Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar

Blog

Voltar

Entenda o que é Harmonização Facial

Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos, em geral não-cirúrgicos, que buscam valorizar a aparência trabalhando o equilíbrio das proporções do rosto, podendo ainda amenizar sinais da idade e contribuir para o rejuvenescimento facial.

O primeiro passo é uma avaliação global da face. Tendo como referência as características do próprio paciente e utilizando conceitos como cefalometria e proporção é possível traçar um tratamento personalizado que atenda não apenas insatisfações pontuais, mas promova uma harmonização full face.

Durante a consulta serão avaliados diversos aspectos, mas entre as demandas mais recorrentes podemos destacar:

– terço superior: prevenção ou tratamento de rugas na testa, entre as sobrancelha e no canto dos olhos, os famosos pés de galinha.

– terço médio: projeção das maçãs do rosto, elevação da ponta nasal e correção de nariz adunco, quando necessário.

– terço inferior: aumento dos lábios e definição do contorno do rosto, incluindo linha da mandíbula e queixo para efeito blush.

Como é realizada a harmonização facial?

A harmonização facial é realizada com anestesia local, em consultório ou clínica médica, geralmente utilizando preenchimento, que dentre todas as técnicas é a mais versátil, possibilita mudanças expressivas sem cirurgia e permite retorno à rotina no mesmo dia.

Quanto tempo dura o resultado?

Os resultados podem durar de um a quatro anos quando utilizados produtos de duração temporária ou serem definitivos, quando realizados procedimentos permanentes. A definição depende dos tratamentos indicados e da escolha do paciente.

Quanto tempo dura cada sessão?

Cada sessão pode durar de 30 minutos a uma hora, dependendo da extensão e do número de regiões a serem tratadas. Lembrando que a harmonização facial pode ser realizada em etapas, sendo necessária mais de uma sessão para um tratamento completo.

Posso voltar a trabalhar no mesmo dia?

Sim. A única limitação está relacionada a exposição solar. É indicado evitar o sol por sete dias para prevenir a formação de manchas. Se for indispensável sair é importante cobrir o rosto com boné ou chapéu e usar protetor solar.

Quando poderei ver o resultado?

O paciente acompanha a evolução do processo acordado, podendo inclusive opinar ativamente quanto ao resultado, ainda durante o tratamento. A aparência final, contudo, pode levar de 15 a 30 dias para ser observada, tempo necessário para redução do inchaço.

Como funciona a harmonização facial?

A harmonização do rosto funciona a partir de conceitos científicos que são utilizados pelo médico para minimizar as insatisfações do paciente dentro de uma perspectiva global da face, podendo incluir além disso áreas adjacentes como papada, pescoço e colo. A seguir vemos o que pode ser feito em cada uma das regiões:

Maçãs do rosto: a região das maçãs do rosto pode ser projetada para um visual mais destacado e imponente ou receber apenas bioestimulação de colágeno para fortalecer a sustentação, o que também ajuda a prevenir o bigode chinês.

Nariz: a rinomodelação permite elevar, afinar ou projetar a ponta do nariz, corrigir o contorno adunco se necessário e em alguns casos até diminuir levemente o comprimento do dorso ou a largura das asas nasais.

Boca: os lábios podem precisar de definição de contorno, redução de rugas ao redor da boca e correção volumétrica para harmonização com o nariz e o queixo, tratamentos que podem ser realizados com preenchimento labial.

Queixo: o mento pode ser aumentado, projetado, arredondado, empinado e até discretamente reduzido sem cirurgia.

Mandíbula: o contorno do maxilar inferior pode ser definido para moldar o formato do rosto ou para prevenir a flacidez, ajudando a controlar a perda de definição e o “derretimento facial”.

Regiões adjacentes como papada podem ser tratadas com criolipólise ou aplicação de enzimas, enquanto pescoço e colo podem demandar tratamento de flacidez e rugas.

Como é feito harmonização no rosto?

A harmonização facial é feita na maioria das vezes sem cirurgia, em consultório médico, com anestesia local e utilizando um conjunto de técnicas selecionadas para atender o objetivo de cada pessoa. Os procedimentos podem incluir preenchimento, toxina botulínica e ultrassom microfocado. Também são muitas vezes associados laser co2 fracionado, fios de sustentação e até bichectomia e tratamentos odontológicos.

Preenchimento é uma técnica que utiliza implantes líquidos para definição de contorno e correção volumétrica que pode ser aplicada em praticamente todas as regiões faciais para atender os mais diversos fins, tudo sem cirurgia e com retorno às atividades no mesmo dia.

A toxina botulínica pode ser utilizada na prevenção e tratamento de rugas e linhas de expressão, pois um rosto harmônico depende tanto do equilíbrio das proporções faciais quanto da ausência de marcas de expressão e outros sinais de envelhecimento.

Ultrassom microfocado: tecnologia aprovada pela Anvisa para estimular a produção de colágeno desde o músculo até a camada superficial da pele que contribui na prevenção e tratamento da perda de sustentação do tecido.

Laser CO2 fracionado: tratamento padrão ouro em renovação celular e revitalização da pele, incluindo atributos como maciez, textura, hidratação e brilho.

Fios de sustentação: suturas utilizadas para reposicionar os tecidos que apresentam uma flacidez mais expressiva e ajudam a restaurar o contorno do rosto.

Bichectomia: cirurgia plástica para afinar o rosto realizada com um corte interno na boca para retirada total ou parcial das bolas de gordura que preenchem as bochechas. O procedimento não deixa cicatriz visível, é realizado em cerca de uma hora e tem reduzido tempo de recuperação.

Harmonização orofacial: clareamento e lentes de contato dental são os procedimentos mais procurados nos dentistas para conferir brilho aos dentes e destacar o sorriso.

Entre os procedimentos possíveis ainda estão tratamentos para flacidez das pálpebras superiores com jato de plasma, elevação da cauda da sobrancelha para efeito fox eyes, preenchimento de olheiras profundas, tratamento de manchas na pele com laser, lifting facial com ultrassom microfocado, hidratação profunda com ácido hialurônico, que ajuda a trazer brilho à pele, entre outros.

Qual profissional pode fazer harmonização facial?

Vai depender do procedimento. Harmonização facial com preenchimento deve ser realizada por médico. Embora a Anvisa deixe à cargo das entidades de classe a definição da formação do profissional que pode fazer preenchimento, o Conselho Federal de Medicina alerta que os médicos além de realizar também estão aptos a tratar possíveis complicações. Outros procedimentos como bichectomia devem ser realizados por cirurgião plástico e tratamentos odontológicos por dentistas.

Como é a recuperação da harmonização facial?

O paciente pode apresentar inchaço, vermelhidão e sensibilidade, mas pode retomar as atividades no mesmo dia. A única restrição é quanto a exposição solar. Para evitar manchas, se for preciso sair proteja o rosto com chapéu ou boné e use protetor solar.

Em quanto tempo verei os resultados da harmonização facial?

As alterações na aparência são graduais à medida que o procedimento acontece, no entanto, o efeito final pode ser melhor observado após a redução do inchaço, o que leva de 15 a 30 dias para acontecer.

Harmonização facial dura quanto tempo?

Os efeitos do tratamento podem ser temporários, de um a quatro anos, ou mesmo serem permanentes, dependendo dos tratamentos realizados.

Para quem é indicado?

A harmonização facial é recomendada para quem deseja renovar seu visual, independente de idade, gênero ou raça. O principal objetivo do procedimento é contribuir para autoestima e bem-estar, componentes da verdadeira beleza.

Esta é uma página de perguntas frequentes, para saber mais acesse nosso conteúdo completo sobre harmonização facial.
Aguardamos ansiosos para responder quaisquer perguntas adicionais que você possa ter em nossa próxima consulta.
Fale conosco por WhatsApp (21) 990.039.072

Autor do conteúdo

foto de perfil do dr roberto chacur DR. ROBERTO CHACUR

Médico Cirurgião – Diretor da Clínica Leger
CRM-RJ 953687 | CRM-SP 124125 RQE-SP 33433

– Experiência de 14 anos trabalhando exclusivamente com pesquisa e realização de preenchimento
– Speaker no Congresso Mundial de Dermatologia (Milão, Itália)
– Coordenador do estudo de caso sobre Aumento de Glúteos com PMMA: um estudo de coorte de 10 anos (PRSGO Journal)
– Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento (Editora AGE)
– Instrutor do Workshop sobre Preenchimento de Glúteos e Goldincision (SP)
– Membro da Sociedade Americana de Laser para Medicina e Cirurgia (ASLMS)
– Associado à Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC)
– Residência em Cirurgia Geral pela Universidade Luterana do Brasil (RS)
– Formado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (RS)