fbpx
Agendamento: RS +55 (51) 4063.8333, RJ +55 (21) 4063.8333, SP +55 (11) 4063.3338
De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h | Sábado das 9h às 15h
Voltar
Preenchimentos Dermatologia e Nutrologia Facial

Harmonização do rosto com preenchimento e associação de técnicas

A harmonização do rosto feita pelos famosos fez a procura pelo procedimento disparar nas clínicas médicas que realizam tratamentos estéticos. Mas para entender o que é harmonização facial é importante lembrar que uma boa aparência depende de variáveis culturais, geográficas e temporais, sendo o ideal adotar os traços do próprio paciente como referência para evitar um aspecto artificial e assim trabalhar autoestima e bem-estar, componentes da verdadeira beleza.

O que é Harmonização Facial

Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que buscam realçar a aparência, sem exagero ou aspecto artificial e na maioria das vezes sem cirurgia. A técnica mais utilizada é o preenchimento, que pode ser aplicado nas maçãs do rosto, nariz, lábios, mandíbula e queixo, durando de um a quatro anos ou até mesmo para sempre. (adaptado do livro Ciência e Arte do Preenchimento, Dr. Roberto Chacur, AGE, 2018).

A harmonia vai depender tanto do equilíbrio das proporções quanto da ausência de sinais de envelhecimento. O rejuvenescimento pode ser um objetivo secundário. Sinais da idade como rugas ao redor dos lábios, bigode chinês, linhas de marionete, marcas de expressão e até mesmo olheiras profundas, se existirem, podem ser tratados na mesma sessão.

Como é feita a harmonização do rosto?

A harmonização do rosto é feita na maioria das vezes com preenchimento facial. O método é um dos preferidos por proporcionar um efeito visível em curto prazo e com um aspecto natural, sem cirurgia ou interrupção da rotina. A técnica utiliza microcânulas, agulhas de ponta arredondada, para aplicar implantes líquidos capazes de mudar um visual, aumentando os lábios, destacando as maçãs do rosto, arrebitando o nariz ou mudando o formato da face ao interferir no tamanho da mandíbula e do queixo.

Leia também sobre preço da harmonização facial em nosso blog.

Para conseguir um efeito harmônico são utilizados conceitos científicos como cefalometria e proporção que possibilitam equilibrar os traços suavizando características indesejadas como um nariz grande e evidenciando linhas discretas, como uma mandíbula muito pequena. O primeiro passo é a consulta presencial com o médico, quando o paciente pode manifestar suas insatisfações estéticas, tirar suas dúvidas e aprender sobre os tratamentos.

Entre as opções estão ainda laser CO2 fracionado, ultrassom microfocado, fios de sustentação, toxina botulínica, odontologia e muitas outras, conforme a necessidade de cada pessoa. A prioridade costuma ser por procedimentos realizados com anestesia local no próprio consultório médico, sem cortes ou internação e com reduzido tempo de recuperação. Veja a explicação do Dr. Roberto Chacur no vídeo abaixo:

As características físicas de cada um são a principal referência para uma avaliação global do rosto que possibilite um tratamento personalizado para atender não apenas insatisfações pontuais mas que promova uma harmonização full face e proporcione satisfação ao paciente. No primeiro momento a intenção é equilibrar as proporções entre a parte superior, média e inferior da face.

O dignóstico pode ser realizado com a ajuda de um programa de computador* que fotografa o rosto em três dimensões e permite simular a futura aparência fazendo um antes e depois virtual. Essa tecnologia também sugere a quantidade de implante necessário para atingir o objetivo pretendido, o que facilita estimar o preço final.

desenho de rosto ilustra a divisão dos terços

As proporções entre a parte superior, média e inferior da face costumam ser o ponto de partida. Cada pessoa tem suas peculiaridades, mas ao analisar os terços podemos perceber algumas necessidades mais comuns, entre elas:

terço superior: prevenção ou tratamento de rugas na testa, entre as sobrancelhas e no canto externo dos olhos, os famosos pés de galinha.

terço médio: criação do chamado top model look que valoriza as maçãs do rosto, além de elevação da ponta nasal e correção de nariz adunco, quando necessário.

terço inferior: correção volumétrica labial e definição do formato do rosto com mandíbula marcada e queixo alinhado com o nariz, formando um efeito blush permanente sem maquiagem.

Onde fazer?

Clínicas e consultórios com alvará da vigilância sanitária atestando condições ideais de higiene. Outros locais como residências, quartos de hotel e salões de beleza, onde naturalmente há menor rigor de limpeza, podem favorecer casos de infecção.

Quanto tempo dura o resultado?

Os resultados podem durar cerca de um a quatro anos quando adotados produtos temporários ou serem permanentes, quando utilizados produtos definitivos. A escolha do produto depende do que for sugerido pelo médico e da decisão do paciente. Se você ainda tem dúvidas sobre produtos permanentes leia mais sobre PMMA aqui.

Quanto tempo dura cada sessão?

A sessão pode durar de 30 minutos a uma hora, dependendo do tamanho e da quantidade de regiões a serem tratadas. Conforme a disponibilidade de agenda e do que for indicado pelo médico, o processo pode ser dividido em etapas, demandando mais de uma visita ao consultório.

A realização em etapas facilita a viabilidade financeira, com o valor sendo acertado ao final de cada etapa. O método também ajuda a controlar o aspecto final, pois as modificações na aparência podem ser acompanhadas com calma durante o intervalo entre as sessões, contribuindo para prevenir exageros e uma aparência artificial.

Quando poderei ver o resultado?

desenho de rosto masculino e feminino com pontos ligados sobre as faces sugerem marcações no rosto para harmonização facial
O resultado pode ser visto antes mesmo de iniciar, na projeção feita pelo computador*; durante o procedimento, com o paciente opinando ativamente na frente do espelho; e ao final da sessão. Contudo a aparência final tende a ser visível em 7 a 15 dias depois, com a redução do inchaço.

Como é a recuperação?

Durante a recuperação pode haver inchaço, vermelhidão e sensibilidade, que regridem naturalmente ao longo da primeira semana. Compressas frias e gelo ajudam a aliviar o inchaço após ser realizada a harmonização facial . Uma consulta de revisão deve ser marcada em torno de 30 dias, quando o médico pode sugerir procedimentos complementares, se necesssário.

Posso voltar a trabalhar no mesmo dia?

Sim. As únicas restrições são quanto a esforço e atividade física, que podem aumentar o inchaço, e à exposição solar, que deve ser evitada por sete dias para prevenir a formação de manchas. Quando for indispensável é necessário manter a área tratada coberta com boné ou chapéu e usar protetor solar.

Quais outros cuidados devo tomar?

Pergunte quais os nomes comerciais dos produtos e tecnologias a serem utilizados e verifique no site da Anvisa se as marcas são liberadas para serem comercializadas no Brasil. No dia do procedimento é importante pedir para que as embalagens sejam abertas na sua frente, certifique-se de que a substância é a mesma anunciada e aproveite para conferir a validade. Não existem produtos genéricos ou manipulados liberados pela Anvisa. Antes de agendar peça para que a clínica lhe envie o alvará da Vigilância Sanitária atestando condições ideais de higiene. Desconfie de ofertas para fazer em casa, em quartos de hotel ou salões de beleza.

Qual profissional pode fazer?

Depende do procedimento. Quanto ao preenchimento, embora não exista uma definição explícita da Anvisa, a Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que, além de realizar, os médicos são os únicos profissionais capazes também de tratar eventuais complicações. Outros casos como, por exemplo, a bichectomia, deve ser realizada por cirurgião plástico, enquanto para clareamento dental é mais indicado procurar um dentista.

Para quem é indicado?

A harmonização do rosto é recomendada para quem deseja renovar seu visual. Mais do que qualquer estereótipo físico entre homens e mulheres, na verdade, independente de gênero, idade ou raça, o principal objetivo é resgatar a autoestima para promover o reencontro do paciente com a sua beleza para promover o bem-estar e uma vida feliz.

Próximos passos

A viabilidade de uma harmonização facial com preenchimento bem como a necessidade da associação de outras técnicas é uma possibilidade que depende dos objetivos do paciente, de suas condições físicas e histórico clínico, que serão analisados pelo médico em consulta presencial. Uma avaliação profissional que leve em consideração as principais insatisfações estéticas são o ponto de partida para o desenvolvimento de um tratamento personalizado, tranquilo e uma aparência natural.

 Quer saber mais? Fale conosco por WhatsApp (21) 990.039.072. Ficaremos contentes em responder suas dúvidas na nossa próxima consulta.

 

Autor do conteúdo

foto de perfil do dr roberto chacur DR. ROBERTO CHACUR

Médico Cirurgião – Diretor da Clínica Leger
CRM-RJ 953687 | CRM-SP 124125 RQE-SP 33433

– Experiência de 14 anos trabalhando exclusivamente com pesquisa e realização de preenchimento
– Speaker no Congresso Mundial de Dermatologia (Milão, Itália)
– Coordenador do estudo de caso sobre Aumento de Glúteos com PMMA: um estudo de coorte de 10 anos (PRSGO Journal)
– Autor do livro Ciência e Arte do Preenchimento (Editora AGE)
– Instrutor do Workshop sobre Preenchimento de Glúteos e Goldincision (SP)
– Membro da Sociedade Americana de Laser (ASLMS)
– Associado à Sociedade Brasileira de Laser (SBLMC)
– Residência em Cirurgia Geral pela Universidade Luterana do Brasil (RS)
– Formado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (RS)

*Tecnologia disponível somente na clínica de São Paulo.