Carregando...
Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Dermatologia e Nutrologia Aparelhos

Remoção de tatuagem a laser

Remoção de tatuagem a laser é um tratamento médico que permite suavizar desenhos atuando diretamente no pigmento da tatuagem com danos reduzidos à pele ao redor do desenho. O procedimento é realizado com anestesia local no próprio consultório após avaliação médica presencial, em média são necessárias de 6 a 8 sessões para produzir modificações mais expressivas, dependendo do tamanho e da cor da tatuagem, que pode ser preta ou colorida.

Laser Nd Yag é um feixe de luz visível utilizado no tratamento de remoção de tatuagem que é obtido a partir de um cristal de ítrio-alumínio-granada dopado com 3% de neodímio – do inglês, neodymium-doped yttrium aluminium garnet. Os diferentes meios ativos de cada laser determinam propósitos diferenciados com comprimento de onda de até 1064 nanômetros e tecnologia Q-switched, o aparelho é capaz de imprimir alta potência em pulsos de nanosegundos e atingir camadas profundas da pele. Apesar da potência elevada os pulsos de curta duração ajudam a evitar que o laser provoque queimaduras na pele.

Como funciona a remoção de tatuagem a laser

O laser atua sob o princípio básico da fototermólise seletiva, que permite ação pontual nos pigmentos, reduzindo danos às estruturas adjacentes. De acordo com essa teoria, existem moléculas capazes de absorver a luz em determinados comprimentos de onda. Ao reter essa energia, essas moléculas são aquecidas e vaporizadas ou fragmentadas em um processo chamado de fototermólise, que acontece de forma seletiva, uma vez que afeta apenas os pigmentos e não o tecido. Portanto, quanto mais escuro for o pigmento e mais clara for a pele, mais efetiva será a ação do laser devido a maior facilidade de diferenciar a tinta da tatuagem do pigmento natural da pele.

Remoção de Tatuagem colorida e em pele negra

Utilizando diferentes comprimentos de onda é possível diminuir a agressão à pele e também remover tatuagens coloridas, pois a fototermólise seletiva depende essencialmente da definição do comprimento de onda, que varia entre 1064 e 532 nanômetros. Apesar de escalas diferentes de dificuldade graças a diversos fatores, o tratamento é considerado eficiente para qualquer pigmento ou tom de pele. Tatuagem colorida e pele escura recebem tratamento específico de acordo com uma série de configurações, tais como os ajustes de potência do laser, duração do pulso, tamanho do ponto e densidade de energia (fluência). As cores marrom, vermelho, laranja, azul, roxo e preto respondem de maneira mais rápida ao tratamento com laser Yag. Por outro lado, as cores amarela, verde e branca são consideradas mais resistentes.

Confira este e outros equipamentos:

desenho de mulher com equipamento laser para estética ilustra link para pagina de centro de tratamento a laser