Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 7h às 23h | Sábado das 9h às 17h
Voltar

Leger iso-9001

Voltar

Bioestimuladores de colágeno ajudam a tratar flacidez e perda de volume na região dos glúteos; Entenda

À medida que envelhecemos, uma das áreas mais afetadas pela flacidez é a região dos glúteos, que tende a perder volume e elasticidade com o passar dos anos. Este problema pode ser acentuado por situações como perda de peso rápida, gravidez ou falta de atividade física. 

Além de alguns exercícios físicos específicos para tonificar a musculatura dos glúteos, os avanços da medicina trouxeram os bioestimuladores de colágeno. Esses preenchedores  — quando aplicados diretamente na região glútea — ajudam a melhorar a flacidez, restaurando a firmeza e definição do bumbum.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes como um bioestimulador de colágeno age no processo de rejuvenescimento, especialmente em casos de flacidez e perda de volume nos glúteos, e também algumas indicações dos melhores exercícios para tonificar a musculatura dessa região.

Ação dos bioestimuladores na flacidez dos glúteos

Para entender a eficácia do tratamento com bioestimuladores nos glúteos é importante compreender o que está por trás da flacidez e do processo normal de envelhecimento.

Com o avanço da idade, a produção de colágeno e elastina — proteínas essenciais para a sustentação e elasticidade da pele — diminui. Dessa forma, a pele da região pode ficar mais flácida, fazendo com que os glúteos percam firmeza e sustentação.

Além disso, outros fatores também podem contribuir para a flacidez na região glútea, dentre eles:

  • Alterações hormonais: Podem afetar a elasticidade da pele e a distribuição de gordura na região dos glúteos — especialmente durante a menopausa — contribuindo para a flacidez.
  • Grandes mudanças de peso: Podem esticar a pele e causar flacidez nos glúteos, especialmente se acontecerem em um curto espaço de tempo
  • Fatores genéticos: Alguns indivíduos podem ter predisposição genética para desenvolver flacidez mais facilmente, inclusive na região glútea.
  • Diminuição da massa muscular: Com o passar do tempo ou devido à questões de saúde, pode ocorrer uma redução na massa muscular (atrofia), afetando a firmeza dos glúteos.
  • Tabagismo: O hábito de fumar pode acelerar o envelhecimento da pele e reduzir sua elasticidade, afetando também a região glútea.
  • Exposição solar excessiva: A radiação UV pode danificar as fibras de colágeno e elastina da pele ao redor dos glúteos, acelerando o processo de envelhecimento e flacidez.

Efeito de diferentes bioestimuladores na região glútea

Além do efeito volumizador imediato, os tratamentos mais modernos para flacidez de glúteos também promovem a bioestimulação de colágeno, ou seja, induzem a produção natural de colágeno pelo próprio organismo. Este colágeno proporciona firmeza, enquanto a elastina — que também é estimulada no processo — permite que a pele volte à sua forma original após ser esticada.

Resultado - Bioplastia na região glútea (Clinica Leger)

A escolha do melhor bioestimulador para os glúteos depende de cada caso, variando conforme indicação médica. Atualmente, os principais preenchedores utilizados na medicina para bioestimulação da região glútea são:

  • Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse, Harmonize Gold, etc): Age principalmente como bioestimulador nos glúteos, induzindo a produção de colágeno e melhorando a firmeza da pele.
  • Ácido polilático (Sculptra, Rennova Elleva, etc): Proporciona volume imediato e também estimula a produção de colágeno de forma progressiva na região dos glúteos.
  • Policaprolactona (Ellansé): É o bioestimulador temporário com efeitos mais prolongados, com uma taxa de biodegradação mais lenta em comparação com outros preenchedores, podendo durar até 4 anos. Além de estimular a produção de colágeno, proporciona um efeito lifting imediato nos glúteos, melhorando a qualidade da pele a longo prazo.
  • PMMA (Polimetilmetacrilato): Único preenchedor permanente com capacidade de bioestimulação de colágeno. É composto por microesferas não absorvíveis e proporciona aumento de volume significativo e duradouro. Requer uma técnica cuidadosa e maior experiência do profissional devido à seu caráter definitivo.

Como podemos observar acima, cada um dos bioestimuladores possui características únicas e mecanismos de ação distintos. Dessa forma, a escolha do bioestimulador mais adequado para cada caso irá depender de alguns fatores como: anatomia do paciente, o grau de flacidez tecidual e os objetivos estéticos desejados.

Quanto custa uma bioplastia de glúteos com bioestimuladores?

O valor de um procedimento de bioplastia de glúteos, também conhecido como harmonização glútea no Brasil para casos de flacidez e rejuvenescimento dessa região do corpo pode variar de acordo com o tipo de preenchedor utilizado (veja os tipos acima), quantidade necessária, experiência do profissional médico, etc.

Na consulta de avaliação, o médico realizará uma análise detalhada da região glútea, considerando fatores como a falta de volume, projeção e simetria. Com base nesta avaliação, o profissional determinará o tipo e a quantidade de bioestimulador necessários para o seu caso, definindo assim, um custo final para a realização do procedimento.

Aqui na Clínica Leger utilizamos os quatro principais tipos de bioestimuladores para glúteos: ácido poli-L-láctico (PLLA), hidroxiapatita de cálcio (CaHA), policaprolactona (PCL) e PMMA, permitindo uma abordagem personalizada para cada paciente. 

Apesar do custo do procedimento, muitos pacientes consideram o valor justificável diante dos resultados imediatos e satisfatórios da bioplastia de glúteos. Atualmente, este tratamento tem sido a primeira escolha para procedimentos estéticos nesta região (glúteos), por ser considerado seguro e minimamente invasivo.

Estudos têm demonstrado que o tratamento com bioestimuladores pode proporcionar benefícios que vão além da melhoria estética dos glúteos, incluindo aumento da autoestima e da confiança.

Como é feita a aplicação do bioestimulador nos glúteos?

Tecnicamente, a aplicação de um bioestimulador de colágeno nos glúteos seja qual for o tipo de preenchedor utilizado é realizada por meio de injeções, e geralmente associada a anestésicos locais, o procedimento é considerado minimamente invasivo.

A aplicação do produto deve ser realizada por um médico experiente, em ambiente ambulatorial e geralmente segue as seguintes etapas:

  1. Preparação da área: aplicação de anestésico local para minimizar o desconforto na região.
  2. Marcação dos pontos de injeção: O médico marca estrategicamente os pontos de injeção para garantir uma distribuição uniforme e eficaz do produto.
  3. Injeção do bioestimulador: Feita através de agulhas ou cânulas em pontos estratégicos da região glútea para máxima eficácia.
  4. Massagem e modelagem local: Para distribuir uniformemente o produto e prevenir a formação de nódulos.

Considerações Importantes:

  • O procedimento geralmente leva entre 20 a 60 minutos, dependendo da extensão da área tratada.
  • A maioria dos pacientes pode retornar às suas atividades normais imediatamente após o tratamento, com algumas restrições.
  • Além do aumento de volume, o tratamento pode melhorar a aparência da celulite, proporcionar um efeito lifting e estimular a produção de elastina

Quem faz bioplastia de glúteos pode malhar?

Uma pergunta bastante comum entre pacientes que realizam a harmonização glútea com bioestimuladores (bioplastia) é se é permitido malhar após o procedimento. A resposta é sim! Mas com algumas precauções, especialmente nos primeiros dias após o procedimento.

Recomendamos seguir as orientações do profissional que realizou o seu tratamento. Segundo o Dr. Roberto Chacur, em alguns casos dependendo da região e volume de produto utilizado pode ser recomendado evitar atividades físicas muito intensas por apenas alguns dias após a aplicação para garantir a melhor recuperação e eficácia do tratamento.

No geral, todos os pacientes que realizam a harmonização glútea poderão fazer exercícios de musculação e academia dentro de alguns dias após o procedimento.

Para outras informações sobre o tratamento e para agendar uma consulta, entre em contato com a Clínica Leger através do link de contato.

Exercícios para tonificar e endurecer os glúteos

Para além dos procedimentos estéticos, exercícios físicos específicos para a região dos glúteos também são capazes de tonificar essa área do corpo. Nesse contexto, muitas mulheres podem se perguntar: Qual é o exercício que mais ajuda a tonificar os glúteos? 

Ouvimos a opinião de diversos profissionais de educação física para entender os tipos de exercícios mais indicados para este objetivo. A seguir, listamos alguns dos exercícios mais eficazes para alcançar glúteos firmes e tonificados.

Os exercícios que mais pegam a região do glúteo

  1. Agachamentos:
    • Como fazer: Com os pés afastados na largura dos ombros, abaixe-se como se fosse sentar em uma cadeira, mantendo os joelhos alinhados com os pés. Volte à posição inicial e repita.
    • Benefícios: Trabalha intensamente os músculos glúteos, quadríceps e posteriores da coxa.
  2. Elevação Pélvica:
    • Como fazer: Deite-se de costas, joelhos dobrados e pés apoiados no chão. Levante o quadril, contraindo os glúteos, e desça lentamente.
    • Benefícios: Foco direto nos músculos glúteos, especialmente o glúteo máximo.
  3. Avanços:
    • Como fazer: Dê um passo à frente, flexionando ambos os joelhos até quase tocar o joelho de trás no chão. Retorne à posição inicial e alterne as pernas.
    • Benefícios: Fortalece os glúteos, quadríceps e melhora o equilíbrio.
  4. Levantamento Terra:
    • Como fazer: Com os pés na largura dos quadris, flexione o tronco para frente, mantendo as costas retas, até pegar um peso no chão. Levante-se contraindo os glúteos.
    • Benefícios: Excelente para a cadeia posterior, incluindo glúteos e posteriores da coxa.
  5. Abdução de Quadril:
    • Como fazer: Deitado de lado, levante a perna de cima, mantendo-a reta, e baixe lentamente.
    • Benefícios: Trabalha os glúteos médios, importantes para a definição lateral.

Antes e depois do tratamento com bioestimulador nos glúteos

Em casos de flacidez nos glúteos, boa parte do resultado do tratamento com bioestimuladores já é visível imediatamente após a aplicação do produto, que atinge seu pico após alguns meses conforme o novo colágeno é produzido pelo organismo. É esperado que a textura geral e firmeza da pele nesta região melhore gradualmente, contribuindo para  ainda mais os resultados.

Fotos de harmonização de glúteos antes e depois mostram uma diferença significativa na firmeza e aparência dos glúteos. Confira abaixo:

Antes e Depois - Bioplastia na região glútea (Foto 01)
Antes e depois do tratamento de bioplastia nos glúteos (harmonização glútea) – 1º Caso

 

Antes e Depois - Bioplastia na região glútea (Foto 02)
Antes e depois do tratamento de bioplastia nos glúteos (harmonização glútea) – 2º Caso

 

Antes e Depois - Bioplastia na região glútea (Foto 03)
Antes e depois do tratamento de bioplastia nos glúteos (harmonização glútea) – 2º Caso (Foto Frontal)
Antes e Depois - Bioplastia na região glútea (Foto 05)
Antes e depois do tratamento de bioplastia nos glúteos (harmonização glútea) – 3º Caso

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES

O preenchimento de glúteos, como qualquer intervenção médica, possui riscos envolvidos. As intercorrências podem variar desde questões menores, como desconforto e inchaço, até complicações que podem exigir atenção médica adicional. Veja a lista de possíveis complicações abaixo:

• Hematoma ou equimose: Comuns, mas geralmente temporários.
• Alteração de sensibilidade e manchas:
Podem variar de acordo com cada caso, ocorrendo em menos de 10% dos casos.
• Nódulos e seroma: Condições que podem requerer intervenção adicional.
Infecção, isquemia e necrose: pode ocorrer especialmente em fumantes, ocorrendo em menos de 1% dos casos

Ao realizar qualquer procedimento estético, é fundamental abordar não apenas os potenciais resultados, mas também compreender eventuais complicações e riscos associados. Confira a página completa do procedimento, com mais detalhes.

 


plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?