Clínica Leger Mesa

Porto Alegre

Clínica Leger Vista Ampla

Rio de Janeiro

Clínica Leger Sao Paulo

São Paulo

Leger Logo
Whatsapp Clinica Leger De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 09h às 16h

Agendamento por número único de WhatsApp disponível para todas as unidades.

Central de Atendimento

Certificações

Certificação CNPQ Certificação ISO9001

Certificações empresa CNPq e ISO 9001:2015.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Remoção de Pelos a Laser

Tratamento para remoção de pelos a laser.

REMOÇÃO DE PELOS A LASER

O PELO

O folículo piloso é formado por uma placa externa e uma interna. Na extremidade inferior do folículo, situa-se o bulbo, que é a parte mais espessa, que contém a matriz germinativa, a qual recobre uma papila de tecido conectivo denominada papila dérmica.

SELEÇÃO DE PACIENTES

Qualquer pessoa que deseje remoção de pelos a laser pode se submeter à técnica, além disso, pode ser feita igualmente em crianças e adultos, da maior parte das áreas do corpo. O paciente ideal para a remoção de pelos deve ter em mente que, quanto mais clara a pele e mais escuro e grosso o pelo, melhores serão os resultados.

A localização da área para remoção de pelos a laser também deve ser levada em consideração. Em geral, áreas como virilha e axilas tendem a ter melhores resultados que áreas como buço e dorso masculino. Este fato é explicado pela presença mais comum de pelos mais finos no buço e pele mais espessa no dorso.

As pacientes de pele clara podem fazer a remoção de pelos a laser com segurança em qualquer aparelho, já as pacientes de pele escura devem ser tratadas com aparelhos de comprimento de onda mais longos. Pacientes bronzeadas são aconselhadas a evitar o tratamento de remoção de pelos a laser até o bronzeamento desaparecer.

BENEFÍCIOS ESPERADOS

Em geral, o número médio de aplicações para a remoção de pelos a laser, até atingir uma redução significante de excesso de pelos, fica entre três e 10 aplicações.

O conceito de remoção de pelos a laser foi definido como a perda temporária do pelo. A remoção de pelos a laser é definida como um retardo no crescimento do pelo que, geralmente, dura de um a três meses. O tratamento a laser, normalmente, produz remoção de pelos completa, mas temporária, seguida de perda parcial, porém permanente de pelos. A escala de resultados se resume em menos pelos, pelos mais finos, retardo no crescimento e pelos mais claros.

A eficácia na remoção de pelos a laser está fortemente relacionada com a cor e espessura destes pelos. O controle da contagem de pelos a longo prazo indica em média de 20% a 30% de perda do pelo a cada tratamento, o que indica a necessidade de múltiplas aplicações para se obter remoção de pelos quase completa.

Com frequência, os pelos novos que crescem são mais finos e mais claros, como indicam as medidas de diâmetro e de cor nesses pelos novos.

DESTRUIÇÃO TERMICA

O mecanismo de ação para a remoção de pelos a laser ocorre mediante lesão seletiva do folículo piloso, com base nos princípios da teoria da fototermólise seletiva. A luz proveniente de qualquer um desses sistemas, ao atingir a derme, provoca superaquecimento dos pelos pigmentados, levando à desnaturação ou à coagulação irreversível da proteína, o que causa destruição total ou parcial do folículo piloso.

ABORDAGEM DO TRATAMENTO

Antes de iniciar a remoção de pelos a laser, deve-se considerar cor, tipo e densidade dos pelos, cor da pele, fatores hormonais e localização anatômica.

CUIDADOS PRÉ-PROCEDIMENTO

Os melhores resultados na remoção de pelos a laser são obtidos em áreas raspadas em comparação a áreas em que o pelo foi arrancado, isso porque, a presença da haste do pelo facilita a absorção da luz e tem um papel importante. Os pacientes, portanto, não devem se submeter à depilação com cera ou retirar os pelos com pinça. O clareamento ou cremes que dissolvem a área externa de pelo não altera a eficácia do tratamento. Orienta-se o uso de protetor solar com alto fator de proteção.

DIA DO PROCEDIMENTO

O paciente é orientado a raspar a área a ser tratada antes da remoção de pelos a laser. Pode-se recomendar um que dissolva a parte externa do pelo ou cortar os mesmos com tesoura. A vantagem de se raspar antes é que é possível ver onde estão os pelos e a chance deles escaparem sem tratamento é menor.

A área a ser tratada deve estar limpa e sem maquiagem. Se necessário, uma a duas horas antes do procedimento, pode-se aplicar uma camada de creme anestésico e cobrir a área com filme plástico, desde que a área não seja muito extensa.

Feita a sessão de remoção de pelos a laser, pode-se observar depois de alguns minutos, eritema e edema perifolicular. A intensidade e a duração desses sintomas vão depender da cor e da densidade dos pelos.

CONSIDERAÇÕES PÓS-PROCEDIMENTO

A aplicação de compressas frias reduz a dor e o edema pós-procedimento. Pomadas de corticoide fracas podem ser prescritas para diminuir o eritema e edema e para as pessoas mais morenas para diminuir a hipercromia pós-inflamatória.

Durante a primeira semana depois do tratamento deve-se evitar exposição direta ao sol ou o uso de protetor solar. Pode-se aplicar maquiagem no dia seguinte ao tratamento.

Resultado do Tratamento

O tratamento para remoção de pelos a laser quase sempre resulta em perda temporária de pelos, havendo necessidade de várias sessões para obter nível máximo de redução de pelos.
clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo
  • Alameda Maracatins, 1435, conj. 206/207. Moema (atrás do Shopping Ibirapuera)
  • São Paulo SP - BRASIL
  • Fone/Fax: 55 (11) 4063-3338/2367-4816
  • E-mail: [email protected]
  • Google Maps


 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife