Carregando...
Agendamento: +55 (51) 4063.8333, +55 (21) 4063.8333, +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar

Blog

Voltar

Como cuidar da pele oleosa

Se tem uma coisa que deixa muitas mulheres incomodadas é a pele oleosa. Além daquela sensação pegajosa, a alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas do rosto ajuda no entupimento dos poros e no surgimento de cravos e espinhas. Para cuidar deste tipo de cútis é preciso adotar uma rotina de limpeza usando produtos para pele oleosa.

O que causa oleosidade da pele

Usar dermocosméticos inadequados para o seu tipo de pele, não remover a maquiagem toda noite, lavar o rosto muitas vezes ao dia, se expor ao sol sem proteção, desequilíbrio hormonal e má alimentação estão entre as principais causas da pele oleosa.

Caracterizada pela aparência brilhante e presença de secreções sebáceas, esse tipo de quadro ocorre quando as glândulas sebáceas produzem sebo em excesso. Nesta condição, os poros ficam dilatados nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo, principalmente.

Mitos e verdades

Apesar de ser o tipo de pele mais comum entre os brasileiros, há muita desinformação sobre as necessidades e cuidados necessários para a pele oleosa. Confira alguns deles:

Hidratação: ao contrário do que se imaginava há algum tempo, este tipo de cútis precisa sim ser hidratada. Porém é preciso escolher produtos com as fórmulas certas. Consulte o seu dermatologista.

Protetor solar: usar este produto não causa mais oleosidade, pelo contrário. O calor e a exposição ao sol fazem com que as glândulas liberem mais oleosidade que o habitual. No entanto, aqui vale a regra novamente de buscar produtos para pele oleosa.

Lavar o rosto: lavar o rosto várias vezes não vai ajudar, já que isso causa o famoso efeito rebote. O organismo vai tentar repor a gordura que foi retirada. O ideal é limpar o rosto com sabonete específico duas vezes ao dia.

Como cuidar da pele oleosa

Para cuidar deste tipo de cútis é preciso adotar uma rotina de limpeza usando produtos para pele oleosa. Pela manhã lave o rosto com um sabonete ou gel de limpeza próprio para a pele oleosa, use um antioxidante à base de vitamina C e aplique protetor solar com toque seco.

Diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcar, farinha branca e gorduras ruins também auxilia no controle da produção de sebo. Além disso, apostar em uma rotina mensal ou bimestral de tratamentos pode fazer muito bem para a pele.

Peeling de diamante para pele oleosa na Clínica Leger.

Tratamento para pele oleosa

Um dos mais indicados para combater oleosidade é o peeling de diamante, que melhora o aspecto da pele através da esfoliação e microdermoabrasão. O procedimento é realizado com uma caneta com cristais de diamante de várias espessuras na ponta, que em atrito com a pele promovem a remoção das células mortas, coletando-as através de um sistema a vácuo para posterior descarte. Conheça mais sobre este procedimento aqui.


Redação: Luiz Paulo Teló