Comentários sobre a aparência são os primeiros a surgir quando os holofotes voltam-se para as celebridades ou mesmo quando reencontramos alguém que não vemos há algum tempo. É inevitável. Está na nossa cultura, tanto comentar as rugas dos outros, como desejar para nós mesmos uma pele saudável aos 50 anos sem ter tomado nenhum cuidado ao longo da vida. O que infelizmente não está na nossa cultura é prevenir o envelhecimento. E a verdade é que é praticamente impossível conquistar uma aparência natural sem tratamentos de prevenção. A boa notícia é que existe muito mais entre os cosméticos e o lifting facial do que sonha nossa obstinada busca pela juventude eterna. Da radiofrequência ao laser CO2 fracionado, do Skinbooster® aos fios de sustentação, nesse post vamos conhecer todas as técnicas e tecnologias que podem contribuir para prevenção e tratamento do envelhecimento.
Skinbooster® é um tipo de ácido hialurônico injetável de textura muito suave destinado especialmente à hidratação profunda da pele. Indicado tanto para prevenção como para tratamento complementar do envelhecimento, sua ação colabora para devolver o brilho, a maciez e a vitalidade da pele do rosto, pescoço, colo e mãos. Outros ácidos hialurônicos de texturas suave, moderada ou firme podem servir para diversos objetivos, como preenchimento de rugas, redução de sulcos profundos como o bigode chinês, linhas de marionete e até mesmo para definição do contorno facial, sendo aplicado nas maçãs do rosto e na linha da mandíbula para prevenção ou tratamento da flacidez.
O ideal é que os cuidados com a pele iniciem por volta dos 30 anos, quando o corpo começa a reduzir a produção natural de colágeno. Cosméticos e protetor solar são a receita básica. Procure um dermatologista para indicação do creme mais adequado para sua pele. O médico poderá propor ainda uma conduta adequada para realização de procedimentos específicos como limpeza de pele, drenagem linfática ou peeling de diamante, que estimulam a renovação do tecido e ajudam a retardar a flacidez.
Tecnologias como radiofrequência e ultrassom microfocado podem ser usadas para construir o que muitos chamam de “poupança de colágeno”. Criados pelos maiores laboratórios do mundo e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os aparelhos de estética tem efeitos expressivos na prevenção e tratamento do envelhecimento, ajudando a manter a aparência jovem por mais tempo. O uso precoce de tecnologias além de reduzir a possibilidade de procedimentos cirúrgicos como o lifting facial no futuro, contribui para melhorar a qualidade da pele.
Entre as técnicas minimamente invasivas podemos destacar ainda o microagulhamento e o laser CO2 fracionado. Ambos são baseados na produção de pequenos danos pontuais para estimular a renovação da pele e a produção de um novo tecido rico em colágeno. O primeiro é realizado através de micropunturas que durante sua cicatrização irão ajudar a compor uma pele mais uniforme, macia, hidratada e com brilho. O segundo incentiva a revitalização do tecido ao utilizar feixes de luz e ondas de radiofrequência para estimular a produção de fibroblastos, células responsáveis pela síntese de colágeno.
Contudo, a técnica mais completa talvez seja mesmo o preenchimento. Além de atuar na prevenção e tratamento de rugas, o preenchimento ajuda a corrigir a perda de volume, que é uma das principais causas do envelhecimento. Hoje sabemos que o desgaste das camadas óssea, de gordura e da própria pele provoca assimetrias e favorece a flacidez. O preenchimento das regiões é fundamental não apenas para repor volume, mas também para bioestimulação de colágeno, processo que acontece em resposta à presença de substâncias particuladas como o ácido polilático, que estimula a proliferação das proteínas de sustentação da pele.
Um tratamento muito popular nos anos 80, os fios de sustentação hoje são compostos por materiais absorvíveis e promovem não apenas o reposicionamento dos tecidos como a estimulação de colágeno. O efeito é muito semelhante ao tratamento cirúrgico, contudo pode ser realizado no próprio consultório médico com anestesia local e breve recuperação. A cirurgia de lifting facial é indicada para pacientes com mais de 50 anos que nunca realizaram um tratamento estético. Como qualquer cirurgia, é um procedimento tão eficaz quanto delicado, por isso reforçamos o acompanhamento precoce, que além de evitar os contratempos dos métodos invasivos possibilita um visual jovem ao longo de toda vida, o que influencia não apenas a aparência, mas também a saúde da pele.
Os procedimentos de prevenção e tratamento dos sinais do envelhecimento são muitos e quanto antes você iniciar mais naturais serão os resultados. Além disso, hábitos saudáveis como exercícios regulares e alimentação equilibrada ajudam a fortalecer o organismo, o que reduz o tempo de resposta a esses tratamentos, aumenta as chances de efeitos expressivos e diminui o período de recuperação, sem falar na contribuição para o controle do estresse, tensão e ansiedade, que é fundamental para saúde e qualidade de vida. Então, o que você acha de começar a se cuidar hoje?