Porto Alegre

Rio de Janeiro

São Paulo


IN ES BR

Certificações

Certificação CNPQ
Certificação ISO
Certificação empresa ISO 9001:2008 e CNPq.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

COMO TRATAR AS ESTRIAS

estrias

As estrias são cicatrizes, resultantes de um rápido estiramento da pele sobre o tecido, o que leva ao desenvolvimento de estrias. Com a distensão, as fibras da pele se rompem, formando uma linha em relevo de cor rosa, que se torna avermelhada ou roxa e depois se torna branca.

As estrias são encontradas em todas as raças e são geralmente localizadas nas nádegas, coxas, seios, joelhos e panturrilhas. São 2,5 vezes mais frequente em mulheres, é comumente visto em 90% das mulheres grávidas – na região do abdômen e nos seios – e na fase da adolescência.

Existem diversos razões que auxiliam para o surgimento das estrias: dano tecidual; alongamento mecânico; ruptura da estrutura do tecido conjuntivo, gravidez; crescimento anormal, especialmente em adolescentes; rápida mudança de peso e altos níveis séricos de esteroides.

A chance de melhor atenuar os sinais das estrias é quando elas ainda estão vermelhas. As de coloração arroxeada, já mais profundas, ainda podem ser tratadas. Quando a estria fica branca ocorre a ruptura da pele e forma-se uma fibrose, uma depressão esbranquiçada, e a chance de atenuação é ainda menor.

Laser CO2 Fracionado para tratamento de estrias

O laser CO2 é uma das modalidades de tratamento favorita para estrias, além de ser aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento de diferentes tipos de cicatrizes. O efeito do laser no tratamento de estrias é por meio do aumento de colágeno na matriz extracelular.

O uso de laser CO2 fracionado para tratar as estrias permite uma dermoabrasão profunda e com comprimento de onda bem definido. Os feixes de luz são atraídos pelas moléculas de água e, ao evaporá-las, auxilia na produção do colágeno.

Devido ao fato da semelhança histológica de estrias brancas, a utilização do laser CO2 é uma boa opção para tratamento, com embasamento em estudos que corroboram o resultado positivo. O laser CO2 é uma das modalidades de tratamento favorita para estrias.

Alimentação ajuda a combater estrias

A alimentação toma papel central nessa cena, porque somos o que comemos. Alguns alimentos ricos nas vitaminas C, A e E são fundamentais para o fortalecimento, nutrição e hidratação da pele.

A vitamina C de alimentos como limão, laranja, acerola e goiaba são essenciais para evitar as estrias, assim também como morango, abacaxi, e kiwi. Esses alimentos ricos em vitamina C ajudam na síntese do colágeno (proteína que dá firmeza a pele). O morango merece destaque, pois existem indícios de que contenha substâncias importantes na eliminação de toxinas que dificultam o bom funcionamento do organismo.

A vitamina A pode ser encontrada em frutas como melão, manga e damasco e em legumes, como batata doce, cenoura e abóbora. Os benefícios dessa vitamina estão na formação de novas células, fundamental para o processo de rejuvenescimento da pele.

A Vitamina E, agente antioxidante e reparador da pele, é encontrada em alimentos como tomate, abacate, trigo, aveia, sementes e nozes. Alimentos ricos em zinco como alguns grãos, carnes magras e leite são preventivos que age na formação do colágeno. Água e chás, por serem líquidos, são de essencial importância para a hidratação da pele.

A pele bem hidratada suporta esse processo de estiramento com maior facilidade, diminuindo o aparecimento das estrias.


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife