Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 7h às 23h | Sábado das 9h às 17h
Voltar

Leger iso-9001

Voltar

Protetor solar: qual o melhor para sua pele?

Seja verão ou qualquer outra época do ano, proteger a pele do sol é fundamental para evitar queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e até doenças mais graves como câncer de pele. É por isso que o protetor solar se tornou um dos itens mais importantes dentro de uma rotina de cuidados diários com a saúde da pele.

Atualmente, o mercado de dermocosméticos apresenta uma gama enorme de produtos com essa finalidade, desde os bloqueadores mais populares, passando por protetor facial, protetor com cor e até maquiagens com FPS. Por isso é importante conversar com seu dermatologista para que ele indique qual o melhor protetor solar para o seu tipo de pele e que tipo de produto é mais adequado para a sua rotina.

O que é FPS e PPD

Para escolher o melhor protetor solar, primeiramente precisamos entender quatro siglas: FPS (fator de proteção solar), PPD (persistent pigment darkening ou escurecimento persistente do pigmento), raios UVB (ultravioleta tipo B) e raios UVA (ultravioleta tipo A).

Fator de proteção solar: essa é a propriedade que popularmente chama mais a atenção. O FPS indica o fator de proteção contra os raios UVB, responsáveis pelas queimaduras solares mais superficiais, que causam a vermelhidão e aumentam o risco de câncer de pele. A orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é que o fator mínimo para qualquer tipo de pele seja FPS 30.

Pessoas com peles claras ou sensíveis devem optar por fatores maiores. Em situações em que há exposição direta ao sol como longas caminhadas, atividades físicas ao ar livre, beira da praia, piscinas etc., uma máxima proteção requer que o protetor solar seja reaplicado a cada 2 horas.

PPD: do inglês Persistent Pigment Darkening (Escurecimento Persistente do Pigmento), esse quesito indica a proteção do filtro solar contra a radiação UVA. A radiação ultravioleta do tipo A é a que penetra profundamente na pele e que, além de ser responsável pelo bronzeamento, causa o fotoenvelhecimento que acelera o aparecimento de rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas na pele.

Quanto mais alto o PPD, melhor. Ele precisa ter pelo menos um terço do valor do FPS. Portanto, um bloqueador solar de FPS 30 deve ter um PPD de, no mínimo, 10.

Protetor solar com cor

O filtro solar facial é um dermocosmético que vem ganhando cada vez mais notoriedade, pois em muitos casos ele pode substituir a base na sua make. Conhecido como protetor solar com cor, graças ao seu pigmento, é capaz de proteger o rosto de uma terceira radiação, a luz visível, que é diferente dos raios UVA e UVB. A luz visível é aquela emitida por eletrônicos como o celular, lâmpadas fluorescentes e até o reflexo da janela.

O filtro solar com cor atua no rosto como uma barreira física por conta dos seus pigmentos e protege a pele de raios UVA, UVB e luz visível. Alguns destes dermocosméticos, inclusive, conseguem uniformizar a pele cobrindo manchas, marcas de acne e até mesmo certos tipos de olheiras com apenas uma camada.

Protetor solar disposto com outros produtos de beleza sobre uma superfície clara com detalhes em verde.
Protetor solar deve fazer parte da rotina de skincare.

Como escolher o melhor protetor para sua pele

Pele oleosa: que tem pele oleosa deve optar por um produto de toque seco e efeito mate, para que não fique com aspecto brilhoso. Se atente nas informações da embalagem, pois o produto precisa ser oil-free (livre de óleos) e não comedogênico, que favorecem surgimento de acne. Os protetores em pó compacto também são ótimos e mantém a pele seca.

Pele mista: para este tipo de pele, filtros solares oil-free também são interessantes. O produto mais indicado é aquele em gel-creme, que tem ótima aderência à pele e consegue ser cremoso e hidratante ao mesmo tempo.

Pele seca: filtros de textura cremosa com alto poder de hidratação são os produtos mais indicados para pessoas com tendência a ter uma pele ressecada. Essa também pode ser uma indicação para as mulheres mais velhas que apresentem essa característica por conta de desequilíbrio hormonal.

Entidade diz qual protetor solar é mais confiável

A entidade civil de defesa do consumidor Proteste criou uma espécie de calculadora online para ajudar a escolher o protetor solar de maior qualidade e custo benefício. O órgão levou algumas das principais marcas de protetores solares ao laboratório para testar: rotulagem, eficácia de proteção UV, resistência à água e análise sensorial.

Consideradas de excelente qualidade, quatro marcas obtiveram pontuação acima de 80: Expertise Supreme FPS 30, da L’Oreal; Ideal Soleil Hydrasoft FPS 30, da Vichy; Anthelios XL-Protect FPS 30, da La Roche-Posay; e Natura Protetor Solar FPS 30. Confira aqui o teste na íntegra.


Redação: Luiz Paulo Teló


💬 Precisa de ajuda?