioplastia de glúteos. CRM/RS: 36568.

clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo
  • Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL
  • Fone/Fax: 55 (11) 4063-3338/2367-4816
  • E-mail: [email protected]
  • Google Maps


 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife