Clínica Leger Mesa

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Psoríase

Causas, sintomas, evolução e tratamento da psoríase

Psoríase são lesões avermelhadas que surgem especialmente na pele do couro cabeludo, cotovelo e joelho, na maioria das vezes revestidas por escamas brancas. Determinada geneticamente, a doença é resultado de uma ação indevida do sistema imunológico. Embora não tenha cura, pode ser controlada e não é contagiosa.

A psoríase é uma doença multifatorial, ou seja, que depende de vários fatores. Pesquisas mostram relação direta com os cromossomos 17, 27 e CW6, além de períodos de remissão de até sete meses mediante drogas imunobiológicas, de onde é possível deduzir os principais motivos da doença. Mas além deles, outros fatores estão envolvidos, como infecções bacteriana e viral; lesões na pele em geral, incluindo feridas, machucados, queimaduras de sol e picadas de inseto; medicamentos prescritos para transtorno bipolar, pressão alta e malária; e pacientes com sistema imunológico afetado por HIV/AIDS. Baixas temperaturas, pele seca e alguns comportamentos ajudam a piorar as lesões da psoríase, entre eles estresse, tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade.

ilustração de célula epitelial com psoríase

Características semelhantes atrapalham a diferenciação da psoríase e de outras dermatoses como, eczema, micoses superficiais, sífilis secundária, e principalmente, dermatite seborreica. Para um diagnóstico preciso é necessário a análise de uma amostra do tecido. Embora seja mais comum entre os quarenta e cinquenta anos, lesões podem surgir na infância e na adolescência e serem diagnosticadas como dermatite seborreica. Nesse casos podem haver recidiva por volta dos 20 anos, quando a psoríase surge com aparência normal. Raramente motivo de preocupação física, a psoríase é muito mais um incômodo estético. O preconceito relacionado às lesões é muito comum, especialmente na juventude. Sendo a disseminação das manchas a principal consequência do abalo emocional sofrido. De forma geral, portadores de psoríase tendem a somatizar todo e qualquer problema psíquico na pele.

A psoríase aparece em diferentes formatos, saiba como identificar:

Psoríase Vulgar é o tipo mais comum da doença, apresentando lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas, aderentes, prateadas ou acinzentadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos. A Psoríase Invertida ocorre em regiões incomuns, ocasionando lesões mais úmidas em áreas de dobras como axilas, virilha e fossa cubital, a articulação mediana do braço.

Outra forma de psoríase muito comum é a Ungueal, lesões nos dedos das mãos e dos pés e também nas unhas. Comum em 90% dos casos, este tipo da doença pode preceder, suceder ou ser simultânea as lesões cutâneas. Crianças e adultos jovens geralmente são acometidos por Psoríase Gutata; pequenas lesões (pápula) em forma de gotas que surgem com maior frequência nas coxas e próximas do quadril e dos ombros, podendo aglutinar-se e evoluir para psoríase em placas, também chamada de vulgar.

Formas palmo-plantar de psoríase incluem fissuras nas palmas das mãos e solas dos pés, comprometimento articular, em caso de Psoríase Artropática, e o acometimento ungueal citado. Lesões com pus ou Postulosas podem ser localizadas em pés e mãos ou espalhadas pelo corpo ocasionando febre por poucas semanas. O quadro mais grave é o de Psoríase Eritrodérmica, quando as lesões atingem mais de 75% do corpo e há risco de vida.

ilustração de pé com psoríase ungueal

Quase metade dos adultos que terão psoríase apresentam uma versão da doença até os 16 anos. A psoríase em crianças e adolescentes é muitas vezes diagnosticada como dermatite seborreica. Após a primeira aparição a psoríase pode permanecer até a fase adulta, embora isso seja mais frequente em casos com antecedentes familiares. O surgimento precoce da psoríase em crianças não implica no desenvolvimento de versões graves da doença no futuro. Apenas 2% dos pacientes apresentam o problema antes dos dois anos de idade e a forma congênita é rara.

A psoríase em crianças manifesta-se de forma atípica tanto em placas quanto em gotas, com baixa escamação ao redor dos olhos, no peito ou na região genital. Quando surge no couro cabeludo, a psoríase em crianças revela uma lesão única, placas descamativas e mal delimitadas.

Também similar a uma dermatite seborreica, a psoríase no idoso pode ser confundida com dermatite esteatósica, que são lesões ocasionadas pela redução de gordura na pele. O diagnóstico diferencial pode ocorrer pela grande quantidade de prurido em membros inferiores e couro cabeludo, principais áreas de ocorrência da psoríase no idoso. Apesar de manifestar-se na maioria da vezes de forma leve ou moderada, o tratamento é mais complicado devido à intolerância e interações medicamentosas.

Tratamento da psoríase

Via de regra a psoríase não provoca dor, mas fissuras palmo-plantares podem ocasionar incômodo. A coceira também não é uma característica comum das lesões de psoríase, contudo, esfregar o local pode acelerar a escamação e ocasionar sangramento. Os métodos básicos de controle da doença são hidratação adequada com cremes à base de ureia a 10%, lactato de amônia a 12%, vaselina ou derivados de alcatrão. Corticoides tópicos também podem ser aplicados, contudo é preciso cuidado diante dos efeitos colaterais deste tipo de medicamento.

Quando a psoríase se apresenta de forma moderada ou grave é indicado o tratamento com fototerapia e/ou medicamentoso, incluindo drogas imunossupressoras ou até imunobiológicas. A fototerapia é requerida para 25% dos doentes e pode ser utilizada em todas as variantes da psoríase. O efeito imunossupressor dos raios UVB, fazem da psoríase e do vitiligo as únicas dermatoses que melhoram com a exposição solar. Contudo, a exposição não pode ultrapassar 15 minutos diários e é preciso proteger a pele com creme hidrante sobre a lesão e bloqueador solar fator 30 na área adjacente. Como a psoríase pode ser facilmente influenciada pelas condições emocionais, muitas vezes é possível controlá-la sem usar droga nenhuma, apenas com exposição ao sol ou banho de luz e terapia de apoio.

Saiba mais sobre tratamento com laser para psoríase no link abaixo

Tratamento para Psoríase

• Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL