Carregando...
Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar

Para que serve o ácido hialurônico e como ele pode ajudar sua pele

Ácido hialurônico tem como função hidratar, prevenir os sinais do envelhecimento como flacidez e rugas, além de poder ser utilizado como implante líquido no preenchimento facial injetável para rejuvenescimento ou harmonização facial com duração de 12 meses.

Os principais benefícios estéticos são uma pele macia, hidratada e firme, com brilho e textura adequados. Na ortopedia pode substituir a cartilagem no preenchimento de articulações como o joelho ou ombro.

Sozinho ou combinado com outros componentes pode ser utilizado em lentes oftalmológicas ou na composição de colírios; no tratamento da sinusite em spray ou em gotas; como curativo na reparação de queimaduras e úlceras; em forma de pomada para acelerar o processo inflamatório e até como facilitador da ação de remédios contra o câncer.

O ácido hialurônico (AH) é uma substância natural encontrada no espaço entre as células juntamente com as fibras de colágeno e elastina. Isso o torna essencial como mediador de uma série de funções no corpo humano:

– tem grande facilidade de criar ligações químicas com as moléculas de água, sendo importante para flexibilidade e lubrificação dos tecidos;

– ajuda a formar o revestimento das células que compõem o tecido cartilaginoso, o que explica sua consistência gelatinosa e sua utilização na ortopedia e como implante líquido;

– é adicionalmente útil para o crescimento de células do tecido epitelial e células de defesa, contribuindo para restauração dos tecidos e no processo inflamatório, onde favorece a produção de colágeno; e

– combinado a fatores de crescimento favorece a criação de uma rede vascular, contribuindo para nutrição dos tecidos e consequente melhora na qualidade da pele.

Estudado na área da saúde desde os anos 70, o AH ganhou popularidade no final dos anos 80 por suas aplicações na oftalmologia e em cosméticos. Atualmente pode ser encontrado como hidratante em creme ou sérum para uso tópico, em cápsulas como suplemento para todo o corpo ou na forma injetável para ser utilizado em procedimentos estéticos ou ortopédicos.

É conhecida por ser uma substância versátil, com grande potencial de modificação química, que pode ser líquida ou gel, possuir diferentes propriedades elásticas, maior ou menor viscosidade e ser empregada em uma enorme variedade de usos medicinais.

A partir dos 30 anos a pele perde sua capacidade de renovação devido à degradação de componentes como colágeno e ácido hialurônico, causando rugas e flacidez.

Propiciar uma estrutura aberta e vascularizada para o transporte de nutrientes é a função mais importante do ácido hialurônico no estrato basal, a camada responsável pela renovação da pele. Durante esse processo o AH atua como moderador na proliferação de queratinócitos, uma proteína que contribui para elasticidade e impede a desidratação da pele, tornando-a mais resistente às rugas causadas pela movimentação repetida dos músculos da face, chamadas de linhas de expressão.

Considerada uma molécula onipresente por estar entre quase todas as células do corpo desempenhando um papel estrutural, o ácido hialurônico pode ser entendido como um facilitador na produção de componentes biológicos e de processos químicos, sendo útil para formação de proteínas como colágeno e queratina, regeneração de tecidos, nutrição celular, etc.

Cosméticos

Como cosmético a familiaridade da molécula de ácido hialurônico com a água é utilizada como ponto de partida para manter a pele hidratada e evitar a degradação do colágeno, que além de dar firmeza contribui para maciez, brilho e textura. O AH pode ser utilizado durante o dia, de preferência antes do creme hidratante facial.

Aplicado de fora para dentro esse tratamento realiza um estímulo externo que precisa de um ambiente interno favorável para ser efetivo. Isso significa uma dieta que forneça quantidades adequadas de aminoácidos, essenciais na formação das proteínas de colágeno, além de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Uma pele saudável também é menos suscetível a formação de rugas. Por isso também é importante manter uma rotina de exercícios e evitar maus hábitos como fumar e beber. Tratamentos tópicos são especialmente úteis na prevenção do envelhecimento, pois dependem de uma série de outros fatores para alcançar o objetivo desejado. Em sua forma injetável o ácido hialurônico tem um efeito mais ativo, fundamental para o tratamento de rugas, pois depende menos de fatores paralelos e mais de sua própria ação.

Ácido hialurônico injetável

Hoje sabe-se que uma das principais causas do envelhecimento é a redução das camadas óssea, de gordura e da pele, que favorece a flacidez. para reverter esse quadro é preciso preencher o espaço deixado pelo tecido desgastado, o que pode ser feito com implantes líquidos. Um dos produtos que pode ser utilizado é o ácido hialurônico injetável. O preenchimento é realizado com microcânulas, agulhas de ponta arredondada, utilizadas para equilibrar o volume perdido com implante de AH sem cirurgia.

O preenchimento com ácido hialurônico em forma de gel é utilizado para correção volumétrica, equilíbrio de assimetrias e definição de contorno facial. Saiba mais sobre ácido hialurônico injetável.

Os benefícios do ácido hialurônico podem ser melhor aproveitados com a aplicação do método MD Codes, sendo indicado especialmente para preenchimento de olheiras, preenchimento labial, tratamento de rugas, entre outros.

Hidratação profunda

O tratamento chamado de Skinbooster faz uso de um dos principais benefícios do ácido hialurônico, que é a hidratação. O procedimento funciona como um impulsionador de hidratação profunda da pele. Embora possa ser confundido com o preenchimento, o Skinbooster é diferente, pois não é indicado para dar volume porque utiliza uma versão menos densa da substância.

A técnica pode ser aplicada na face, no pescoço, nas mãos e no colo.Portanto, o efeito ‘booster’ de ácido hialurônico vai hidratar e revitalizar a pele como um potente dermocosmético, mas agindo de dentro pra fora.

Quem pode usar ácido hialurônico?

Por ser uma substância natural o produto possui poucas contraindicações, mas é importante informar o seu médico sobre alergias, doenças crônicas, gravidez, amamentação, infecção ou amamentação no local a ser tratado.

O AH não é indicado apenas para quem deseja prevenir ou tratar os sinais do envelhecimento. Muitos pacientes jovens tem procurado o produto para minimizar insatisfações estéticas e promover a chamada harmonização facial. Com a substância é possível aprimorar suas características faciais e destacar sua individualidade, independente da sua idade, promovendo um rosto mais bonito e atraente.

Leia mais sobre preenchimento com ácido hialurônico para harmonização

O produto também é a matéria prima do MD Codes, técnica que ficou conhecida por estabelecer pontos específicos utilizando códigos médicos para guiar o preenchimento facial conforme o objetivo e a necessidade de cada paciente.

Qual a melhor marca de ácido hialurônico?

Como vimos, o AH é utilizado para os mais diversos fins, nas mais variadas formas e em diferentes especialidades. No mercado de estética cada marca possui um universo de produtos, cada um para uma necessidade específica. Existem tipos de ácido hialurônico somente para preenchimento labial, outro mais indicado para harmonização facial, outro para preenchimento de rugas ou somente para hidratação. A melhor marca depende da intenção de cada tratamento e da indicação do médico após uma avaliação presencial.

Resumindo

Conhecido por desempenhar inúmeras tarefas importantes, o AH gera especial interesse por ser uma substância natural, biologicamente compatível com o organismo, contribuir para um ambiente favorável para saúde da pele e ser uma substância preenchedora com grande potencial de transformação em tratamentos de rejuvenescimento ou harmonização facial.

Agora que você já conhece mais sobre o produto, que tal procurar seu médico para iniciar um tratamento com ácido hialurônico feito especialmente para você, pensando nas suas necessidades e insatisfações com a aparência?

Quer saber mais? Fale conosco por WhatsApp (21) 990.039.072. Teremos o maior prazer em esclarecer  suas dúvidas na nossa próxima consulta.

Autora do conteúdo

dra danuza dias mulher loira sentada com os braços sobre a mesa olhando para o lado e sorrindoDra. Danuza Dias Alves
Dra Danuza Alves
Ver perfil

DRA. DANUZA DIAS

Médica – Diretora da Clínica Leger Porto Alegre

CRM/RS 36568

– Referência na região sul do país há 10 anos em preenchimento, harmonização facial, bioplastia de glúteos e Goldincision
– Uma das autoras do estudo sobre aumento de glúteos com PMMA que acompanhou mais de 1,5 mil pacientes por 10 anos e apontou índice de complicação de apenas 2%.
– Pesquisadora e autora de inúmeros artigos publicados anualmente em revistas indexadas, nacionais e internacional, na área estética.
– Presença frequente nos principais congressos do mundo como o IMCAS 2020 na França, o Congresso Mundial de Dermatologia em 2019 na Itália, o Congresso Mundial de Estética, entre outros, como palestrante e também como ouvinte.
– Participante convidada anualmente do MAP (Managing Aesthetic Patients), curso de atualização sobre produtos injetáveis como preenchimento e toxina botulínica realizado pela Galderma, em São Paulo.
– “Goldincision Expert” no tratamento da celulite em graus avançados realizado com anestesia local no próprio consultório com retorno à rotina no mesmo dia.